Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PITANGUEIRA FUKINAGASHI

Gustavo S. Leal03/02/2008 00:52
PITANGUEIRA FUKINAGASHI
Olá bonsaístas e iniciantes (assim como sou iniciante) na arte do bonsai.

Gostaria das opiniões de vocês sobre como ando procedendo com esta pitangueira (eugenia uniflora) de aproximadamente 3 anos que tento "educar", ou melhor, adaptar ao estilo fukinagashi.

A planta recém obtida por yamadori.

A planta após passar pos uma poda drástica.

A planta no seu estado atual. Ela foi reenvasada e o novo substrato é composto por terra vegetal misturada com terra mais arenosa para permitir a respiração das raízes, além de, creio eu, facilitar a passagem de água.

PERDOÊM-ME CASO TENHA FALADO ALGUMA BESTEIRA, E CRÍTICAS POSITIVAS OU NEGATIVAS SÃO SEMPRE BEM-VINDAS!
Gustavo S. Leal03/02/2008 00:59
Correção!
Perdoem-me, postei a foto errada em relação ao estado atual da planta.

Foto real do atual estado da planta:

Por favor, comentem! Opinem a respeito do estilo para a planta, a escolha se adeqüada do vaso... Comentem!
Marcos Castilho03/02/2008 10:12
Olha Guga esse estilo varrido pelo vento é sempre desafiador. Nunca vi ser feito com uma pitangueira, mais sempre existe a primeira vez. Na minha umilde ópinião, você está indo no caminho certo. Quanto ao vaso, não sou muito bem nesse assunto. Vamos esperar outras opiniões.
edson060504/02/2008 01:24
guga,
apesar de ser um estilo difícil (na verdade todos são!!) de ser trabalhado, acho que está bem encaminhado. O vaso, na minha opinião, deveria ser oval...
Grande abraço.
Edson.
Gustavo S. Leal04/02/2008 21:06
Obrigado Edison e Marcos pela colaboração e pelo incentivo.