Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PITANGUEIRA FUKINAGASHI

Gustavo S. Leal03/02/2008 00:52
PITANGUEIRA FUKINAGASHI
Olá bonsaístas e iniciantes (assim como sou iniciante) na arte do bonsai.

Gostaria das opiniões de vocês sobre como ando procedendo com esta pitangueira (eugenia uniflora) de aproximadamente 3 anos que tento "educar", ou melhor, adaptar ao estilo fukinagashi.

A planta recém obtida por yamadori.

A planta após passar pos uma poda drástica.

A planta no seu estado atual. Ela foi reenvasada e o novo substrato é composto por terra vegetal misturada com terra mais arenosa para permitir a respiração das raízes, além de, creio eu, facilitar a passagem de água.

PERDOÊM-ME CASO TENHA FALADO ALGUMA BESTEIRA, E CRÍTICAS POSITIVAS OU NEGATIVAS SÃO SEMPRE BEM-VINDAS!
Gustavo S. Leal03/02/2008 00:59
Correção!
Perdoem-me, postei a foto errada em relação ao estado atual da planta.

Foto real do atual estado da planta:

Por favor, comentem! Opinem a respeito do estilo para a planta, a escolha se adeqüada do vaso... Comentem!
Marcos Castilho03/02/2008 10:12
Olha Guga esse estilo varrido pelo vento é sempre desafiador. Nunca vi ser feito com uma pitangueira, mais sempre existe a primeira vez. Na minha umilde ópinião, você está indo no caminho certo. Quanto ao vaso, não sou muito bem nesse assunto. Vamos esperar outras opiniões.
edson060504/02/2008 01:24
guga,
apesar de ser um estilo difícil (na verdade todos são!!) de ser trabalhado, acho que está bem encaminhado. O vaso, na minha opinião, deveria ser oval...
Grande abraço.
Edson.
Gustavo S. Leal04/02/2008 21:06
Obrigado Edison e Marcos pela colaboração e pelo incentivo.
Quanto ao vaso Marcos, moro em Salvador e a coisa mais difícil do mundo de se encontrar aqui são vasos para bonsai. Rodei toda a região metropolitana daqui e só encontrei vasos de cerâmica em um horto e centro de paisagismo em Lauro de freitas (30 min de Salvador) e os tamanhos são variados, mas os formatos são poucos. Voltarei posteriormente na loja para ver se chegaram novos vasos, e sinceramente concordo com você quanto ao formato do vaso.

Obrigado novamente pela colaboração e continuarei a postar a respeito do desenvolvimento da planta.
nickyfury04/02/2008 21:42
bonsai
Guga, na verdade, para melhor caracterizar esse estilo, o vaso mais indicado é uma laje de pedra, sem bordas. Quanto mais a planta ficar apresentada com suas raízes como que se agarrando à rocha, mais bonito ficará o trabalho final. 😄

Uma boa dica: Como voce mora em Salvador, dê uma pesquisada nos arredores, vê se descola uma pedra mais parecida com uma laje, nesses costões beira-mar ou algo assim. Lave bem, para retirar sal e impurezas marinhas, deixando a pedra de molho em agua contendo soda caustica por uma semana, depois lave bem novamente com agua e sabão, seque ao sol, e estará pronta para compor seu trabalho com ela. 😄

Quando digo laje, não precisa ser uma pedra plana e reta, não. Pode ser uma pedra irregular, com reentrancias ou não, pode ser lisa tambem, com contornos indefinidos. O importante é que sirva para montar seu trabalho sobre ela. 😄

Nesse caso, o substrato deverá ser composto de terra vegetal tipo plantax (usada em horticultura, para sementeiras), musgo esfagno (vendido em floriculturas seco) e um pouquinho de terra argilosa. Misture o musgo em agua contendo hormonio enraizante, faça uma massa com o substrato e o musgo, adicionando um pouquinho de terra argilosa. Em seguida, revista a parte da pedra que irá usar para compor a planta, colocando-a sobre a terra então. Depois, cubra as raízes com o restante da pasta de substrato. Aplique musgo verde, se quiser, ou não. Deixe a composição em local sombreado, até observar que a planta recomeça seu ciclo vegetativo, repondo brotação normalmente. Poderá até deixar ao sol matinal, mas o ideal é que fique em meia sombra. 😄

Eis um exemplar interessante. A laje, nesse caso, é uma peça ceramica, conhecida no meio bonsaistico por vaso organico:

Boa sorte. 😄
Gustavo S. Leal07/02/2008 21:16
Obrigado Nickyfury pela dica. Buscarei uma peça interessante, e encontrá-la-ei de modo que se adeqüe inteiramete à planta.

Caso alguém possa responder-me, existe alguma receita caseira realmente eficaz pra estimular a brotação e frutificação/floração de angiospermas, utilizando material orgânico?

Obrigado novamente pela atenção! 🙂