Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tentando Recuperar um Ficus

Fabio Rocha17/02/2008 13:30
Tentando Recuperar um Ficus
Tenho este ficus a um ano e quando retirava os arames acabou quebrando próximo a base, de 60cm ficou com 20cm.
Tentei recuperar, aguardo comentários e sugestões dos amigos.

Detalhe da parte quebrada

Nebari

Será que tem algum futuro?

Abraço,
Ivanil Pimentel Vieira17/02/2008 18:34
Fábio,

na verdade foi lamentável o fato ocorrido...éssa espécie de ficus quebra com muita facilidade.Na minha opininião você deve usar uma pasta o quanto antes para proteje-la da entrada de fungos.

Ivanil
Paulo César Morais17/02/2008 21:50
Fábio, o legal na Arte Bonsai é que na maioria das vezes sempre há uma nova possibilidade. não sei o que tinha em mente para sua planta e qual estilo que estava trabalhando antes do acidente,mas agora é só escolher um dos galhos que ficaram e desenvolver uma nova copa. talvez ele fique com uma conicidade até melhor agora. Faça como Ivanil disse, cuide da ferida e é claro que ele tem futuro sim.
esse ficus tem que ter cuidado redobrado pra aramar, quebram até por pensamento.
abraço.
Fabio Rocha17/02/2008 22:01
Obrigado Ivanil e Paulo, já tratei a ferida, agora é só aguardar a formação da nova copa.

Abraço aos amigos.
pedrotv17/02/2008 22:34
Tem tudo para ser um shohin maravilhoso. Não sei como estava antes, mas gostei muito das possibilidades que oferece. Uma dica com o ficus boni: use preferncialmente tração,evitando aramação o máximo possível. O ideal é conseguir estilizar usando apenas a poda. Ontem, eu vi o Cláudio Ratto podando um fícus. Ele ia explicando que deve-se podar logo após a primeira folha, cuidado para não danificar o brotinho na base dela. Dali sairão dois galhos. Depois é só fazer a mesma coisa nesses galhos. Ramificação, diminuição das folhas e compactação. Tudo o que o seu ficus precisa...
Uma boa sorte!
Elio17/02/2008 23:40
Olá Fábio!

Embora quebrado acho que vc tem ainda em mãos uma boa planta.
Faço apenas uma correção: O Ficus cicatriza facilmente porém, para acelerar e ficar uma cicatriz mais indelével e necessária fazê-la côncava.
Deixe o Cambium mais baixo do que a casca. Experiência própria.

Abraço
Marcos Castilho18/02/2008 14:33
Concordo com o Paulo a males que vem para o bem agora espere formar uma nova copa e como ele disse, quebra os galhos muito fácil mesmo.
edson060518/02/2008 23:39
Fábio,
você pode aproveitar o movimento do tronco e o belo nebari (que me parecem favorecer) para modelar o teu fícus no estilo FUKINAGASHI, como neste desenho do Marcelo Duprat, aproveitando como frente a primeira foto.

Um abraço.
Edson.