Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Substrato de boa drenagem

Muba31/01/2008 15:06
Substrato de boa drenagem
Tenho uma mistura de terra que possui humus de minhoca e terra vegetal. Essa mistura tem boa drenagem? Caso não tenha o que poderia ser colocado na mistura para que fique ideal?
Wilson Fracassi31/01/2008 17:05
Muba,

Aqui no forum tem uma imensidade de tópicos cobre substrato, pra te ajudar um pouco começa pelo do link abaixo :

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=5584
Ferreira31/01/2008 18:14
Muba

O substrato que você citou é muito nutritivo e um pouco ácido, mas não é drenante. Uma sugestão: 50% de chamote (tijolo triturado), 25% de pedriscos de aquário e 25% de sua mistura de matéria orgânica.
Muba31/01/2008 18:21
Brigadao Wilson e Ferreira!!

Ambos flaram dos pedriscos e dos tijolos vou providenciar!
Muba04/02/2008 21:25
Esse substrato é para escorredor...
darkaso04/02/2008 22:07
Muba,

o mais comum é que no escorredor se coloque apenas areia grossa, pedriscos ou apenas chamote. É intressante uma mistura muito drenante para facilitar a rede radicular. Se colocar muita matéria orgãnica pode haver compactação e prejudicar essa ramificação.

T+
anaestela04/02/2008 22:52
Muba,
o que o Darkaso escreveu tem muita razão de ser.
Uma vez comprei uma muda de jabuticaba no escorredor, mas o substrato estava todo grudado nas raízes, deu um trabalhão para arejá-las de novo e além de tudo quebrou muita raiz.
Veja uma foto da época:

Sei que parece estranho colocar a planta só na areia. Eu mesma tive que recorrer à "fé" nos mais experientes. Mas eles sabem do que estão falando. As plantas vão muito bem, é só colocar o adubo químico na metade da dosagem que elas sobrevivem e crescem lindamente.
Ana
Muba04/02/2008 23:22
Realmente é meio estranho deixar a planta na areia, parece que ela não vai ter água, mas sei o calibre da experiência do pessoal aqui.
Fiz um solo realmente pouco drenante e preciso mudá-lo. Caso contrário as raízes não se desenvolverão.
Tenho receio agora, será que vai ser desgastante para a minha planta uma troca de substrato novamente por mais que seja para melhorar?
darkaso04/02/2008 23:32
Muba,

se tem pouco tempo não deu para as raízes se agarrarem e desenvolverem nesse substrato, o que torna fácil a retirada desse substrato. Se colocar no mais drenante vai ser melhor e apenas recomendaria deixá-la na sombra por umas duas semanas para não deixar o substrato secar. Depois vá colcando de volta ao sol devagar, evitando o sol muito forte no início e adubação por uns 45 dias.

T+
Muba04/02/2008 23:37
Pô Darkaso brigadão meu velho!
Vo fazer isso imediatamente, e a adubação seria com o q?
Torta de mamona, farinha de osso ou químico?
So mais uma coisa se não for atormenta mto, seria legal coloca um enraizador diluído para estimular as raízes?

Vlw pela ajuda de todos!
darkaso05/02/2008 08:39
Muba,

com esse período de 45 dias passados pode adubar a cada 30 dias variando a adubação, uma vez orgânica, outra química.
O enraizador seria menos necessário por sua planta estar com raízes, mas eu acho que qualquer químico agora pode atrapalhar e não arricaria, apesar de ser enraizador.

T+
Muba05/02/2008 23:25
Valeu darkaso!! Hj ja comprei o material para o substrato!