Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus - como engrossar ramos?

Sambarilove06/02/2008 14:45
Ficus - como engrossar ramos?

Este é um mausai de supermercado que está sendo submetido às minhas barbeiragens há uns 8 meses.

Peço orientação sobre como levar os 3 ramos mais finos à espessura dos demais.

Obrigado a todos
Schiaffarino06/02/2008 14:54
faço da sua a minha duvida
darkaso06/02/2008 15:31
Amigos,

se pretende engrossar um galho deixe-o crescer à vontade, sem podas e desfolhas. Com isto ele ganha força e cresce mais que os outros e acaba engrossando. Se forem mais galhos, aí é só deixar a planta crescer nesses galhos para engrossarem. Dê muito adubo para a planta nessa época de crescimento.

T+
nickyfury06/02/2008 17:46
bonsai
Detalhe importante: corte os galhos maiores, deixando apenas um galhinho com algumas folhas. Com a adubação sugerida pelo Dark, e mantendo a poda desses galhos mais grossos, os demais irão paulatinamente aumentar o tamanho e a espessura. 😄

Agora, um dos dois galhos que se abrem na forquilha, deverá ser redirecionado para cima, transformado em ápice. Isso "puxa" a força da planta, ensejando no engrossamento do tronco, como um todo. 😄

Se não for usar o galho que parte das raízes, meu conselho é cortá-lo. Nessa posição ele não serve para nada mesmo, e irá "roubar" energia de crescimento para toda a planta, atrapalhando o engrossamento dos galhinhos finos. 😄