Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Oliveira HOKIDACHI ou MOYOGI ?

Claudio Eusebio02/02/2008 13:10
Oliveira HOKIDACHI ou MOYOGI ?
Amigos, estou precisando de sugestões para esta oliveira.

Será que algum artista se habilita a uma projeção?

Inclinado para esquerda

Inclinado para direita

Obrigado a todos.
fabianoscosta02/02/2008 13:16
Moyogi, com certeza!

Abraço
Fabiano
Ferreira02/02/2008 19:12
Claudio

Concordo com o Fabiano, moyogi. Acrescento: shohin moyogi, fantástico! Basta eliminar a parte reta do tronco, logo acima da brotação vista na foto 2. Faça curvas no novo broto do ápice, para não perder a harmonia com o excelente movimento do tachiagari (parte baixa da planta).

Parabéns pelo belo exemplar!
mauricio marussi02/02/2008 19:21
CLAUDIO TAMBÉM CONCORDO COM AMIGOS SHOHIM COM CERTEZA, QUANTOS ANOS TEM ESSA PLANTA?
fabianoscosta02/02/2008 19:32
Exatamente Ferreira, o novo ápice deve ser aquela última brotação antes da parte reta, ficará um monstro de planta, um mini-monstro! 😉
Claudio Eusebio02/02/2008 19:40
Amigos, vou tentar seguir as opiniões de vocês. Obrigado pela ajuda.

Esta planta tem uns 10 anos que estava plantada em um vaso esquecida. a um ano fiz poda radical e foi para o escorredor, e a um mês podei novamente e resultou nesta brotação.

Fiz um projeto virtual para ela.
Pretendo podar na linha vermelha e direcionar os brotos para o formato da copa que marquei em verde.Será que ficará bom?

Por favor, continuem com suas criticas e sugestões pois são importantes para mim.

Abraço a todos.
fabianoscosta02/02/2008 19:58
Continuo achando q este é um trabalho árduo demais, ela mais alta tem como baixar depois, mais facilmente, temo sua folhagem n compactar tanto agora para deixar tão baixa, creio q um pouquinho mais acima fica mais fácil para este próximo passo, depois vc pode mudar, sei lá...minha opinião...
Ferreira02/02/2008 20:17
Claudio

Esta sua projeção de un shakan (tronco inclinado) é também uma ótima opção. Mas por preferência pessoal, acho que o moyogi seria mais elegante.
Claudio Eusebio03/02/2008 15:51
Obrigado amigos, acho que vocês tem razão quanto ao moyogi.

A ajuda de vocês é muito importante para mim.

Abraço a todos.