Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Leucaena leucocephala.

Cláudio José Teixeira22/02/2008 19:45
Leucaena leucocephala.
Olá a todos,

Este exemplar de leucena está comigo desde 2004, foi obtido por semente e sua condução se deu somente com podas drásticas. Recentemente resolvi fazer uma outra poda de caule e a primeira de raiz, dessa vez para começar a estruturar uma copa.

Opinem por favor.

Vistas frontal e posterior, ainda a definir.

Vistas laterais:

Abraços,

Cláudio.
joellagunasc22/02/2008 22:19
Claudio que show , ja tinha visto tua leucena , que tronco e que conicidade!!!! Ta com tudo em amigo
Só acho que tu deverias bater as fotos mais de longe um pouco para podermos ver o conjunto todo.

Abraços
Cláudio José Teixeira22/02/2008 22:47
Joel,

Obrigado,

Estou tendo alguns problemas de espaço, estas plantas estão em grandes vasos e bacias, ficam difíceis de se carregar e o meu quintal está literalmente tomado, fica complicado até para andar. Vou ver o que consigo fazer para melhorar a qualidade das fotos.

Grande abraço,

Cláudio.
Marcos Paulo Duarte22/02/2008 23:34
Ola Cláudio

muito boa essa leucena
tenho uma com 1 ano e outra com 2, o que impressiona nessa espécie é o desenvolvimento acelerado muito rapido mesmo

a tua tá linda, com uma ótima conicidade, acho que a frente seria a primeira foto mesmo, aí é só formar os galhos adensar mais e tua planta vai ficar muito boa
parabéns
Cláudio José Teixeira23/02/2008 06:34
Marcos,

O desenvolvimento acelerado é a melhor característica dessa espécie, já a formação de copa é outra história, o crescimento não segue nenhum padrão, o que é muito comum em outras espécies. Acho que para formar e dar densidade resta o esquema de podar e esperar crescer...

Abraços,

Cláudio.
Alexandre S. Coelho24/02/2008 12:27
Mais um show de planta ❗

Cláudio, tua aramagem tá parecendo muito próxima as distâncias das voltas do arame, bem como a ancoragem (fixação) deles parecem soltas...
Cláudio José Teixeira24/02/2008 13:01
Alexandre,

O aspécto, bem como a aramagem em si ficaram péssimos!!! Não consegui um bom apoio e os galhos, muito finos pareciam que iriam quebrar. Na verdade o que eu queria com ela era só pequenos movimentos de posicionamento, acho que isto foi conseguido, mesmo nestas condições.

Abraços,

Cláudio.
Cláudio José Teixeira26/07/2008 14:06
Atualizando o tópico,

Hoje esta leucena encontra-se em um vaso, que não é exatamente o definitivo, para treinamento das raízes e desenvolvimento da copa.

Abraços,

Cláudio.
Rogério26/07/2008 15:31
Cláudio José Teixeira
É uma pena + eu não estou conseguindo ver as fotos...
Não sei por que!!!
Abraço.
Rogério
edson060526/07/2008 19:37
Cláudio,
essa Leucena está ficando ótima; com boa conicidade e movimento nos dois primeiros terços do tronco, mas acho que o ápice está muito reto...
Abraço.
Edson.
Cláudio José Teixeira23/01/2010 19:04
Olá a todos,

Atualizando o tópico.

Depois de uma temporada no vaso de bonsai, comecei a ficar descontente com o ápice desta planta, por motivo já relatado em outro post. Então voltei com ela para um grande vaso de treinamento, aramei e deixei crescer a ramificação nesta área. Aproveitei o reenvase para dar inclinação para a direita e para trás, a direita para expor a raíz do lado oposto, para trás no intuito de acentuar a sensação de profundidade.

Vou esperar nova brotação e deverei fazer nova poda, deixando o ápice desta forma:

Críticas, sugestões e dicas...

Abraços,

Cláudio.
Willian23/01/2010 23:06
Cláudio,

muito boa a evolução!

Comecei umas estaquias de troncos grossos e preciso de dicas quanto a podas, aramação e substrato.
Cláudio José Teixeira24/01/2010 08:46
Wilian,

Seu bairro é muito rico em material que pode ser usado para bonsai, desde mudas que crescem em terrenos abandonados, até rochas que podemos encontrar até nas calçadas. Consegui uma muito boa em frente ao Carrefour na virada de ano...

As leucenas crescem em substratos dos mais inusitados, enraizam até em chão de cimento úmido... Mas aconselho o uso de substrato dos bons, que com certeza vai facilitar o manuseio futuro. No meu caso tenho usado partes iguais de brita zero, tijolo moido e peneirado e terra preta, como moramos na mesma cidade e com clima bem próximo, acho que poderia ser uma boa mistura para as suas também.

Em relação a aramagem, ela aceita bem, ainda que o resultado final fique aquém de outras espécies, tipo ulmus e serissas. Uma outra opção de condução seria crescimento e poda, já que a resposta desta espécie é muito rápida.

Darei uma olhada nos posts das tuas mudas e se puder acrescentarei mais algumas observações.

Valeu,

Cláudio.
Vhalveruth25/01/2010 09:15
To aqui babando, pq um materia desse tem futuro certo

abraços
Willian25/01/2010 15:36
Cláudio,

obrigado. Dicas anotadas.

Perto do Carrefour, vemos muitos retusas. Que planta conseguiu?
Cláudio José Teixeira25/01/2010 20:35
Vhalveruth,

Agradeço as palavras,

Espero que pela rapidez dessa espécie este futuro estaja bem perto... Contudo, vou tocando o projeto sem pressa para não queimar etapas e me arrepender mais tarde...

Abraços,

Wilian,

Não tem de que, qualquer coisa estamos aí...

O que arrumei em frente ao carrefour não foi planta, mas sim uma rocha.

Abraços,

Cláudio.
Rafael Spinola27/01/2010 13:54
Parabéns! maravilhoso trabalho! não tenho nenhuma sugestão porque para mim está perfeita, gostaria só de saber que espécie é, seria a leucena ou parente dela, teria sementes para negociarmos?
Abração!
Alexandre S. Coelho27/01/2010 17:20
Grande Cláudio!!!

O Rafael agora falou e disse: Nem precisa de sugestão agora pois está FENOMENAL esta planta... Que venham as brotações ❗ ❗ ❗

Parabéns e não esquece de atualizar o tópico 😲
Cláudio José Teixeira27/01/2010 21:31
Rafael,

Ela é uma leucena, durante a última poda retirei umas dez favas e joguei no lixo... Vou ver o que tenho por aqui, se tiver alguma fava perdida entrarei em contato.

Alexandre,

Que bom rever o amigo, como você está?

As brotações vieram com tudo, já que não retirei nenhuma raíz. Não sei se no final elas vão preencher todos os espassos que pretendo mas com certeza irão dar muita mais densidade a futura copa.

Pode deixar que irei atualizar este e outros tópicos meus.

Valeu pelos elogios,

Abraços,

Cláudio.