Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

FÍCUS -> AJUDA PARA ESTILIZAR

12
Rafael Gomes08/03/2008 18:54
Nobres colegas,

Gostaria da ajuda de vocês para escolher o melhor substrato (mistura) para colocar na mamadeira, pois as raízes já começaram a surgir pelos furos inferiores do escorredor!! 😄

Qualquer dia desses eu posto aqui uma foto de uma estaca que eu podei deste Fícus e plantei, há quase 2 semanas. Vou esperar um pouco mais para ver se ela vai vingar mesmo. Estou pensando em aproveitar o seu tamanho e característica e fazer um mame. Gostaria de saber a opinião de vocês, se tem futuro, e se tem "macetes" para se manter um mame.

Abraços
Franz Lopes08/03/2008 19:06
Amigo,

Não há uma fórmula determinada...

Há um consenso que diz que deve ser rico em matéria orgânica (adubo).

Eu uso 60% de terra vegetal e 40% de farinha de osso com torta de mamona (meio a meio).

Mas alguns indicam 50% de terra vegetal e 50% de esterco.

Abraços.
Rafael Gomes08/03/2008 19:11
Valeu, Franz!!

Final de semana que vem comprarei esse material e prepararei a mamadeira.

Forte abraço e bom final de semana!
Rafael Gomes06/04/2008 14:38
Nobres colegas,

Tenho sempre acompanhado o fórum, sempre tentando aprender o máximo com a dicas e sugestões dadas por vocês!

Essa semana vi a foto de um Fícus de 16 anos de trabalho aqui no fórum que despertou minha atenção, pois achei que seria uma bota meta para o futuro do meu pré-bonsai.

Segue a foto do Bonsai mencionado:

E esta é a indicação de onde eu cortaria o caule:

Agora gostaria de saber a opinião/crítica de vocês! Vocês acham que seria uma boa idéia??
Estou muito ancioso para começar a dar forma esse meu arbusto! 😉
Se os comentários forem positivos, estou pensando seriamente em fazer a poda hoje, aproveitando que o dia está meio frio e chuvoso aqui no Rio, e deve permanecer assim até terça-feira, pelo menos.

Forte abraço a todos! Desde já agradeço a ajuda de todos!
Franz Lopes06/04/2008 17:52
Como vai amigo,

Eu não faria esta poda que você pretende. Eu aproveitaria a estrutura apresentada por sua planta que tem um ar de rusticidade e exotismo, devido às curvas dos galhos secundários.
Seguindo as fotos postadas em fevereiro (terceira foto), eu retiraria um dos galhos do centro que aparentemente estão se entrecruzando.

Por enquanto deixaria a planta se desenvolver. Podas mais drásticas, só no começo da primavera.

Abraços e boa sorte.

Franz
Rafael Gomes06/04/2008 18:44
Olá, Franz!

Obrigado pelas dicas!
Como eu estava muito ancioso, acabei realizando uma poda, antes de você postar esta mensagem. Porém, no hora H bateu a indecisão e o medo. Então, eliminei alguns galhos, e reduzi a altura dos 3 galhos principais, porém os mantive!

Espero que ela se recupere bem; e eu não tenha me empolgado e exagerado na dose! 😮ops:

Tentarei postar novas fotos em breve, para que vocês continuem me ajudando e dando novas idéias!
Como já devem ter reparado, ainda não tenho uma meta definida ...

Ah, teria algum problema em adubá-la já esta semana? Ou podas "quase" drásticas e adubação são assuntos indendentes??

Forte abraço !
Franz Lopes06/04/2008 19:21
Deve esperar pelo menos um mês após o transplante para efetuar a primeira adubação.

Franz
Franciane06/04/2008 21:29
Olá Rafael, belo ficus você tem!!
Posso dar uma sugestão ??
Por que você não tenta fazer uma alporquia dos galhos com ramificações mais desenvolvidas a medida que fizer a poda? Aí você terá mais alguns ficus para sua coleção.
Dá uma olhadinha no link de alporquia:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=4580
Espero ter sido clara.
Abraços!!
Rafael Gomes06/04/2008 21:54
Oi, francianevs !

Muito obrigado pela força e pela dica! Com certeza vou dar uma lida neste artigo sobre alporquia.

Você acabou me lembrando de mencionar algo interessante: há umas 3 semanas, quando eu fiz umas pequenas podas, retirei um galhinho ... Como ele era pequeno e tinha uma inclinação interessante, resolvi plantá-lo num vaso para ver no que dava. Acabou que ele pegou ...

O detalhe é que neste mesmo vaso, 3 semanas antes, eu tinha colocado algumas sementes de minha antiga romã anã. Como já devem imaginar, as sementes começaram a germinar! Já dei algumas mudinhas, mas ainda tem 2, junto com o Fícus .... No próximo final de semana vou tentar retirá-las.

Com essa mudinha de Fícus, eu pretendo fazer um mame. Aí vou precisar ouvir as dicas de vocês. Final de semana que vem postarei a foto.

Forte abraços a todos e boa semana!
Rafael Gomes13/04/2008 17:39
Meus amigos,

Seguem as fotos do Fícus após a poda no final de semana passado:

Aguardo críticas e sugestões!!
Desde já agradeço.

Forte abraço!
12