konig06/02/2008 13:03
Inseticida que age pela seiva da planta
Bom dia amigos. Sou principiante na arte do bonsai, embora já os cultive
há 5 anos. Ouvi falar de um inseticida que é aplicado na arvore e circula
pela seiva da planta. Alguem poderia me explicar melhor?
Será que ele é recomendado para arvores frutiferas em pomares?
Como exemplo, tenho um pé de Nectarina e um pessegueiro, e elas já nascem "bichadas". O uso deste tipo de inseticida ajudaria a eliminar estas
pragas?
Se alguem puder tirar minhas duvidas, agradeço...
EZEQUIEL JUNIOR29/02/2008 12:21
Olá amigo,
Tais inseticidas q vc disse se chamam Sistêmicos, vc aplica na planta e não tem necessidade de pulverizar nela toda, por que ele circula nos vasos da planta.
Vá a uma loja agropecuária e veja o que eles têm registrado para sua planta, ou algo do tipo.
Espero ter ajudado!
Ricardo Loriggio29/02/2008 21:38
Caro ezequiel.
voce é agronomo?
Não acho que voce deveria recomendar produtos, principalmente os sistemicos que tem ação especifica sem conhecimento ou mandando ir em uma agropecuaria.
Eu sou agronomo e estou cansado de tantas pesoas acharem que sabem o que na verdade não sabem nada.
RECOMENDAR DEFENSIVOS AGRICOLAS SEM A CONSULTA DE UM AGRONOMO É PERIGOSO. VOCE PODE ESTAR SENDO O GERADOR DE UMA NOVA PRAGA RESISTENTE A UM DETERMINADO PRODUTO.
Não leve a mal mas não é nem um pouco saldavel o que andam fazendo aqui no fórum.
Caro Konig,
este fato de voce falar que os frutos já nascem bichados não vai adiantar nada aplicar sistemicos. O que deve ser feito e ensacar os frutos quando eles estão verdes, um a um em sacos de papel.
Esta é a técnica de produção de goiaba, pessego, dentre outras.
Alem de que caso voce aplique produtos sistemicos há um tempo de carencia para o consumo do produto.
Ricardo Loriggio
anaestela01/03/2008 17:20
Ricardo, na sua opinião, os defensivos ditos "naturais" funcionam para essas pragas mais comuns?
Ou é preciso usar os químicos?
Moro em apartamento, tenho criança e animais, por isso não gostaria de usar os venenos.
O que diz a sua experiência?
Ricardo Loriggio01/03/2008 17:42
Existem produtos especificos para determinados tipos de pragas.
Um que pode ser usado sem proplemas e que eu recomendo para as pragas mais comuns é o dimmy pronto, que já vem na dosagem correta e é bastante funcional para estas pragas e principalmente para o bonsai.
Os produtos naturai geralmente são protetores, ou seja, protegem a planta contra os invasores (a maioria serve para repelir). Dentre os naturais podemos citar a calda de fumo para pulgões ou o extrato de nim.
Se estiver com problema em suas plantas seria melhor identificar antes de agir... existem sintomas de deficiencia (e de toxidez por excesso) nutricional que se assemelham muito a doenças.
Produtos como enxofre e cobre podem ser usados para acabar com alguns tipos de acaros e fungos.
anaestela01/03/2008 18:35
Obrigada. Vou colocar uma foto da folha do ficus para vocês avaliarem.
Ana