Diego Santana26/02/2008 15:51
Serrisa, novo projeto
Ola amigos descobri onde tinha as serrisas e comprei algumas mudas, apenas uns gravetinhos mas acredito nelas pois axo de enorme beleza, ai vai um projetinho feito por mim, quem sabe chego la, a muda vai ficar neste saquinho por mais algum tempo pois esta muito quente aqui, e quero que ela se acostume no seu novo lar....
Antes
Daqui uns 5 anos de escorredor né..

edson060526/02/2008 17:38
Diego,
acredito que você fez uma ótima aquisição e o projeto tem futuro; dará um ótimo MOYOGI!!! A muda tem boa conicidade e bom movimento de tronco. A minha sugestão é esperar o inverno para fazer o envase para um escorredor.
Um abraço.
Edson.
Alexandre S. Coelho28/02/2008 09:25
Diego,
tem um bom futuro esta pequena ❗
Considerando que deve ter umas raízes interessantes... incliná-la para esquerda pode dar o primeiro movimento ao tronco 😉
A aramação não ficou muito eficiente e sugiro revê-la.
Diego Santana28/02/2008 11:35
Alexandre.
Não ficou mesmo, o planta dura hem, vou mudar para o arrame de cobre que é mais duro, pois essa mudinha era totalmente reta, quase nao deu movimento, coloquei ela no escorredor, vou esperar mais algum tempo pra retirada deste arrame....
nickyfury28/02/2008 14:24
bonsai
Diego, algumas dicas quanto ao cultivo da serissa, calcadas na minha experiencia prática com essa espécie: o uso de arame, para formar estrutura em qualquer estilo, geralmente compromete a emissão de brotação (reduz), de maneira que, quanto maior o tempo em que permanecer aramada, mais demorado será para o preenchimento da massa verde pretendida. 🙁
Ao fazer o reenvase para o escorredor, lembre-se sempre de distribuir as raízes numa forma o mais radial possível. Isso permite a formação de um bom nebari, desde logo. 😄
Aliás, sobrando raízes mais ou menos grossas não se acanhe: corte-as e use como estacas. Dão ótimas mudas e vem com um movimento sinuoso adquirido, evitando o desperdicio futuro com aramagem de tronco inclusive. 😄
Um bom solo para acelerar o crescimento da serissa é composto de terra tipo plantax (usada por horticultores para produção de mudas novas) e pedrisco ou caco de telha (ou um ou o outro, não precisa os dois). A brotação acelera bem com esse composto, melhor que na areia pura. 😄
Adubação, prefira a orgânica: Torta de Mamona+Farinha de Osso, ou então, adubo de gado, bem curtido. No mais, gostei do movimento de sua serissa. Lembre-se apenas de nos manter sempre atualizados quanto ao desenvolvimento dela, para o futuro. 😄
Diego Santana28/02/2008 18:11
nickyfury
Muito obrigado pela ajuda, vou segir seu conselhos a risca, pois nao tenho nenhuma intimidade com serissas, somete as variegata, vou passala para o escorredor daqui um mes, e vou mostrar seu desenvolvimento neste topico....