Cláudio José Teixeira27/02/2008 20:07
Ficus retusa - projetos de base.
Olá a todos,
Desde que descobri o site do sidiao, tenho tentado aplicar a técnica deles em meus ficus. Estes que estou trazendo são plantas de 2001 e 2002, obtidas por estacas e desde meados de 2006 estou aplicando a estimulação e condução de raízes aéreas. Sei que ainda falta um longo, mais muito longo caminho até que atinja meus objetivos, mas acho que os primeiros resultados já começam a aparecer.
Vejam:
Dicas, opiniões, críticas...
Abraços,
Cláudio.
Alberto Alves27/02/2008 21:10
Muito bom Cláudio,muito legal o trabalho que está fazendo,a espécie também ajuda né... 😄
Realmente o site do Sidiao tem trabalhos com raizes expostas muito bonitos,serve de inspiração e encorajam muitos a tentar fazer algo(eu sou um deles).
Sucesso e grande abraço 😉
Edmilson27/02/2008 21:33
Tecnica ?
Belas plantas Claudio, mas poderia falar mais sobre o que esta fazendo para obter estes resultados ???
Abrço fraterno
Cláudio José Teixeira28/02/2008 08:32
Alberto,
Obrigado,
A espécie ajuda muito, nem todas as variedades de ficus são tão eficientes para isto. O site do sidião mudou minha forma de ver o ficus, principalmente o retusa.
Abraços,
Edmilson,
O que faço é estimular a soltura de raízes aéreas, isto consigo com pequenos traumas no caule. Depois é só direcioná-las e prensá-las no caule e nas outras raízes. Quando elas chegam ao solo crescem e se fundem com o resto da árvore.
Abraços,
Cláudio.
Franz Lopes28/02/2008 09:35
Amigo,
Você poderia nos passar o endereço do site deste Sidião?
Tenho muito interesse por esta espécie tbm... para mim a melhor entre os ficus...
Abraços e obrigado.
Franz
Cláudio José Teixeira28/02/2008 11:00
Olá Franz,
Aqui está:
http://www.sidiao.com/index_e.htm
Dê uma olhada e veja as galerias, são ótimas em bonsai tropical, que podemos cultivar em nosso país.
Abraços,
Cláudio.
nickyfury28/02/2008 14:37
bonsai
Claudio, aos meus experimentos calcados no que é divulgado no site do Shari Sidião, acrescentei o uso de musgo esfagno pré-umedecido com hormonio enraizante diluido, cobrindo em seguida com plastico preto. Isso acarreta uma aceleração na emissão e crescimento das raízes aereas, o que encurta o tempo de cultivo e trato em sua obtenção. 😄
Pode-se, tambem, aplicar ao tronco, via enxerto por encostia, mudas novas de ficus, que podem ser obtidas a partir da mesma planta ou não. Isso e mais o enxerto por transfixia (baixa-se um galho da mesma planta, passando-o por um furo feito no caule da planta principal, na altura que quiser ou o comprimento do galho permitir) facilita bastante a emissão de novas raízes aereas. 😄
O uso de caninhos ou canudinhos para conduzir as raízes aereas desde seu nascedouro até o solo da planta, auxilia enormemente em seu engrossamento, estimulando-a, via aplicação constante de hormonio enraizante diluido, a desenvolver-se mais rapidamente tambem. 😄
Consoante isso, parabens por sua planta e pelo trabalho levado a termo por voce até o momento. Esperaremos o futuro, para nos mostrar o resultado final desse que promete vir a ser um magnifico trabalho. 😄
Franz Lopes28/02/2008 15:21
Obrigado amigo Cláudio.
Vou dar uma olhada.
Franz