Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

que arame vocês usam?

anaestela03/02/2008 12:40
que arame vocês usam?
Vou tentar aramar o galho mais baixo desta minha primavera, como sugeriu o Darkaso.

Já li vários artigos sobre aramação e há sugestões de tipos diferentes de arame, do fio de cobre encapado até o arame de alumínio.

Queria uma sugestão sobre qual seria o tipo mais indicado neste caso.

Obrigada

Ana

Só para vocês terem uma idéia de como a bicha está crescendo rapidamente, entre esta foto aí de cima e esta foto aqui embaixo a diferença é de apenas uma semana!!

darkaso03/02/2008 13:42
Ana,

o arame de cobre é o melhor em termos de custo benefício. O de alumínio é o melhor em qualidade. O de cobre é fácil de achar. Eu particularmente uso o de cobre encapado, mas não é uma boa. Dificulta um pouco na aramagem por deixar um pouco mais duro. Não recomendo também por deixar aquela aparência colorida na planta quando aramada.

T+
Ferreira03/02/2008 22:16
Ana

Em muitos locais, como no Japão, utiliza-se mais os arames de cobre. Eu uso apenas arame de alumínio, pois o de cobre é mais caro e difícil de encontrar por aqui.
anaestela04/02/2008 09:31
ok, obrigada
vou ver o que encontro...

Ana
Paulo Henrique de S. Garc04/02/2008 13:02
Ana costumo usar o arame de cobre e arrumo em ferro velho, onde compro por quilo (+/- R$16,00/kg) sedo que escolho vários calibres, ele já vem sem a capa de plastico, ai quando vou usar corto no comprimento desejado, ponho no fogo para amolecer, facilitando a aramação.

Um grande abarço e

té mais...