Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

primavera de tronco grosso - transplante? escorredor?

anaestela02/02/2008 11:01
primavera de tronco grosso - transplante? escorredor?
Olá. Outro dia coloquei aqui uma dúvida sobre minha muda de primavera, que foi feita com um ramo já bem grosso, de cinco centímetros de diâmetro.
Ela está crescendo muito rápido e minhas dúvidas voltaram.
Obviamente este vaso ficará pequeno rapidamente.
Se um dia eu pretender fazer um bonsai com ela, não seria melhor colocá-la num escorredor?
Imagino que tenho que esperar que as raízes se desenvolvam bem e engrossem antes de fazer qualquer coisa com ela, mesmo que não seja um problema esperar o desenvolvimento do tronco.
O que vocês opinam? Aliás, queria outra opinão dos mais experientes: essa planta tem potencial para ser um bonsai um dia? Ou é grande demais?
Obrigada,
Ana
darkaso02/02/2008 18:32
Ana,

sua primavera é posssível de ser feita bonsai sim, ainda tem um longo caminho, mas dá. A primavera acita vaso pequeno e cresce muito bem com pouco espaço. Vai demorar para que este fique pequano ainda, já que a primavera cresce lentamente as raízes. Por enquanto deixe ela aí para que não aconteça nada com elas. Deixe ela quieta para não balançar muito e não quebrar as finas raízes, mas depois será necesário trabalhar os galhos para posicionar melhor. Se conseguir posicioná-los sem mexer demais no tronco seria bom, mas se não der pode sempre fazer isto com podas.

T+
anaestela02/02/2008 18:39
Darkaso, eu vou tentar, com bastante cuidado.
Como você acha que eu deveria posicionar o galho?
Obrigada,
Ana
darkaso02/02/2008 19:27
Ana,

faça uma aramação cuidadosa e pode dar certo.

T+
anaestela02/02/2008 19:51
É mais ou menos assim?
darkaso02/02/2008 20:30
Ana,

arame primeiro o mais baixo e deixe o maior crescer.

T+
anaestela03/02/2008 12:36
OK. Farei isso e colocarei uma foto para vocês comentarem, se puderem.

Eu tenho uma dúvida sobre que arame usar, mas vou colocar em outro assunto, para ficar mais organizado.

Obrigada,

Ana
Diego Santana03/02/2008 17:07
Olha esse negocio de arrame é bem relativo, cada um usa o que pode, de cobre, de aluminium, ai vai o que vc consegir em sua regiao, mas se for usar de cobre, por favor nao use os emcapados..
anaestela17/02/2008 17:27
Darkaso e outros amigos,
sei que vcs me disseram que a primavera aceita vaso pequeno, mas as raízes estão saindo pelo fundo.
Devo mesmo mantê-la só neste vasinho?
Também notei que, quando esquenta, ela murcha, mesmo estando à sombra. Será que isso tem a ver com o vaso ser pequeno?
Obrigada,
Ana
Diego Santana18/02/2008 09:51
Anestela , as folhas mucham nao porque o vaso é peque e sim porque a quantidade de materia é pequena dentro do vaso, nao mantendo grande quantidade de agua, faça duas regas ao dia, se esta muchando com certeza é a falta de agua, vc poderia colocar em uma bacia, estas de uns 30 cm de largura, facilmente encontrada, para que as raizes se desenvolvam melhor, assim a copa tbm vai ficar mais cheia......
anaestela18/02/2008 10:01
Obrigada!
Sei como é a bacia, é como as da mamadeira, não é?
Devo colcar este vaso em cima da bacia?
Ou transplantar toda a planta para a bacia?
Ana