Shohin de Ficus microcarpa II
Cláudio C. Ratto01/06/2005 08:39
Shohin de Ficus microcarpa II
sergiofilipi01/06/2005 10:39
ARTISTA É ARTISTA, SEUS TARBALHOS SÃO BELISSIMOS, UM MAIS LINDO QUE O OUTRO PARABÉNS.
ABRAÇÃO
FILIPI
Charles01/06/2005 11:04
Re: Shohin de Ficus microcarpa II
Oi Ratto.... tudo bem?
Muito bonitos seus ficos cara....
Dá prá notar sua grande preocupação com o desenvolvimento da estrutura primária, nebari, tronco...
Seus trabalhos são um grande exemplo para todos nós... e a confirmação de uma premissa básica na arte bonsai...
paciência... paciência... paciência.... (que somadas com competência, nos trazem estas maravilhas... a longo prazo)
Parabéns,
Charles
Tecnolobo01/06/2005 11:14
Um trabalho E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R
eu aplaudo de pé esse cabra da peste clap.clapclap.clapclap.clapclap.clap.que base magnific a cara.
Depravou mais uma vez Mano Mouse.
Serginho01/06/2005 11:35
Belíssima sua planta Cláudio.
Tem como disbonibiliza-la em tamanho maior?
Abraços.
Cláudio C. Ratto02/06/2005 07:12
O segundo galho a esquerda vai sair.
Um abraço,
Alexandre S. Coelho02/06/2005 08:16
😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲
... não vamos cansar de olhar, e dizer... PARABÉNS Ratto !!!
andre02/06/2005 10:36
otimo trabalho, adoro ficus pela resistencia e esses que vc colocou so me incentivam mais no cultivo da especie.
Mário A G Leal02/06/2005 12:14
Cláudio, um trabalho maravilhoso, meu amigo! Todos gostaríamos de ver quando você fizer as alterações que informa.
Angela Fernandes02/06/2005 15:44
Grande Ratto !!!!!!!!!!!!!!!
Estou "babando" pelo excelente trabalho !!!!!!!!!!! 😂 😂 😂 😛 😛
Parabéns meu amigo !!!!!!!!!!
Beijos
Angela- aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Lando02/06/2005 16:05
Estupendo trabalho, Ratto.
Você realmente vê a necesseidade de retirar esse segundo galho da esquerda?
Com respeito, acho que você poderia elevar um poquinho mais o galho fininho que está logo atrás dele.
Um abraço.
Até mais,
Antonio Castro02/06/2005 17:31
Olá Cláudio 🙂 ,
Mais um excelente trabalho, 😄 Hein
E com o mesmo tipo de apresentação...por acaso não é trabalho para uma edição??😲, está trabalhada como a outra, assim tão arrumadinha está para sair um livro não tarda 😈
Só é pena é que desta forma os tamanhos das fotos são reduzidos, bom lá tenho que ir ao "megagaleria" ve se estão maiores 🙂
Na minha opinião, ( se me for permitido ) sem esse segundo ramo ela ganha mais movimento, já que ele está a sair quase ao mesmo nivel do primeiro, e desvia ligeiramente a atenção, mas tambem garanto ia pensar bem sobre o que fazer, como diz o amigo "Lando", pode haver outras soluções.
Muito Bom mesmo 😄
[ ]s
Castro
Lando02/06/2005 23:06
Antonio,
Eu penso o contrário de você. Creio que o bonsai não ganharia movimento e sim uma grande falha! Porque aquela região do tronco onde se encontra o galho é toda reta.
Retirando-o, vão ficar dois galhos bem estruturados e opostos abaixo e uma copinha acima... Quer dizer, o galho que praticamente serve de liame entre a base e o cume vai distancia-los em vez de exercer o que ele ainda continua fazendo: unir e transformando tudo em uma copa somente.
Bom, eu elevaria um pouco mais o galhinho que está atrás dele e baixaria, também um pouco só, o treceiro galho que se vê à direita da planta. Eles são quase opostos.
É apenas a minha opinião, embora não se tenha pedido...
Um abraço a todos.
Até mais,
Lando02/06/2005 23:57
Oooopa!!!
Vendo o conjunto de imagens acima, verifiquei que foi um erro de comunicação do Ratto (na numeração ordinal)... Não é o segundo galho à esquerda que ele pretende retirar, e sim o primeiro.
Bom, mesmo assim eu não retiraria... Continuo com minhas sugestões. E aliás, observando bem, vergaria bem de leve esse primeiro galho para baixo, porque está muito retão!
(Com todo respeito)
Até mais pessoal,
Cláudio C. Ratto03/06/2005 10:45
Charles,
Mesmo morando numa casa, o espaço que tenho disponível para os bonsai é reduzido. Isso é divido a vegetação ao redor da minha construção e também pela topografia do terreno que é plano/inclinado, de encosta. Por isso a maioria das minhas plantas são nessa escala, além de ter um gosto especial pelos Ficus também.
Lando,
Boa observação !
Realmente foi um erro meu, pois seria o “primeiro” galho e não o segundo. É só olhar na primeira foto abaixo à esquerda que retirei o mesmo. Este sai de trás da planta e é por isso que tem que ser retirado. Dará mais equilíbrio, a partir do momento que eu retira-lo e aramar os demais galhos.
Antônio,
Tem sido muito bom os seus comentários, continue assim, ok ?
Saber a opinião dos patrícios é sempre bom !
Bem, estou colocando esses exemplares aqui, para serem discutidos entre a gente, pois a idéia é melhorarmos ainda mais o refinamento dos nossos trabalhos.
Agradeço de coração cada palavra escrita por vocês, pois tem sido um grande incentivo para min !
O meu obrigado também aos colegas:
Sérgio Filipi, Tecno, Serginho, Alexandre, Mário e Angela.
Um abraços forte em todos vocês !
gago03/06/2005 10:58
nossaaaa mtooo show esse ficus, mandou mto bem Ratto!!! meus parabens !!
abraços
Rodrigo
Cláudio C. Ratto03/06/2005 11:04
Valeu Gago !
Espero um dia poder ter a hora de receber sua visita !?
Um abraço,
Antonio Castro03/06/2005 19:39
Olá companheiros
😄 😄 Mesmo com o "lapso" da posição dos ramos, eu entendi que o 1.º ramo seria o da direita e o 2.º o da esquerda, talvez baseado pela foto virtual 😄 😄
[ ]s
Castro
Willian05/06/2005 13:27
Ratto, bela planta, tem como postar as medidas dela?
jackson06/06/2005 06:22
CARA!!!!!
que trabalho!!!!
ficou de babar.
se puder posta os detalhes (idade, tempo de educação, fotos anteriores, etc...)
[]s
Sergivaldo06/06/2005 18:18
Grande Ratto,
Mais um desses seus belos exemplares... já estão me faltando os adjetivos.
Este ficus já está muito bonito e com as alterações que você pretende fazer irá se tornar ainda melhor.
Gostaria de saber se, além de eliminar o primeiro galho à esquerda, você irá direcionar alguns galhos seguindo o mesmo movimento do primeiro, à direita?
Um abração,
Sergivaldo
Cláudio C. Ratto10/06/2005 11:15
Willian,
Ela mede 20 cm de altura com uma copa quase que na mesma proporção em diâmetro.
Sergivaldo,
Devo criar uma sinuosidade maior no primeiro galho e os demais galhos devo aramar de forma a posiciona-los para preenchimento da copa. Como essa planta ficou sem manutenção por muito tempo, esta perdeu um pouco da compactação das folhas e dos ramos. Tirei essas fotos logo assim que a podei. Então estou esperando uma nova brotação, pois agora tem mais entrada de luz solar e na primavera devo fazer uma nova intervenção...................vamos ver futuramente como fica. Colocarei mais fotos aqui, falou ?
Mais uma vez obrigado a todos pelo incentivo !
Abraços,
Sergivaldo10/06/2005 11:23
Beleza, Cláudio,
Vai ficar muito mais bonita do que já está. Ficarei aguardando seu desenvolvimento.
Um abração,
Sergivaldo
Pedro Stumm29/07/2005 11:05
Ratto
Talvez seja tarde, mas não é melhor o primeiro da esquerda sair???
Pedro
pedro pires29/07/2005 15:46
grande artista!!