Fabio Rocha24/02/2008 20:01
Dúvidas Cambuim
Comprei este pré de Cambuim (+-30 cm) este fim de semana e tenho algumas dúvidas:
Qual o melhor estilo?
Retiro o galho da direita?
Diâmetro da copa +- 25cm
Abraços
Marcos Castilho25/02/2008 14:07
Fábio será que não seria melhor você esperar ele dar uma engrossada no tronco para depois seguir um projeto para ele? Pois achei que o tronco está muito fino.
Paulo César Morais25/02/2008 17:46
Fábio, acho que o Marcos tem razão, e também as fotos não mostram a base da planta. tenta colocar novas fotos que mostrem melhor a sua arvore. pode até colocar fotos um pouco menores que abrem mais fácil no fórum e facilita a visualização.
abraço.
fabianoscosta25/02/2008 20:15
Amigos, falando nesta espécie, seria o momento de podas radicais e transplante de camboim sem problemas? será q ele aguenta bem nesta época? Tenho um grande e pretendo fazer tudo junto, mas gostaria de saber se ele é bem resistente... obrigado e me perdoe disvirtuar seu tópicoum pouquinho, mas n deixa de estar em acordo com a espécie...🙂
Fábio, faça uma foto mais de longe, que pegue a planta inteira, inclusive a base, daí fica mais fácil...
abraço,
Fabiano
Paulo César Morais26/02/2008 03:23
Fabiano, eu não posso falar muito dessa espécie pois nunca trabalhei com ela. se ela for semelhante às outra mirtaceas, como a pitanga, a uvaia ou a cerejeira do rio grande, deve ser bem resistente.
quanto a época, observei aqui na minha região, Sudeste, que fazer as podas em pitangueiras nessa época não é legal. os brotos pode ser atacados por fungos. aconteceu com uma mudas que podei nas ultimas semanas, não e nada grave, mas descobri que é melhor no fim do periodo seco, lá pra setembro. como vc mora no sul, não posso falar muito do clima aí.
aqui está chovendo muito mesmo. as chuvas aqui vão até março ou abril, depois um período seco com um pouco de frio.
flavio bonsai26/02/2008 10:03
acho que deve tirar o galho da direita e essa raiz que tbem esta distoando
a sua planta e colocaria em um escorredor pra engrossar o tronco.