pedrotv escreveu:
Eu perdi o meu porque quis fazer muito no mesmo ano... Depois li uma matéria em que os caras trabalhavam uma coisa de cada vez, uma coisa por ano: transplante num ano, aramação no outro e poda mais drástica (de estrutura) no terceiro... Shimpaku é assim mesmo.
Pedro
Concordo plenamente, não é que não se possa proceder a duas intervenções na mesma altura, porque pode e a maioria das pessoas cá fazem-no e não morrem (na generalidade), mas acredito que não vale a pela esticar a corda 😉...porque cada caso é um caso.
É uma excelente espécie para trabalhar, e pessoalmente é das que mais gosto de mexer, também talvez por isso me tenha dado alguns desgostos...agora parece-me que acertei o passo.
Eu transplantei o meu este mês, porque tinha mesmo que ser devido a um vaso mal escolhido, mas pelo sim e pelo não, retirei-lhe alguns dos arames que tinha...para o libertar um pouco no proximo crescimento.
Fernando
Como bem refere o Pedro, o que havia a ser feito já foi...agora é tempo de convalescença...recuperar as raizes, coisa que por acaso especificou como estavam e o que cortou.
Brotação nem sempre são indicios de recuperação, mas como também de aflição...por vezes é o instinto de sobrevivência/o ultimo fôlego, por isso nada de precipitações com novas intervenções...é preciso calma.
Além de que o Junipero
chinensis sendo uma Sabina, quando exposto a algum tipo de agressão, depressa se faz notar na próxima rebentação, com crescimento em forma de espinhos e não de escamas como seria desejável/de esperar...isso já é indicador de uma agressão e só vai/irá desaparecer com o tempo...quando ela sentir que está ultrapassado o problema, ou seja, normalmente no ano seguinte 😉
Também é bom juntar as pontas das escamas velhas do próprio junipero ou de outros e adiciona-la ao substrato....assim como algumas ectomicorrizas no caso do solo antigo não as possuir.
Boa sorte.
Cptos
Castro