Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Manacá da Serra com problemas!!!!

Almir Apude19/02/2008 11:46
Manacá da Serra com problemas!!!!
Olá Pessoal !!!!

Um amigo possui na porta da casa dele, um belo exemplar de Manacá da Serra, e esta planta está infestada com uma praga que não sei o nome, vou tentar descrevê-la..
São aqueles fios amarelos, parecem um espaguete, ou linha de lã na cor amarela que alguem tentou enfeitar a planta, esses fios vão aos poucos tomando toda a copa da planta e parece que vai sufocando, acredito que se seja uma parasita certo????? Exsite uma maneira de combatê-lo???

Se alguem, souber a forma de se combater esta praga, ficaremos bastante gratos.

Valeu pessoas !!!
Abraços
Almir
Diego Santana19/02/2008 12:55
Almir nao sei qual é esta praga, mas aqui na minha cidade é muito comum em pingo de ouro, na epoca que começa a frutificar....
Almir Apude19/02/2008 21:54
Valeu !!!
Olá Amigo Diego !!!!!

Agradeço muito pela atenção, em responder, então vamos aguardar mais um pouco, quem sabe alguem que já tenha tido alguma experiência com relação à este Parasita, possa nos ajudar..
Valeu mesmo...

Abraços
Almir
darkaso19/02/2008 22:56
Almir,

também não me lembro o nome, mas sei que onde dá dificilmente fica planta viva. Ela recobre a planta e não deixa ela respirar. Aqui em BH no fim do ano passado deu em uma canteiro de uma praça. A prefeitura podou no toco para tentar salvar, deu certo. Mas tem que podar a ponto de não ficar nada.

T+
Wilson Fracassi20/02/2008 09:02
Almir,

Quando não se pode identificar precisamente uma praga é necessário tentar combate-la por tentativa e erro, certo. Então vamos lá. Basicamente as pragas dividen-se em : ácaros, pulgões (ou cochonilhas ) e fungos, (sei que existem virus, bactérias e outras aindas) mas as mais comuns são as citadas. Então faça uma mistura de enxofre, óleo mineral e um inseticida (tipo decis ou malathion). Pode misturar tudo junto e proceder uma aplicação, depois de uma semana aplica um fungicida. Com isto fehcamos um grande leque de possibilidades. Quanto não consigo identificar com precisão faço isso, é mais ou menos como uma "quimioterapia".
edson060521/02/2008 00:27
Amigos,
essa praga não seria a erva-de-passarinho ?
Se assim for, basicamente tem que arrancar uma por uma...

Erva-de-passarinho, segundo os agrônomos, é uma planta superior, daninha, parasita, que ataca geralmente as plantas tropicais, lenhosas e as árvores, sugando sua seiva e podendo causar até a morte da planta se não for retirada. A parasita recebeu esse nome porque se espalha com a ajuda dos passarinhos: eles ingerem as sementes que são eliminadas mais tarde, junto com as fezes. Plantas como azaléias, primaveras e jacarandá, entre outras, são as preferidas por essa praga. Não existe nenhum remédio para acabar com ela, a não ser arrancá-la uma a uma dos galhos e jogá-las fora.

Espero ter ajudado...
Edson.
Ricardo Loriggio28/02/2008 21:20
É realmente erva de passarinho ou cipó chumbo. o unico remédio é arrancar sem deixar vestígios ou a planta morre.