Ficus (iniciante)
Bom dia senhores, então, venho aqui expor meu humilde bonsai, adquirido em POA - RS. Peguei ele ontem, e ja li muito sobre assunto(sei que nunca é o suficiente), mas estou com mtas duvidas e medo de começar fazendo bobagem(rapaz virgem hehehe), sei que o vaso é de plastico e devo trocar em breve, mas primeiro vamos as fotos:

Aqui uma visão ampla do pequeno, e ae ja surgem as duvidas:
E normal esse morro acima da borda do vaso? pois em todas fotos que vejo a borda é plana, a não ser nos bonsais de rocha.
Esse limo é normal? posso ficar tranquilo? o que isso pode prejudicar?
Sei que devo tocar a tesoura nele, mas estou com mto medo, nao sei por onde começar e nem consigo imaginar o desenho apropriado para ele.

Algumas raizes(tipo cipó) saem do alto como podemos observar nessa foto, o que eu faço? toco a tesoura ou por se tratar de um ficus é normal e devo deixar? (eu até acho bem legal)

Visto pelo lado direito

Visto pelo lado esquerdo
O que faço com essa raiz que quer sair do vaso? toco a poda nela sem dó? devo usar o selador na raiz correto?

Visão superior da copa, se olharem com atenção vão ver manchas brancas nas folhas, acredito que seja cal, mas moro em apartamento, e desconhecia a existencia de cal na agua, li que era bom borrifar as folhas, principalmente de ficus, mas li tmb que se a agua for impura é melhor nao o fazer, o que vcs acham?

Devo mexer no substrato?

Tem alguma coisa errada nesse setor?

Toco a poda nessa raiz que esta tentando escapar? 🙂
Nesse link você pode encontrar mais fotos http://josewsb.chinelada.com/bonsai/
Tenham paciencia com minhas duvidas, aprendo bem rapido a coisa, so preciso da opinião de alguem que tenha visão 😉
Por favor, digam tudo que vocês fariam caso o bonsai fosse de vocês. OBRIGADO

Aqui uma visão ampla do pequeno, e ae ja surgem as duvidas:
E normal esse morro acima da borda do vaso? pois em todas fotos que vejo a borda é plana, a não ser nos bonsais de rocha.
Esse limo é normal? posso ficar tranquilo? o que isso pode prejudicar?
Sei que devo tocar a tesoura nele, mas estou com mto medo, nao sei por onde começar e nem consigo imaginar o desenho apropriado para ele.

Algumas raizes(tipo cipó) saem do alto como podemos observar nessa foto, o que eu faço? toco a tesoura ou por se tratar de um ficus é normal e devo deixar? (eu até acho bem legal)

Visto pelo lado direito

Visto pelo lado esquerdo
O que faço com essa raiz que quer sair do vaso? toco a poda nela sem dó? devo usar o selador na raiz correto?

Visão superior da copa, se olharem com atenção vão ver manchas brancas nas folhas, acredito que seja cal, mas moro em apartamento, e desconhecia a existencia de cal na agua, li que era bom borrifar as folhas, principalmente de ficus, mas li tmb que se a agua for impura é melhor nao o fazer, o que vcs acham?

Devo mexer no substrato?

Tem alguma coisa errada nesse setor?

Toco a poda nessa raiz que esta tentando escapar? 🙂
Nesse link você pode encontrar mais fotos http://josewsb.chinelada.com/bonsai/
Tenham paciencia com minhas duvidas, aprendo bem rapido a coisa, so preciso da opinião de alguem que tenha visão 😉
Por favor, digam tudo que vocês fariam caso o bonsai fosse de vocês. OBRIGADO