Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sugestões - Jabuticaba

VMNascente12/02/2008 00:38
Sugestões - Jabuticaba
Como iniciante estou pedido ajuda para trabalhar com a Jabuticada:

Grato a todos

V M Nascente.
edson060512/02/2008 02:28
VMnascente,
parece que a tua jabu está bem encaminhada. Eu escolheria como frente a primeira foto. Meu único palpite seria uma poda no primeiro galho da esquerda, deixando aquele ramo mais fino, e retirando aquela parte mais grossa que sobe. Parece que aquele galho rouba toda a cena!!!
Um abraço.
Edson.
Vinicius12/02/2008 11:19
Olá VMNascente!

Que bela Jabuticaba você tem! muito bonita mesmo!
Eu concordo com o Edson, pode este galho maior! Eu não vejo um futuro muito bom pra ele!
E qual seria altura e idade aproximada da sua planta?
Alexandre S. Coelho12/02/2008 11:33
Oi amigos,

Se o colega quiser, também pode preservar o tronco maior, que não tem movimento, e tentar uma variação do hokidashi(vassoura)...

+ ou - assim:
Vinicius12/02/2008 11:55
Grande idéia Alexandre!
com certeza é uma ótima alternativa, e acho que ficará muito bonita!
mas vamos aguardar para ver o que o colega faz!
edson060513/02/2008 01:00
Mais uma vez o Alexandre arrasando nas sugestões; na minha opinião daria um HOKIDASHI de muita personalidade ❗ ❗
Edson.
VMNascente13/02/2008 01:07
Caros colegas,

A frente havia pensado mesmo na primeira foto.
Obrigado pelas sugestões, acho que vou mesmo podar o galho da esquerda, + ou - na altura da projeção do Alexandre.
Só vou esperar alguns dias, pois coloquei na bacia no dia 09 e quando mudei da lata para bacia acabei perdendo algumas raízes e não sei se fazer a poda agora poderia atrapalhar a brotação.

Vinicius a altura é de aproximadamente 70/80 cm, tinha quase 1,50 quando comprei em janeiro.

A idade não sei informar, mas já frutifica.

Obrigado a todos, depois posto o que for fazendo para acompanharmos a evolução ou "destruição" da Jabu.

V M Nascente
Marcos Castilho13/02/2008 14:04
Bela projeção a do Alexandre. Agora um detalhe que chamou atenção foi esse substrato, parece muito compacto ou estou vendo errado?
Jefferson Paulo13/02/2008 19:52
Também gostei da projeção do Alexandre, acho a melhor opção para essa que já é uma bela planta.

Abraços.

Jefferson.
Alexandre S. Coelho14/02/2008 10:38
VMNascente escreveu:
Caros colegas...
Obrigado pelas sugestões, acho que vou mesmo podar o galho da esquerda, + ou - na altura da projeção do Alexandre.
Só vou esperar alguns dias, pois coloquei na bacia no dia 09 e quando mudei da lata para bacia acabei perdendo algumas raízes e não sei se fazer a poda agora poderia atrapalhar a brotação...
V M Nascente

V M...

quando podamos/perdemos algumas raízes de uma planta qualquer, o ideal é também podar parte da copa e/ou desfolhar. Com menos raízes e toda parte aérea, a planta vai ter que "trabalhar" mais e usar reservas para toda alimentação, o que pode ser fatal em alguns casos 😢 Então como via de regra: cortou em baixo (raízes) corta em cima (galhos/folhagem) 😉