Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Futuro Bonsai....

suhzks10/02/2008 23:08
Futuro Bonsai....
Olá gostaria da opinião sobre essa plantinha de Laranjeira vir a ser um futuro Bonsai.

TRONCO MEDINDO LARGURA 0,46cm e ALTURA 19 cm

GALHO MAIOR ACIMA DO FRUTO MEDINDO 32 cm A PARTIR DO TRONCO

BONSAI LARANJEIRA COM UM FRUTO

E O QUE MAIS POSSO FAZER PARA MELHORAR A ESTÉTICA??
Obrigada.
Sueli
Muba10/02/2008 23:37
Olá! Acho que uma desfolha seria interessante, isso iria fazer brotar folhas menores, deixando sua laranjeira com mais cara de bonsai!
Ferreira11/02/2008 10:24
Sueli

Pelo fruto, acredito que se trata de uma tangerineira.

A dica de Muba está correta, mas não é o momento adequado para uma desfolha, pois além de ser verão pleno, a planta não parece bem. As poucas folhas que tem parecem murchas. Isso pode ser o resultado da compactação do substrato ou da falta de sol.

Seria salutar transplantar para um vaso maior, com substrato muito drenante, e começar a expor ao sol depois de 15 dias. Depois de 45 dias do transplante, iniciar adubação.
suhzks11/02/2008 16:01
Olá Ferreira.

Vc parece q tem um olho clínico, realmente qdo tirei as fotos as folhas estavam um pouco murchas, mas agora já se reergueram, acho q a água não estava sendo suficiente.
Mas vou seguir seu conselho, trocar de vaso, e de colocar novo substrato. Qto ao fruto vou esperar um pouco mais para saber se é mesmo tangerina, creio q tem grande possibilidade de ser.
Mas a minha dúvida ainda é em relação à estética desta planta, pois os galhos q saem do tronco, para mim parecem q estão muito desproporcional com o mesmo. Que me dizes??

Abraço.
Sueli
suhzks11/02/2008 16:02
Obrigada pela dica Muba, quanto a desfolha.
Abraço
Su
Elio11/02/2008 19:06
Olá Sueli!

Complementando o que o meu amigo Ferreira colocou, na nossa região, Curitiba/Guarapuava, em Junho (pleno inverno) é época de poda de cítricos. Para adensar a ramificação é só podar todos os galhinhos, deixando sempre uma gema antes do corte. Nova gemas latente, no tronco, aparecerão e brotarão.

Abraço
suhzks12/02/2008 11:53
Elio escreveu:
Olá Sueli!

Caro Elio
Q bom encontrar alguém de minha região 😄 , .
Deixe ver se entendi, vc diz q deve se fazer a poda deixando uma gema antes do corte, isso quer dizer q o galho ficará bem pequenino???? É isso??
Outra coisa, dia 28/02 estarei aí em Ctba, então pensei na possibilidade de vc verificar p/ mim onde posso encontrar o adubo Osmocote, pois aqui em Gpuava, está sendo "proibida" a venda do mesmo, eles alegam q o IBAMA está tentando controlar esta comercialização, p/ ver se diminui a disseminação de plantas exóticas, onde é usado muito este adubo.

Abraços
Sueli

Complementando o que o meu amigo Ferreira colocou, na nossa região, Curitiba/Guarapuava, em Junho (pleno inverno) é época de poda de cítricos. Para adensar a ramificação é só podar todos os galhinhos, deixando sempre uma gema antes do corte. Nova gemas latente, no tronco, aparecerão e brotarão.

Abraço
suhzks12/02/2008 11:55
😂 😂 😂 😂 😂

Desculpe a falha. Agora vai.

Caro Elio
Q bom encontrar alguém de minha região 😄 , .
Deixe ver se entendi, vc diz q deve se fazer a poda deixando uma gema antes do corte, isso quer dizer q o galho ficará bem pequenino???? É isso??
Outra coisa, dia 28/02 estarei aí em Ctba, então pensei na possibilidade de vc verificar p/ mim onde posso encontrar o adubo Osmocote, pois aqui em Gpuava, está sendo "proibida" a venda do mesmo, eles alegam q o IBAMA está tentando controlar esta comercialização, p/ ver se diminui a disseminação de plantas exóticas, onde é usado muito este adubo.

Abraços
Sueli
suhzks12/02/2008 12:42
Elio

Q vergonha 😮ops: 😮ops: 😮ops: 😮ops: 😮ops:

Peço desculpas a ti e mais alguem q tenha lido este tópico.

Depois de enviar minha citação, percebi q cometi um engano, onde eu escrevi sobre o Osmocote, leia-se ENRAIZADOR, acontece q qdo eu fui na loja, o osmocote estava em falta, aí na hora de digitar sobre o enraizador eu o confundi, desculpas pessoal. É o ENRAIZADOR q está "proibido".
Obrigada pela atençao.
Sueli
Elio13/02/2008 19:34
Olá Sueli!
Por partes!
A poda é isso mesmo. deixe os galhos curtinhos. Só pode em Junho.
Tanto o enraizador (eu uso o Biofert Raiz) como o Osmocote você pode encontrar na loja O Bonsai (que é a sede também da APB-Assoc.Paranaense de Bonsai) à Av. Manoel Ribas, 3640 - Bairro Sta. Felicidade - Curitiba/PR.
Fale com o Marcos que é o gerente.
Quanto ao "erro" não tem porque se desculpar!!
O que está me causando estranheza é a proibição de enraizador!!

Alguém sabe se em mais algum lugar isso está acontecendo::

Abraços
suhzks15/02/2008 17:11
Olá Elio.

O endereço q vc me passou da loja em Santa Felicidade, vc poderia me dar um ponto de referência, próximo de algo conhecido, um restaurante talvez.
Obrigada.

Sueli
Elio15/02/2008 23:31
Olá Sueli!
Fica mais ou menos uns 800 m depois do portal de Santa Felicidade, do lado direito, em frente a uma floricultura.

Abraço
suhzks16/02/2008 15:32
Olá Elio.

Fica no sentido de quem vai pro Madalozzo, e a loja abre no sábado até q horas?
Obrigada.
Sueli
Elio16/02/2008 23:46
Isso! Sentido Madalozzo e fica aberto até às 16:00.

Abraço