Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda ! Tuia Nana

Lucas.Lima11/02/2008 02:33
Ajuda ! Tuia Nana
Olá !!!

Sou principiante aqui no fórum e tenho ligo alguns tópicos buscando algumas respostas das minhas dúvidas!
Vamos lá,

Comprei a alguns meses atrás um Bonsai da espécie Tuia Nana ela tem 4 anos e aprox. 20 cm de altura, o tronco é muito fino.
Estou querendo mudar ela de vaso e para isso li muito sobre o substrato que eu deverei utilizar.

As minhas dúvidas são:

Qual formula deverei usar ? Já comprei Humus de Minhoca.

Comprei também Fertilizante para Bonsai da Marca MURER que possui também Micronutrientes.

Alguém pode por favor me dar algumas dicas ?
Estou com medo de fazer algo errado e perde-lo.

Obrigado
Ferreira11/02/2008 10:38
NANA
Lucas

Editei sua mensagem apenas para corrigir o nome da planta, pois o coreto é Cedro Nana, não "Ana".

Não é o momento adequado para fazer transplantes, devido ao forte calor do verão, que pode ser fatal principalmente para coníferas. Mas na hora de transplantar, minha sugestão seria:
1) usar substrato muito drenante, por exemplo: 50% chamote (tijolo triturado peneirado), 30% pedriscos (de aquário) e 20% de compostagem (material vegetal granulado). Humus de minhoca, apesar de ser utilizado por alguns, não é adequado, pois pode compactar o substrato;
2) não desfazer completamente o torrão, não podar mais de 20% das raízes e, sobretudo, não lavar as raízes. As micorrizas presentes no substrato antigo são inprescindíveis para o restabelecimento das raízes no novo substrato;
3) mantenha a planta na sombra por duas semanas e depois inicie a exposição solar aos poucos;
4) a adubvação só deve ser iniciada depois de 45 dias do transplante. O adubo da Murer é muito bom e eu o utilizo há muito tempo, mas use a metada da quantidade indicada na embalagem.

Seria interesssante uma fotografia, para que possamos ver se realmente trata-se de um Cedro Nana e fazer outras sugestões.
Lucas.Lima11/02/2008 14:45
Ferreira

Obrigado pela ajuda.

Quando será o período correto para o replantio?
Aonde posso encontrar para comprar esses componentes para formar o substrato?

Estou providenciando a foto!!!

Obrigado
tmiziara11/02/2008 20:27
Lucas bota uma foto da sua tuia ana ai pra galera ve
Lucas.Lima12/02/2008 01:58
Fotoo
Ai galera segue as fotos..

Vlw...
Lucas.Lima12/02/2008 12:20
Quando será o período correto para o replantio?
Aonde posso encontrar para comprar esses componentes para formar o substrato?