Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Malpighia

Mirian Valadão08/02/2008 21:29
Malpighia
Caros amigos,

Este é uma Malpighia que ganhei de presente, deve ter mais de 12 anos e sempre foi plantada num vaso de +- 30cm de diametro por uns 30 de altura, mais uma vez peço orientações e sugestões.
Ela está do mesmo jeito que tirei do vaso, como estava muito molhado foi fácil para tirar.

Abraços
Mirian

Ps: a foto que está inclinada é culpa da fotógrafa.
Gui Lopes Soares08/02/2008 22:31
Olá Mirian!

Você sempre consegue plantas excelentes! Preciso de uns presentes assim também, rsrss!!!

Tá perfeito com essa porção de troncos e raízes. Não entendo muito, sou mero inciante, mas acho que algumas raízes estão altas em consideração a um futuro substrato quando estiver plantada. Talvez retirar as mais altas e podar os galhos à uns 2 palmos da base do tronco, já seria um começo. E quem sabe tentar um estilo Umbrella? Acho que ficaria legal nela. 😮ops:

Essas são minhas humildes opiniões. Vamos ver a opinião e quem sabe projeção dos amigos mais entendidos. Só sei que tu tem um presente mais que perfeito nas mãos!

Parabéns e boa sorte! 😄
darkaso09/02/2008 09:36
Mírian,

tem uma planta muito boa mas muito complicada. Ela na realidade é uma junção de várias mudas que ao longo do tempo começaram a se fundir. Nesse momento fica difícil desmembrar e fazer o que cada uma tem de melhor. Acho que seria ideal um replantio em vaso maior para que a junção das raízes se complete e depois pensar na copa. A saída para ela é um multi tronco, mas com as raízes assim fica um pouco artificial por não se tratar da mesma planta visivelmente.
Não deixe sair mais brotos das raízes, retire os mais finos que estejam crescendo e replante em vaso grande com pedrisco grosso, como brita zero por exemplo, areia grossa e matéria orgânica, tudo uma parte de cada.

T+
Diego Santana09/02/2008 10:46
Mirian, a planta esta muito parecida com as arvores de mangue, tente estudar o estilo das copas destas arvores, e no futuro veja se é possivel copiar, minha inesperiente opiniao>.............
fabianoscosta09/02/2008 15:52
Miriam, caso fosse minha, eu seguiria as colocações do Dark, e tentaria formar uma ápice de uns 15 a 20 cm da base, daí, triangulando para baixo, fazendo um multi-tronco belíssimo, gostei muito e acho q tem bom potencial. Pode ir triangulando a altura destes troncos, já com intenção de encher a copa um pouco mais alta...

abraço
Fabiano
Mirian Valadão09/02/2008 22:00
Fabianoscosta, Diegosanta049, Gui Lopes Soares, Darkaso, agradeço a atenção

Darkaso

No replantio devo cobrir as raizes?

Abraços
Mirian
darkaso09/02/2008 22:11
Mírian,

deve cobrir sim. Mas fique atenta para os brotos que aparecerão das raízes.

T+
Alexandre S. Coelho10/02/2008 11:31
Oi Mirian,

a idéia do "tronco múltiplos" parece ser a melhor!
Deixe 5 ou 7 troncos com alturas e espaços diferentes entre eles 💡

Um projeto:
Marcos Castilho11/02/2008 20:03
Mirian segue a projeção do Alexandre ficou ótima. Parabéns Alexandre belo trabalho.
Alberto Alves11/02/2008 21:23
Pra variar o Alexandre matou a pau 😄

Miriam se fosse minha seguiria o projeto do amigo Alexandre,tenho uma aqui quase igual a sua só que menor
Mirian Valadão12/02/2008 23:51
Amigos,

Esta é a sugestão do Alexandre, mais uma, obrigada.
Procurei fazer o que vi no desenho. Espero que esteja parecido. Agora é aguardar.

Abraços
Mirian

edson060513/02/2008 10:58
Miriam,
acho que é isso mesmo, agora é só esperar a brotação. Em poucos anos você terá um belo exemplar, sobretudo pelo forte nebari...
Edson.
flavio bonsai13/02/2008 17:08
acho que vc deveria seguir a opinião do alexandre a projeção que ele fez ficou muito boa como sempre.
e com certeza que em breve sua planta ficara muito boa.
Alexandre S. Coelho14/02/2008 10:53
Oi Mirian,

ficamos contentes e também aprendemos bastante quando procuramos ajudar de qualquer maneira!

A poda ficou muito boa!
Será que não dava pra enterrar/cobrir mais um pouco as raízes? Pode vaforecer futuramente na escolha de um vaso mais raso 💡
Mirian Valadão15/02/2008 21:55
Alexandre,

Vou fazer isso.
Abraços
Mirian Valadão23/04/2008 04:45
Caros amigos,

Este é uma Malpighia que ganhei de presente, deve ter mais de 12 anos e sempre foi plantada num vaso de +- 30cm de diametro por uns 30 de altura, mais uma vez peço orientações e sugestões.
Ela está do mesmo jeito que tirei do vaso, como estava muito molhado foi fácil para tirar.

Oi Mirian,

a idéia do "tronco múltiplos" parece ser a melhor!
Deixe 5 ou 7 troncos com alturas e espaços diferentes entre eles

Um projeto:

Alexandre S. Coelho
Associação de Bonsai de Pernambuco
Blog: http://as.bonsai.pe.zip.net/

"O segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte do aprender, imaginar, esperar e fazer mais um pouco."

Marcos Castilho
2.o PASSO

Enviada: Seg Fev 11, 2008 7:03 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Mirian segue a projeção do Alexandre ficou ótima. Parabéns Alexandre belo trabalho.

Amigos,

Esta é a sugestão do Alexandre, mais uma, obrigada.
Procurei fazer o que vi no desenho. Espero que esteja parecido. Agora é aguardar.

Amigos,

Esta fotos foram tiradas ontem, e estoucom uma dúvida: devo tirar os galhinhos mai baixos?

Abraços

Mirian
Charles23/04/2008 18:36
Mirian Valadão escreveu:
Caros amigos,
Esta fotos foram tiradas ontem, e estoucom uma dúvida: devo tirar os galhinhos mai baixos?

Oi Mirian...

Sim, voce deve tirar os galhinhos mais baixos!.... 😉
Antes disso seria interessante voce definir qual seria a altura do seu bonsai quando acabado e, a partir daí, voce deveria eliminar todos os galhinhos que estivessem abaixo da linha de 1/4 da altura total... 🙄
Talvez 1/3 fosse mais indicado, mas entre 1/3 e 1/4 pode haver algum galhinho que seja importante na definiçao da estrutura...

Eliminando os galhos mais baixos os demais se desenvolverão com mais vigor... 😉

Boa sorte,
Charles
Franciane08/10/2008 20:58
Oi Mirian, que legal seu projeto com troncos múltiplos.
Eu tenho um jasmim e estou querendo seguir neste estilo também.
Parabéns pelo seu!!
Mirian Valadão13/10/2008 18:24
Obrigada Franciane, mas tenho muito que agradecer ao Alexandre.

Abraços
Mirian
Franciane14/10/2008 10:43
Sabe que eu me inspirei na projeção que ele fez pra você !!
Depois dê uma olhadinha la no meu jasmim também chamado de murta.

Obrigada Alexandre pela sua ótima projeção, me ajudou muito.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10138