Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitanga

dusantos31/01/2008 17:49
Pitanga
Essa pitanga foi dada para minha minha mãe pela minha avó, e como ela nunca deu fruta minha mãe me permitiu cortar.
Gostaria de sugestões e criticas.
Foi cortada ontem (30/01/0😎

Antes

Depois

Detalhe tronco
Rodrigo Zanchetta01/02/2008 19:13
Dusantos,
nao tive muita idéia, mas ao meu ver os troncos estão um pouco sem movimento, não sei a grossura deles, mas talvez com uma aramagem para dar mais sinuosidade a ambos e tentar conduzí-los a um bonsai de tronco duplo seria interessante!
Acredito q descobrindo um pouco o nebari ficará mais fácil para um palpite!

Uma outra idéia, seria remover esse tronco da esquerda, aramando o tronco da direita dando mais movimento, para tentar conduzir no estilo moyogi, e torcer por novas brotações na sua porção inferior!! Acho q tb ficaria legal!!
Nesse caso, para nao jogar fora o tronco da esquerda eu tentaria um alporque ou até por estaquia (mas nao sei se pitanga aceita bem).

Minhas humildes opiniões e desculpe se falei alguma besteira!

Abraços
dusantos01/02/2008 20:05
Acredito que aramar seria impossivel.
Os troncos são bem grossos
Eu tinha pensado em fazer duas bandejas
Ou então fazer um jim na esquerda e abaixar bem o da direita.
Ferreira01/02/2008 20:11
dusantos

Uma possibilidade seria utilizar o tronco da esquerda como "galho de sacrifício", ou seja, enquanto você deixa ele crescer sem nenhuma poda, vai modelando o tronco da direita no estilo desejado. Quando a copa deste tronco estiver bem bonita, basta cortar o galho de sacrifício e transplantar e terá um belo bonsai, com tronco bem grosso na base e ótima conicidade!
dusantos01/02/2008 21:26
Tomara que o galho direito brotem na parte de baixo
Ai realmente ficara muito bom
fabianoscosta02/02/2008 13:14
Oi amigos, excelente e valiosíssima informação do Ferreira, usar o 2o tronco com sacrifício para engrossamento de base, poucos sabem disso, embora n seja uma prática tão corriqueira, pois muitos querem ver suas plantas sem intervenções que a deixam descaracterizadas, é muito válida, pela conicidade adquirida com o tempo, porém é largamente usada por experientes.

Bem provável sair daí um estilo vassoura (hokidashi), que acho o mais indicado, até pelas características naturais da planta, e pela estrutura no qual apresenta, aquela curvinha no ápice, caso n dê para retirar, será engolida pela copa rapidamente, pois a pitangueira brota muito nesta época.

Abraço
Fabiano
dusantos02/02/2008 15:34
Apesar da pouca experiência e do pouco tempo de cultivo tenho o costume de usar galho de sacrifício.
Vou fazer isso sim.
Como já disse tinha pensado em fazer duas bandejas mas o hokidashi é realmente a melhor opção.
fabianoscosta02/02/2008 16:20
Dusantos, assim como vc tenho pouquíssimo tempo de aprendizado em bonsai, porém, galho de sacrifício mais comum de ser usado é o apical, já o que sai da base, formando um segundo tronco, que mais tarde se tem o projeto de retirá-lo, foi uma técnica muito usado no Japão e acho eu que apresentada à nós por Mestre Hidaka.

Abraço,
Fabiano
dusantos02/02/2008 17:25
Eu usei galho sacrifício na base desse ficus.
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?p=81079#81079
fabianoscosta02/02/2008 19:46
Estava indo muito bem, embora ache q vc o tirou um pouco cedo, mas quem sou eu...

Abração,
Fabiano
dusantos02/02/2008 19:56
Você é fabianoscosta!
hehehhe
Eu tirei pq já estava proporcional ao resto da planta (naquela época).
Mas como ela brotou super bem e cresceu bastante o restante da planta ficou igual.
Eu acho que a base tinha que ter continuado engrossando mas isso não aconteceu.
fabianoscosta02/02/2008 20:01
Dusantos, deixa-se muitas vezes o sacrifício por anos a fio, pois algo mudará, porém é projeto à longo, no mínimo médio prazo, tvz no ficus ainda seja mais rápido, pois em mirtacea, como a pitanga, vc terá q ter bem mais paciência...madeira dura...

Abração
fabianoscosta
dusantos02/02/2008 20:04
Poise essa pitanga vai demorar pra ficar pronta.
Demorar muito
Depois que ela começar a brotar eu vou deixar tudo ficar do jeito que vier por um bom tempo.
Só depois vou mexer nela.