Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadory - Pingo D´ouro

jorgeleao123/02/2008 23:45
Yamadory - Pingo D´ouro
Olá adiquiri esta planta quando estava fazendo uma reforma no jardim aqui de casa... Quando tirei-a do chão era um planta muito alta e sem nenhuma folhagem na parte inerior do tronco. Isso porque a copa era mto densa e impedia que a luz chegasse à parte inferior...
Plantei-a logo num vaso razo para educá-la, e para a minha surpresa ela brotou vigorosamente como pode ser vista na foto:

Será que alguem poderia dar algum palpite sobre o estio a seguir??
Andei vendo umas projeções que o mestre Alexandre fez para alguns amigos do fórum e fiquei muito imprecionado, e se não fosse muita ousadia gostaria de pedi-lo para que faça uma projeção para esta planta... 😉

Muito obrigado a todos

Jorge Leão
jorgeleao124/02/2008 00:23
Penso em fazer um ereto informal, mas talvez a primeira curva esteja muito distante da segunda, consequentemente os galhos tb ficarão...
não sei...

eis o meu projeto:

Oque vocês acham?
Alexandre S. Coelho24/02/2008 11:35
Oi Jorge,

É verdade que a maioria dos amigos gostam dos meus projetos, porém Mestre seria uma descrição muiiiiito longe de minha pessoa 😂

Procuro ajudar da melhor forma possível e é sempre um prazer tentar projetar algo nesta arte bonsai ❗

Tua planta tem uma bela base, mas a parte muito reta do tronco logo acima da 1ª curva me dá uma idéia para tentar uma árvore mais baixa 💡
Eu cortaria conforme o desenho e esperava as brotações:
Paulo César Morais24/02/2008 20:03
Jorge, a projeção do Alexandre, na minha opinião, é a melhor opção. aproveita a parte mais bonita, que é a base. a copa vai ficar muito mais bonita e harmônica desse jeito.
tenho um pingo-de-ouro que também arranquei do chão e tem uma base bem grossa. estou tentando algo parecido ao que foi sugerido. no futuro vou mostrar a sequência de fotos.
abraço a todos.
flavio bonsai25/02/2008 08:58
então acho que vc tem um pingo de ouro com bastante potencial ,
e esta projeção do alexandre ficou bem interessante , acho que se vc a seguir com certeza vai ficar muito bom , sendo que o pingo de ouro tem uma brotação bem vigorosa logo tera uma boa estrutura e poderá começar a trabalhar o ápice dessa planta .
cascao25/02/2008 16:53
queria aproveitar esse forum para tirar uma duvida minha.

Eu já tive 2 pingos de ouro.
eles estavam bem, tendo novas brotações e tudos mais,
mas depois de um tempo as folha mucharam e logo depois ele morreu..

oq levou ele a obito? 😕
IÊ BAISI27/02/2008 16:39
pingo de ouro
Cascão
preste atençao em fungos e demais,eles costumam dar por baixo,vc nem percebe 🙁 🙁 ,eu tenho um pingo de ouro que estava a coisa mais linda ,derrepente comessou a cair as folhas ❓ ,percebi que tinha alguns pontos brancos,logo apliquei veneno,hoje ele esta bonito denovo 😂 ,preste atenção agora na epoca das chuvas,muita umidade causa isto.
se vc quiser saber mais sobre venenos,entre em contato co Geraldo Inocencio(no forun) ele sabe muito.....
Marcos Castilho27/02/2008 18:38
o Eduardo disse tudo mesmo, a umidade é terrível no pingo de ouro, minha mãe tinha um canteiro lindo que começou a aparecer uns fungos em tudo e ela perdeu um bocado do jardim por excesso de chuva. Não teve como evitar.
jorgeleao127/02/2008 18:57
Oi pessoal!

Muito obrigado pela atenção!! 😄
Vou seguir o projeto do Alexandre, a quem eu agradeço a paciência e a colaboração. Fazendo o corte mais junto à base provavelmente terei que seguir o estilo vassoura, estou certo?!

Obrigado!

Jorge Leão
Alexandre S. Coelho28/02/2008 09:05
Oi Jorge,

pelo contrário... fazendo este corte você vai poder trabalhar em vários estilos apartir de um galho novo que pode ser conduzido como continuação do tronco 😉
jorgeleao129/02/2008 22:19
Oi Alexandre!!!!

Neste final de semana vou fazer como você disse!!
Só fico meio em duvida de como posso conduzir um novo galho como continuação do tronco... isso porque o tronco é bastante grosso, como fazer para disfarçar a diferença de espessura entre o tronco e o galho??

Abraço!!

Jorge Leão
cascao03/03/2008 14:43
valeu pela ajuda
vou ficar mais ligado

=D