Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cerveja como vitamina para bonsai - alguém usa?

pedrotv15/02/2008 23:06
Cerveja como vitamina para bonsai - alguém usa?
Amigos, visitando um fórum francês me deparei com uma discussão muito interessante sobre o uso de cerveja como vitamina para bonsai. Eles pegam uma garrafa pet de 1,5L vazia e uma de cerveja long neck (loura). Viram a cerveja na garrafa pet, enchem a long neck de água duas vezes, mandando para a garrafa pet a cada vez, deixando quieto por meia hora e depois mandam ver na rega. Alguns usam essa mistura mensalmente. A maioria usa para fortalecer as raízes após um transplante, por conter bastante vitamina B, muita proteína na cevada e a fermentação, que favorece a flora microbiótica favorável no substrato.
Vou passar a experiementar em algumas plantas, mas gostaria de saber se alguém aqui já usou e como que resultado.

Um grande abraço!
nickyfury16/02/2008 06:46
bonsai
Pedro, é testar, para ver se funciona. Mas complemente, se possível: no caso, molha-se apenas o substrato, ou a planta como um todo, atingindo galhos, folhas e caule? Permanece a rega única ou logo em seguida é efetuada nova rega, com agua comum, para "lavar" as folhas e retirar resíduos que possam prejudicar a planta, ou mesmo atrair insetos? 😲

É um procedimento realizado de quanto em quanto tempo? Eu faço adubação em minhas plantas usando a dobradinha TM+FO, sendo que ao preparar a massa, ao invés de agua pura, uso biofert plus dissolvido na agua, para agregar nutrientes adicionais não encontráveis na dobradinha. Ao fazer o aporte, optei pela repetição a cada 45 dias, retirando parte do material restante, antes da colocação do novo. 😄
Antonio Castro16/02/2008 20:12
Olá Pedro

Não me recordo onde foi que li um artigo desse género 😮ops: , talvez tenha sido no "artofbonsai" ou no "knowledgeofbonsai", mas já foi á uns anitos...e o autor (Bonsaista de renome) referia que costumava administrar cerveja com bastante regularidade, agora, sem alcoól ou baixo teor alcoólico 😉.

Pelas suas caracteristicas, acredito que será benéfico para a planta, talvez até mais que a maioria dos refrigerantes.
Penso por ex: que será bem mais seguro que utilizar Coca-cola, que mesmo perdendo o gás continuará com químicos... que a longo prazo 😕...

"O valor nutricional da cerveja ressalta sobretudo quando comparado com o das bebidas destiladas e as não fermentadas em relação à presença de vitaminas e minerais, já que a cerveja contém alguns nutrientes essenciais ao organismo, tais como potássio, magnésio, cálcio e sódio, em contraponto com os valores obtidos pelas bebidas destiladas que, regra geral, apresentam um valor nulo nestes indicadores.
...
A cerveja contém também uma maior incidência de vitaminas, particularmente do grupo B e um interessante índice de folatos, uma vitamina de particular importância que não é encontrada em mais nenhuma bebida destilada ou fermentada"
in: http://www.apcv.pt/asp/cerveja.asp?id_categoria=4

importa salientar que a bebida tem propriedades diuréticas, que aliadas a possiveis niveis de alcool, poderá provocar alguma desidratação...logo por prudência é melhor experimentar num pré-bonsai e depois passar para as restantes 😉

Boa sorte e ficamos a aguardar conclusões/evoluções 😉

[ ]s

Castro
Antonio Castro16/02/2008 20:36
Aqui no site do Sr. Morten Albeck também refere a respectiva utilização, em "vitaminas" 😉
http://www.shohin-europe.com/articles-watering.html

[ ]s

Castro
pedrotv16/02/2008 23:35
Pois é amigos, andei pesquisando mais sobre o assunto. Nicky, o uso seria sobre o substrato apenas. Pode e provavelmente irá, atrair insetos, caramujos, etc. Pelo que percebi o uso seria mensal como rotina de vitaminas para a planta, mas a utilização principal seria em caso de transplante, doença ou ataque de pragas ou após a frutificação/floração. Nesses casos, é usada como fortificante ou estimulante de retorno e aplicado semanalmente até a volta da adubação normal. Realmente é testar para ver, mas pelos processos de fermentação e vitamina B1 que a cerveja contém, provavelmente tem um fundamento muito real...

Antônio, encontrei vários tópicos sobre o assunto na bonsai milenar... Realmente as propriedades da bebida em termos de aporte energético são conhecidas até dos esportistas, principalmente ciclistas (eu me incluo nessa). Que repõem potássio e sódio (importantes para a restauração das fibras musculares) após uma prova. Quanto ao fator diurético, acredito que seja algo processado em nossos rins, órgão inexistentes na planta. Não sei como seria o processamento e/ou absorção dessas propriedades. Por isso acho conveniente não regar as folhas (estômatos).

Em alguns casos que foram relatados, foi a única maneira de salvar algumas plantas, com resultados satisfatórios. Bom, é claro que um tópico desse acaba descontraindo também o ambiente do fórum! 😄
Imaginem uma cerveja com um bonsai no rótulo sendo vendida em long neck numa loja para bonsai ou horto florestal? 😄 😄

Um grande abraço!
pedrotv16/02/2008 23:40
O Morten Albek usa sobre as folhas...
Meu medo seria o de atrair caramujos, mas podemos nesse caso fazer uma armadilha para eles (tem em alguns tópicos aqui).
darkaso16/02/2008 23:56
Amigos,

a ação diurética da cerveja é porque atrapalha a função da pituitária em controle hormonal. isto faz a pessoa ir mais ao banheiro. O álcool pode ter outra ação completamente diferente sobre o vegetal, já que não tem este tipo de controle da água, mas sim por osmose. O que pode acontecer também é que o álcool não tenha nenhum efeito sobre o vegetal. Mas eu recomendaria que deixasse a cerveja em uma bacia para o álcool evaporar, ou o uso da cerveja sem álcool(preferencial).

T+
Antonio Castro17/02/2008 16:41
pedrotv escreveu:
O Morten Albek usa sobre as folhas...
Meu medo seria o de atrair caramujos, mas podemos nesse caso fazer uma armadilha para eles (tem em alguns tópicos aqui).

Ele usa nas folhas, porque a adubação foliar é uma ferramenta poderosíssima ao nosso dispor, e que infelizmente tantas vezes nós a menosprezamos (eu incluido 😮ops🙂.

Embora não faça parte da função das folhas, ainda assim, elas conseguem processar uma pequena% de determinados nutrientes.

Essa % ainda que seja pouca, será a melhor maneira de o fazer chegar ao sistema radicular, coisa que poderá não ocorrer numa rega de solo, por haver nutrientes em excesso e que porventura poderão estar a inibir a absorção dos que estarão em falta.
Encharcar um solo nessas condições com adubos, não serve de nada apenas para aumentar a salinização do substrato ou as probabilidades de uma osmose inversa....como tal a aplicação foliar é um dos melhores recursos de correção dos nutrientes em falta e pode/deve inclusive ser complementada com a adubação normal.

Embora o autor dos artigos que li não tenham o referido, acredito que no caso das aplicações para auxilio do pós-transplante ou débilitada, o processo deva ser idêntico ao do soro glicosado, administrado durante o periodo noturno.

Acerca do álcool, não sei...penso que não deve haver problemas de maior, senão vejo porquê continuaria a existir este tipo de afirmações sem que ninguém as reclamasse 😉
e agora seria melhor a Cerveja normal ou a Preta? Segundo consta preta é mais nutiritiva 🙂 🙄

Os Caracois detestam tocar em "cobre" devido aos "choques" que lhes provoca aquando do contacto, senão é colocar sal á volta dos vasos.

Boa sorte

[ ]s

Castro
pedrotv17/02/2008 18:59
Castro, muito boa a dica do sal. Precisamos de um engenheiro químico para nos ajudar com essa sua pergunta: qual é a melhor cerveja, a preta ou a clara? Ou uma ruiva... Castro, não sei se conhece, mas aqui no Estado do Rio temos uma cerveja chamada Devassa. Muito gostosa e em alguns dos sabores possíveis, tem uma tal de Índia que me pareceu ser a mais nutritiva... Será que uma Índia é melhor? 😄 😄 Com certeza os índios conhecem bastante a natureza! 😄 😄
Brincadeiras a parte, tenho lido muitas fontes que fazem excelentes referências à cerveja e bonsai. A diferença para o soro glicosado ou refrigerante dormido é que a taxa de potássio, sódio e a levedura da cerveja, assim como a vitamina B1 são elementos a mais muito interessantes. O negócio agora é brindar com os bonsai! Já tem gente falando com as plantas (eu, com certeza, sempre que rego e faço algum trabalho nelas). Agora vai ter gente bebendo cerveja com os bonsai! Nossa, ainda bem que eles não dirigem!!! 😄 😄 😄

Um grande abraço e um brinde à nossa arte!
fabianoscosta19/02/2008 15:03
Ahahahaha

muito interessante, instrutivo e lúdico esse post, muito bom mesmo, gostei do encaminhamento q teve desde o princípio. 😄

o importante agora é que não haverá mais ninguém bebendo sozinho, que é um pecado, mas de agora em diante, o gole do santo, se aproveita para o bonsai tbm, tomara q ele esteja na bandeja, pelo menos temos q pensar q esteja... 😉 😕

grande abraço,
Fabiano.
Alcides Junior19/02/2008 18:49
Bom pessoal, eu uso a cerveja e a coca-cola dormida, ambas sem gás a mais ou menos um ano em algumas plantas e notei um melhor desenvolvimento delas...mal tenho certeza q não faz...