Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com praga

Diego Santana15/02/2008 14:52
Ajuda com praga
Como ninguem responde o tropico de "Doenças e seus cuidados resolvi postar aqui

Ola amigos estou com dificuldade com esta praga, quando as serrisas começam a florir essa praguinha ai ataca deixando as folhas enrrugadas no inicio e depois amarelam e acabam com todas as folhas, me indicaram passar sabao neutro ou detergente nas folhas, mas nao adianta muito alguem pode me auxiliar melhor>>>

Carlos Barrêto15/02/2008 23:08
Olá Diegão,

Não dá para ter certeza pela foto...pode ser pulgão, colchonilhas,pulgão lanoso,etc...

É importante tirar as folhas afetadas, dar uma geral por toda a planta e ver inclusive o estado das raízes...existem fungos que se fixam na raiz debilitando a planta.

Eu sugiro a utilização de detergente (parece que já tentou?), óleo mineral encontrado em floriculturas ou calda bordalesa.

O ideal seria você enviar uma MP para o Geraldo Inocêncio, ele tem boa experiência com pragas.

Seguem as composições
(Fonte:http://www.atelierdobonsai.com.br/fazer.html)

ÓLEO MINERAL
-Usado no combate a coxonilhos
MEDIDA - 4 cc por litro de água.

CALDA BORDALESA - fungicida
-A calda bordalesa é preparada com sulfato de cobre que é encontrado em casas
especializadas em jardins em sacos com pequenas quantidades.
MODO DE PREPARO - 2 grs ou 2 colheres de café por litro de água.

Com esses procedimentos, você elimina as pragas mais comuns.

Não sei se consegui te ajudar, mas não consegui identificar a praga no seu caso.

E o joelho, como está?...desejo uma excelente recuperação!!

Abraços,
Alcides Junior18/02/2008 13:54
Já tive o mesmo problema em minhas serissas. Para resolver usei óleo de neem e dimmy pronto.
edson060519/02/2008 00:29
Receitas caseiras
Diego,
segue aí algumas receitas caseiras para combater esses bandidos que gostam de almoçar as nossas plantinhas:

1 - Batida de alho (Allium sativum): Protege contra brocas, cochonilhas, ácaros, pulgões, lagartas e ferrugem. Bata no liquidificador 1 dente de alho com 1 litro de água, coe bem e pulverize.

2 - Infusão de camomila (Matricaria chamomilla): Controla várias doenças, estimula o desenvolvimento de plantas jovens e revitaliza as fracas. Coloque as flores em um recipiente de vidro e despeje água fervente. Tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe e espere esfriar.

3 - Macerado de pimenta (Capsicum annuum): Repele todos os insetos, principalmente cochonilhas e pulgões. Soque a pimenta em uma vasilha. Cubra com água e deixe descansar de um dia para o outro. Mexa bem e filtre em pano fino.

4 - Chá de folha de tomateiro (Lycopersicum esculentum): Folhas e caules têm ação inseticida e eliminam, inclusive, pulgões. Prefira os tomates orgânicos. Ferva um punhado de folhas e pedacinhos de caule em 1,5 litro de água. Aplique depois de frio.

5 - Calda de fumo de corda: Para cochonilhas, pulgões, larvas e ácaros. Proteja mãos e olhos ao borrifar. Pique 5 cm de fumo de corda e coloque de molho em água com uma tampinha de álcool por 24 horas. Coe e dilua em água na proporção 1:3

6 - Calda de sabão de coco: Contra cochonilhas, pulgões, ácaros e fungos. Raspe 1 colher de sopa de sabão e dissolva em 2 litros de água quente. Espere esfriar, coe e aplique.

Um abraço.
Edson.
anaestela01/03/2008 17:12
Edson, muito legais as suas dicas.
Você sabe qual funciona melhor contra um inseto preto bem pequeno, como se fosse um pernilongo minúsculo, que bota ovos nas folhas do ficus e faz a folha se dobrar no meio, como uma tortilha?
Já tentei óleo de neem, mas não fez muito efeito.
Ana
Alberto Alves01/03/2008 18:25
Valeu Edson adorei essas receitas caseiras 😄

Agora veio uma dúvida por exemplo se faço uma Infusão de camomila ou Calda de Fumo pro exemplo de quanto em quanto tempo posso aplicar para prevenção de pragas e em que epocas do ano isso é aconselhavel.

abração
Ivanil Pimentel Vieira01/03/2008 19:52
Edson,

estamos gratos pela postagem das receitas caseiras contra pragas.Já conhecia algumas , mas o leque de opções é que nos tranquiliza na hora de precisar-mos fazer uso delas.
Só uso no inicio da infestação.

Ivanil
Franz Lopes02/03/2008 12:51
Como vai Diego,

Isso parece ser cochonilha,

Já tratei essa praga em alguns exemplares meus e sob conselho do mestre Sergivaldo usei o Dimy pronto, que você pode comprar em casas especializadas.

Duas pulverizações com intervalos de 15 dias já dá...

Se a quantidade não for grande, você pode retirá-las com um contonete embebido em álcool ou acetona.

As fórmulas citadas pelos colegas também são muito úteis.

Abraços
edson060502/03/2008 15:40
anaestela eu tenho alguns fícus que também são atacados por essa praga que você mencionou. São realmente uma praga!!...
A saída que encontrei foi retirar as folhas atacadas e queimar, isso mesmo, queimar!!! só assim consegui diminuir a incidência dos bichinhos...
Uma pulverização preventiva sempre ajuda...
Abraço.
Edson.