rafaelvitorio21/02/2008 19:38
Acerola
E esta o que azer?

Paulo César Morais23/02/2008 03:01
Rafael, tudo bem?
sua acerola ela não apresenta um estilo definido, o tronco cresce com uma pequena curvatura e depois segue reto e apresentando a mesma espessura.
o importante no Bonsai é buscar uma certa conicidade, uma espécie da afunilamento gradual da copa, deixando o visual muito mais harmônico.
sugiro que coloque em um vaso grande de educação, ou pode ser escorredor, e no momento certo faça uma poda baixa. pode aproveitar aqueles brotos mais baixos pra trabalhar a nova copa. a acerola aceita bem uma poda drástica.
Aqui no Triângulo Mineiro temos duas estações praticamente, uma chuvosa e outra seca com um pouco de frio. as acerolas aqui param de brotar neste período seco ( que começa por volta de abril ou maio), e voltam a crescer no começo de setembro. Eu sempre mudo as minhas acerolas em setembro, que seria o começo da primavera.
Procure ver o clima da sua região e veja a melhor epoca pra fazer a mudança pra um vaso maior.
abraço.
Alberto Alves23/02/2008 18:54
Olá Rafael,adoro acerolas 😄
O Paulo disse tudo,se fosse minha cortaria acima desse primeiro galho,e com ele trabalharia o futuro bonsai 😉
abração
Alexandre S. Coelho24/02/2008 12:11
Concordo com os amigos acima 😉
Franz Lopes28/02/2008 15:41
Como vai Rafael,
Eu também cortaria acima do primeiro galho (tentaria aproveitar a parte superior cortada) e daria uma curvatura ao galho secundário por sobre a linha base do tronco, tentando um futuro moyogi.
Abraços
Franz
edson060528/02/2008 21:38
rafael,
a minha sugestão é podar logo acima deste primeiro galho à direita, incliná-la para a esquerda e esperar as brotações...
Um abraço.
Edson.