Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Muda de Serissa

mchagas13/02/2008 16:47
Muda de Serissa
Oi, me chamo Maycon, moro em floripa.
Comprei num horto uma muda de serissa, ela veio com vários caules, não sei se tem uma raiz central, ou tem várias mudas de serissa no mesmo vaso, porque não troquei a terra.
o que queria saber é se posso fazer uma transplante, ou só faço poda até a época recomendável. por que na verdade queria dividir os caules, não queria essa multiplicidade de caules. o que me indicam?

agradeço desde já
Marcos Castilho13/02/2008 19:41
Maycon você tem alguma foto para expor para nós?
mchagas13/02/2008 21:17
não, infelizmente eu não tenho fotos, e dificilmente conseguirei tirar .\

plantas compradas em horto, é recomendável o transplante para um vaso mais apropriado? até porque o vaso é de plástico.
pensei em coloca-la num escorredor de macarrão, até para dar uma engrossada no caule. quando perguntei para o vendedor quanto tempo ela tinha, ele disse que ia fazer um ano, aproximadamente.

está com um aspecto muito sadio, ao menos é o que parece.
Marcos Castilho14/02/2008 14:05
Colocá-la no escorredor e depois na mamadeira é sempre interessante pois acelera o crescimento, agora quanto ao transplante fora de época se você tem certeza que a serissa está bem sadia não tem muito problema. Só obeserve os cuidados após o transplante que deverá ter com ela.
mchagas14/02/2008 22:29
pensei no transplante por causa do escorredor. não preciso trocar a terra para colocar no escorredor?
Marcos Castilho15/02/2008 14:22
Como está fora de época para o transplante não aconselho trocar a terra pois terá que podar as raízes, e mexer nas raízes agora é complicado, mais é necessário sim trocar a terra pois no escorredor o substrato usado tem que ser bem drenado.
mchagas16/02/2008 09:48
declaração final:
como eu sou teimoso, e toda aquela coisa de iniciante, fui ver se era mesmo uma só raiz ou várias, e como imaginei, eram vários caules aleatórios, com raízes diferentes. separei todas e coloquei em vasos diferentes.
vamos ver se vai dar pé. todo o procedimento de transplante foi feito direito.
não coloquei elas num escorredor, quero primeiro ver se elas suportam a mudança.
se der certo, terei pelo menos um fukinagashi, que ficou perfeito, só trabalhar de agora em diante. um moyogi, um han-kengai e os outros dois para se trabalhar, mas com bastante possibilidades.
quando o resultado estiver "pronto" tento arrumar uma máquina para tirar umas fotos delas.

agradeço a atenção
😉
Alcides Junior18/02/2008 14:00
mchagas, as serissas são muito resistentes, acho que terá sucesso com elas...só não deixa muito no sol até se recuperarem bem.
mchagas18/02/2008 19:43
💡

obrigado pela dica
bem percebi que as folhas começaram a murchar um pouquinho
vou coloca-las na sombra de uma laranjeira que tenho aqui
e esperar o resultado
Alcides Junior19/02/2008 16:50
Se está murchando veja se não é falta de água.
mchagas19/02/2008 22:50
não não
falta de água não é não, a terra tá úmida ainda.
tô com medo de não ter ficado com uma boa drenagem.
bem veremos, por enquanto parecem bem.