Vinicius19/02/2008 01:07
Crescimento de deformação no tronco do FICUS!
Olá amigos, venho postar estas fotos para ver se vocês me ajudam a decidir o que fazer com meu ficus, essa deformidade que podemos ver nas fotos veio com ele desde que ganhei, PORÉM está aumentando de tamanho, minha dúvida, é se posso passar o serrote ali, e colocar uma pasta cicatrizante, mas tenho medo que volte a crescer.... enfim se alguém souber o que é, e o que fazer me ajude!

Rogério19/02/2008 01:36
deformação no tronco do FICUS
Caro Amigo Vinicius
Acredito que seu medo tem fundamento se comparado com um Ficus que tenho.
Adquiri um Ficus que tinha uma deformudade como essa e resolvi tirar com um estilete.
Ficou bom por uns meses + o problema voltou a aparecer e crescer novamente.
Ficarei de olho nesse asunto que vc postou, pois muito me interessa resolver o problema...
Abraço.
Wilson Fracassi19/02/2008 08:51
Vinicius,
Esta deformação é causada por um virus. O procedimento mais simples para acabar com isso é de fato arrancá-lo. Mas tem que tirar por completo, chegando até mesmo a escavar um pouco a madeira. Dentro de algum tempo irá cicatrizar e fechar como se tive-se podado um galho grosso.
Vinicius19/02/2008 11:17
Obrigado pela dica Wilson, devo usar que tipo de pasta cicatrizante? será que qualquer uma serve?
Wilson Fracassi19/02/2008 12:03
Vinicius,
Eu particulamente uso a pasta cicatrizante da Biofert, mas desde que seja uma de boa qualidade, independe a marca.
Rogério19/02/2008 13:39
Caro amigo Wilson Fracassi
Sua dica também me foi útil. Vou seguir o procedimento.
Muito obrigado.
Rogério.
Vinicius19/02/2008 18:08
então pelo que eu percebo é um tipo de câncer da planta!
e tem que ser removido por completo!
e vejo também que é mais comum do que eu pensava!
vou cortar e vamos ver o que acontece!
🙂
Ferreira19/02/2008 21:43
Esterilização
Pessoal
Estes tumores em plantas podem ser provocados por microrganismos (tais como vírus e bactérias), transmitidos por insetos ou ferramentas contaminadas. Portanto, é importante lembrar da necessidade de limpar/esterilizar as ferramentas. Este procedimento de esterilização é fundamental, principalmente nas ferramentas utilizadas para sua remoção, visando impedir a transmissão para outras plantas.
nickyfury19/02/2008 22:36
bonsai
Dica: acabou de usar a ferramenta, molhe com agua, em seguida usando uma bucha de espuma macia e sabão, lavar bem, esfregando até deixar bem limpa, principalmente a parte das laminas. em seguida, enxaguar, depois secar bem com um pano seco.
Finalizado essa parte, pegar oleo de maquina (singer) e lubrificar toda a peça (lamina e partes). Após, pegar uma flanela e retirar o excesso de óleo, mantendo apenas uma leve película. As ferramentas então estarão prontas para serem acondicionadas em sua caixa. Eu prefiro uma caixa plastica para guardá-las. As tesouras, geralmente, vêm acompanhadas com capas protetoras das lâminas, confeccionadas em couro. Um estojo de couro acondicona todas em repartições individuais, em seguida enrolo esse protetor e guardo na caixa plastica.
Geralmente, faço isso sempre que termino os trabalhos com as ferramentas. Todo o processo dura em média 10 a 15 minutos, dependendo da quantidade de peças que foram usadas.
Vinicius20/02/2008 10:23
Ferreira e nickyfury, obrigado pela ajuda, e de fato este é um cuidado que muitos (leia-se eu) não tem! (tinha)
hehehehehe...