Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Problema em Ficus microcarpa

Mallet21/02/2008 14:40
Problema em Ficus microcarpa
Caros amigos,

sou novo no fórum e inicio minha participação com uma foto de um dos meus Ficus microcarpa que está apresentando manchas escuras nas folhas. Algumas folhas secam no sua extremidade e acabam caindo. Alguém poderia me ajudar a identificar esse problema?

Abraços a todos.

Mallet
aristoteles21/02/2008 15:07
Cadê a foto?

Sem a foto fica muito dificil a identificação
Mallet21/02/2008 15:18
Oi, Aristóteles,

obrigado por tentar ajudar, mas não estou conseguindo anexar a foto. Será que estou tentando anexar corretamente.

Abraço,

Mallet
Mallet21/02/2008 15:36
Finalmente a foto de Ficus microcarpa com problema nas folhas.

Ferreira22/02/2008 12:43
Mallet

Este tipo de lesão normalmente é o resultado do ataque de fungos, mas também pode ser causado por bactérias. Para se livrar deles, a opção mais fácil é eliminar todas as folhas afetadas (incluindo aquelas apenas manchadas de amarelo) e depois borrifar com calda sulfocálcica diluída. A calda deve ser diluída apenas na hora do uso: 1,5 ml para 1 litro de água. Aplicar com pulverizador e repetir uma semana depois. Esta aplicação pode ser feita quinzenalmente, de forma preventiva.
Mallet22/02/2008 20:43
Olá, Ferreira.

Obrigado pela informação. Vou tentar o tratamento.

Abraço
robinsonalexandre22/02/2008 21:27
Tem outros métodos!
Você pode estar removendo as folhas mais afetadas como disse o nosso amigo logo acima, depois você pode aplicar algum vitamínico para folhas.
Se você conhece o fungo, use o produto certo para acabar com ele, mas se você não o conhece, aplique o vitamínico para folhas, isso vai deixar a planta mais forte e ela por si só acabará com o fungo.

PS.: Procure produtos a base de cobre, pode ser o Cupro Dimy