Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer...procedimento para germinação?

LeonardoMoraes14/02/2008 14:20
Acer...procedimento para germinação?
Amigos,

Através de um amigo eu consegui sementes de algumas espécies de Acer (Acer buergeranum/Acer ginnala/Acer Palmatum 'Autumn Fire'/Acer palmatum 'Matsumurae'/Acer palmatum 'ornatum'), mas não conheço o processo de germinação das sementes. 🙄 Gostaria de saber se alguém já conseguiu germinação de alguma das espécies acima citadas? 🙄 E como foi feito, visto que as sementes são importadas e nosso clima pode interferir na germinação e desenvolvimento da planta. Posso apostar que não será uma tarefa fácil, mas estou disposto a "tentar"... Mas preciso da ajuda dos mais experientes...
Desde já agradeço... 😂
Sergivaldo14/02/2008 19:26
Leonardo,

Embora minhas experiências com áceres tenham sido pouco satisfatórias, haja visto que o clima da região onde moro não favorece o cultivo dessas espécies, já consegui que germinassem algumas sementes de Acer negundo da seguinte maneira:

1) Utilizei uma bandeja plástica, rasa, sem furo algum;

2) Coloquei substrato para hortaliças (Plantmax) até a metade da bandeja;

3) Espalhei as sementes, de forma que ficassem bem distribuídas sobre o substrato;

4) Com auxílio de um pulverizador, umedeci bastante o substrato com as sementes;

5) Cobri toda a bandeja com um plástico transparente, daqueles que utilizados para proteger alimentos ...

6) e depois guardei-a na geladeira, numa das gavetas que ficam abaixo do congelador.

7) Depois de algum tempo (não lembro exatamente quanto), as sementes começaram a germinar. A partir daí, foi só transplantar para potinhos individuais.

Abraços,

Sergivaldo
Carlos Barrêto15/02/2008 23:12
Oi Leo,

Mandei uma MP e e-mail.

Fica com Deus.

Abraços,
LeonardoMoraes17/02/2008 13:02
Obrigado aos colaboradores Sergivaldo e Carlos...
Com certeza...Jesus a alegria dos homens...