Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia Porreta

joellagunasc09/02/2008 21:50
Alporquia Porreta
Amigos estou com um desafio e preciso da ajuda de vocês.
Vou fazer uma alporquia de um limoeiro, limão caipira, é um limoeiro velho e o galho que pretento fazer, também não é novo. Tem mais de 10 anos. O galho tem a espessura de um braço, deve ter uns 8cm de espessura.
Gostaria de saber se é possível.
Com faria este alporque? Coloco esfágno enrolado num plástico ou coloco um vaso de plástico e encho com substrato.
Qual o tipo de substrato?
Quanto tempo para formar as raízes
É um galho bastante retorcido, parecido com aquelas coníferas do W. Pall . O que eu aproveitaria deste galho seria aproximadamente 1,5m de comprimento.
Acredito que se tornará um bonsai muito bonito, sei que vai demorar alguns anos
Conto com a ajuda de todos.
Amanha fotografarei e mostrar no fórum.

Abraços
Tiaraju09/02/2008 22:15
alporquia porreta
Joel,
Nao tenho certeza da viabilidade da alporquia em um ramo com esse diametro, mas acho que é possível, sim.
EM curso que fiz com o Charles Ferrante, de Barretos, ele mostrou que faz alporquia mordendo a área onde irão nascer as raízes com o alicate bola. Depois coloca esfagno envolto com plástico transparente e cobre com plástico preto, para facilitar o desenvolvimento das novas raízes.
No lugar do esfagno, dá pra usar pó de casca de coco, que também dá ótyimos resultados. Boa sorte e sucesso.
Tiaraju
Alcides Junior18/02/2008 10:56
O pó da casca de côco tem um repelente natural que inibe o crescimento das raízes, não tive sorte com este produto, aconselho esfagno, pó de xaxim ou bucha vegetal....
Não me lembro onde li a respeito da casca de côco não ser boa, mas nas alporquias realizadas com este produto as raízes não desenvolveram.
Marcos Castilho18/02/2008 14:24
Joel meu sogro disse que no seu sítio faz diversos alporques em limoeiro e jabuticabeiras com o pó da casca do cocô e sempre deu certo a vida toda, segundo ele nunca falhou que se lembre.
stokmann19/02/2008 19:41
Eu fiz algumas alporquias, em meados de dezembro, em várias espécies de citrus usando casca de coco como substrato e estou tendo ótimos resultados. Usei o Biofert Raiz para o estímulo ao surgimento das raízes. Levou em média uns 60 dias para ter uma boa consistencia de raízes.
Espero ter colaborado.

Abraço,