Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

substrato: mesa redonda/opiniões

jackson29/05/2005 07:05
substrato: mesa redonda/opiniões
Substrato é um assunto muito polêmico.

Portanto gostaria de pedir q cada um colocasse aqui suas opiniôes e experiências pessoais.

Seria importante dizer qual substrato deu certo, e o q não deu, dentro de cada região e clima em q cada um vive e, de um modo geral, quais foram os q melhor se adaptou.

Por exemplo:
- Observei que um substrato somente composto por telha e/ou tijolo perde umidade mais rapidamente (o q bom p coníferas) do que aquele composto por uma parte de tijolo e uma de pedrisco.

Parece q o uso do pedrisco, produz efeito de tamponar o substrato, impermeabilizando parte da umidade abaixo dele, p. ex:
- Tenho um vaso raso, +ou- 3 cm de altura interna, que está somente com pedrisco de brita 4mm, areia grossa 2mm e carvão, ele sempre é o último a secar a superfície (o que foi bom para uma figueira goiana), mesmo na minha região que é quente e seca, próximo a Ribeirão Preto (cidade do Sr. Mário) ele sempre está úmido o que seria ruim p. coniferas.

Somente gostaria q cada um colocasse um pouco de seus conhecimentos , como observações interessantes, ou fatos inéditos, etc.

[]s
Lando29/05/2005 13:13
Jackson,

Esse tema - substrato - é tão polêmico que tem um tópico em forma de matéria exclusivamente sobre o assunto na seção MATÉRIAS, postado pelo amigo Zappala.

É bastante interessante. Dá uma olhadinha só!

Até mais,
Fábio29/05/2005 20:59
Substrato
Substrato é algo tão novo pra mim como o assunto adubação. Estou começando a fazer minhas experiências. Antigamente eu pegava a terra do jardim de casa e colocava no vaso. Pra mim estava bom demais. 😂
Felipe Frango Zappala29/05/2005 21:26
É verdade Lando...
O que postei foi um artigo bem elaborado pelo Olavo Pastore, na tentativa de ajudar aos colegas iniciantes. Bem esclarecedor.
Tijolo triturado entre 2 e 5mm, pedrisco fino (quase areia peneirada grossa), e matéria orgânica em partes iguais... lá pelo ano que vem já vou poder ter uma noção de como funciona, visto que usei a maior parte dessa mistura... entretanto, fiz outras experiências para poder comparar... vamos ver.

Abraços.
jackson30/05/2005 06:54
Amigos,

Na realidade a minha intenção é que cada um coloque o que costuma utilizar, qual o resultado, o que deu certo e o que não deu, para trocarmos as experiências pessoais.

Sobre o texto é bastante completo, muito interessante, já o havia lido. Assim como vários que já tive oportunidade de ler.
Mas o que sinto é vontade de saber são as experiências pessoais.

[]s
Sergivaldo30/05/2005 07:39
Jackson,

Utilizo tijolos triturados + pedriscos de rio + terra vegetal em partes iguais. Penso também em fazer um teste só com o tijolo triturado e tijolo triturado + pedriscos para comparar os resultados.

Sei, entretanto, que nessas duas últimas misturas o controle da adubação deve ser rigoroso, haja vista a falta de matéria orgânica (macro).

Um abração,

Sergivaldo
jackson30/05/2005 08:28
Sergivaldo,

Obrigado pela resposta, utilizo substrato muito parecido c/ o seu, a diferença é q utilizo carvão em vez de terra vegetal, mas acredito q a função é a mesma.

[]s
Leo02/06/2005 22:25
Sergivaldo escreveu:
Jackson,

Utilizo tijolos triturados + pedriscos de rio + terra vegetal em partes iguais. Penso também em fazer um teste só com o tijolo triturado e tijolo triturado + pedriscos para comparar os resultados.

Sei, entretanto, que nessas duas últimas misturas o controle da adubação deve ser rigoroso, haja vista a falta de matéria orgânica (macro).

Um abração,

Sergivaldo

Estou usando um substrato bem semelhante ao do Sergivaldo.
Utilizo basicamente,Telha branca triturada,pedrisco e substrato orgânico(Multiplant) em partes iguais.Em algumas especies vario os percentuais desdtes componentes.
Leo
Rodrigo-RS05/06/2005 09:34
Re: substrato: mesa redonda/opiniões
um dos fatores imprecindíveis é a granulação,.. entre 0,5 e 0,2cm....
tanto para terra preta, como para tijolo moido, ou outro material....

Eu uso 4 tipos de granulações,:
o pó serve pra cultivo de estacas,... consegui resultados interesantes com pó de tijolo, e pó de cerragem;
0,2 a 0,5 uso para o bonsai...
acima de 0,5 eu uso no escorredor, cascalho um pouco mais grosso...
sobre os escorredores, para, manter a umidade do solo e impedir que a agua da rega danifique as raizes finas que estão na superficie, eu uso aquele pedrisco maior,... uma camada fina sobre o solo

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5039_24.jpg

Rodrigo
Felipe Frango Zappala05/06/2005 17:26
Rodrigo, sua foto não apareceu...

Por algumas experiências que já tivemos aqui recentemente, d~e uma olhada no seu perfil se o HTML está habilitado.

Abração