Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus

Marcos Castilho03/02/2008 09:55
Ulmus
Olá pessoal gostaria de mostrar a vocês o meu Ulmus de 10 anos:

Críticas e sugestões seram bem vindas.
Illex04/02/2008 18:35
Re: Ulmus
Olá Marcos,

Td joia amigo? Te add no msn, depois se der aceita ai rs ;D ...

Bem mas esse não é o caso. Gostei bastante do movimento do tronco de seu Ulmus e alguns dos posicionamentos dos galhos, algo que podemos notar é que muitos galhos estão com folhas somente em suas extremidades o que não pe muito bom, pois isso tira um pouco da beleza da árvore, acredito que corrigindo isso e os posicionamentos vai ta beleza d+++ ... no mais so tenho a falar bem, é uma ótima planta e tem grande potencial. T+ amigo.

Abraços:

Illex
nickyfury04/02/2008 22:14
bonsai
Marcos, o Illex jogou o anzol, mas sem isca não se pega peixe. Vamos melhorar a dica dele então: seu ulmus tem um excelente movimento de tronco, nisso nem há muito o que mexer, por ora. Então, basta fazer uma desfolha completa, retirando todas as folhas, estudar a distribuição dos galhos, elegendo apenas os mais importantes e necessários, eliminando o excesso. 😄

Após isso, corte, reduzindo o comprimento dos galhos, a partir do primeiro até o apice. Com isso, vc irá aproximar as novas brotações um pouco mais do tronco, e com as novas brotações, irá promover uma densificação estrutural bem maior, preenchendo os espaços vazios existentes agora. 😄

Os galhos no ulmus seguem um padrão de crescimento em que, se vc não ficar atento, vão aos poucos perdendo a forma. Ora crescem na vertical para cima, ora na vertical para baixo. Essas brotações devem ser cortadas, eliminando-as da ramificação correta. Busque formar os galhos, um a um, deixando as brotações virem e cortando-as vez ou outra, de forma meio que zigue-zague, pois dessa forma voce conseguirá montar uma estrutura mais bonita e harmoniosa para seu bonsai. 😄

Outro ponto discutível, mas que sou obrigado a referir, são as pedrinhas sobre o solo. Um dos destaques no ulmus costuma ser o nebari. Então, essas pedrinhas atrapalham a visualização desse pormenor, que somado à estruturação adequada, irá catapultar seu bonsai a um patamar mais alto, dando a ele o estatus de bonsai propriamente dito. 😄

Uma boa pagina, que mostra a melhor estruturação de galho que conheço, é a que passo a voce, no link abaixo. Há, incluso, técnicas de aramagem tambem. Mas no caso do ulmus, prefiro usar quase que só poda e desfolha, pois é o mais indicado agora:

http://www.bonsaiprimer.com/branches/developing/developing.html

Na aba flutuante, clique em general index, para abrir "branches", que signfica galhos. Ou "wiring", arame. E por aí vai. Facil de entender e de aprender. Boa sorte com seu ulmus. Espero ve-lo no próximo concurso de shohin. 😄
Marcos Castilho05/02/2008 10:10
Olá Nick valeu mesmo pela ajuda esse link ajuda bastante. Agora quanto as pedrinhas de aquário em cima do substrato vou te explicar. Aqui na minha região chuve muito e muito temporal de fazer estrago. Então eu coloco essas pedrinhas pois quando a chuva cai em cima dele se estiver só o substrato a chuva é tão violenta que cava o substrato e deixa às vezes as raízes expostas e causa serios danos às minhas plantas. Se eu colocar o musgo também ajuda mais ele sufoca a planta e não gosto muito. Você acha que essas pedrinhas podem atrapalhar o Bonsai ou o problema é apenas estético?