Zelkova
Marcos Castilho01/03/2008 16:52
Zelkova
Olá amigos foristas, olhem a minha mais nova peça do meu acervo uma zelkova:
Ela está num vaso plástico ainda não sei a idade dela com certeza mais o vendedor ainda vai confirmar. Vou esperar a próxima primavera para passá-la para um belo vaso em "definitivo".
EZEQUIEL JUNIOR01/03/2008 16:54
Marcos,
Belo movimento do tronco!!!
Ainda vou conseguir fazer uma dessas....
abração...
Alberto Alves01/03/2008 17:54
Bela planta Marcos,parabéns pela aquisição 😄
abraços
Ivanil Pimentel Vieira01/03/2008 19:28
Marcos,
muito bom teu exemplar, parabéns pela aquisição.
Quanto ao teu vendedor, êle é praticante da Arte Bonsai ou é um viveirista? e o valor pode ser citado?
Ivanil
Cláudio José Teixeira01/03/2008 19:50
Marcos,
Essa planta com ceteza foi conduzida por alguém ligado ao bonsai, você pode confirmar? Acho que o movimento do caule é muito interessante, mas acho que a mesma movimentação não é repetida nos galhos, o que pode ser conseguido com uma aramagem. Também acho que falta um pouco de conicidade, daí uma engorda com galhos de sacrifício na parte baixa da árvore seria uma boa opção... No mais é uma bela aquisição.
Abraços,
Cláudio.
edson060501/03/2008 19:51
Marcos,
a Zelkova é uma espécie muito bonita e essa tua tem uma boa estrutura. Parabéns pela aquisição.
Abraço.
Edson.
Mauro Kugler Filho01/03/2008 19:52
Cara que material maravilhoso em??????? Meus parabéns! 😉
Marcos Castilho02/03/2008 11:44
Amigos ela saiu para mim por R$ 200,00, e pertencia a alguém ligada a arte do bonsai.
Franz Lopes02/03/2008 12:05
Belíssima planta Marcos!!! Bela aquisição...
E que estrutura!... Certamente requisitou longos anos de trabalho do antigo dono...
Qual a altura a partir da base, você possui a informação?
Abraços e obrigado.
Franz
Marcos Castilho02/03/2008 15:14
Franz são 42cm de altura só da árvore, fora o vaso. A idade ainda vou conseguir.
_newbe02/03/2008 16:59
muito boa a planta. parabéns!
Com um pouco de trabalho se tornará um excelente bonsai
sobre a procedência, me parece vinda do Vicente Romangnole 🙄
_newbe02/03/2008 17:32
à propósito, essa planta me parece na verdade um ulmus 🙄
Folha de zelkova (mais "compridas" e com as "serrilhas" mais aparentes):
Folha de ulmus (estas parecem mais com as da sua planta):
Questiono isso porque tenho aqui uma planta que sempre chamei de zelkvova (parecida com a sua, mas com um tronco bem mais fino, adquirida inclusive do romangnole no evento bonsai 2006 do atelier) e que há pouco tempo, junto a alguns amigos do brasília bonsai clube cheguei à conclusão que trata-se na verdade de um ulmus. 😮ops:
alguém com experiência confirma a informação?
abraços e parabéns de novo pela aquisição.
Franz Lopes02/03/2008 17:38
Valeu Marcos...
A propósito, tomando como frente a última foto, já dá pra ir baixando esses galhos... O que acha? 😉
Abraços.
Ivanil Pimentel Vieira02/03/2008 19:02
Marcos,
Ótima negociação.Parabéns!
Um abraço,
Ivanil
Marcos Castilho03/03/2008 13:34
Newbe observando ela bem de perto dá para perceber que se trata de uma Zelkova Serrata pois as folhas são parecidas com a sua primeira foto e ela é da família das Ulmáceas, a mesma do Ulmus. Também tenho um Ulmus de 9 anos e nota-se a diferença colocando os dois bonsai lado a lado, e Franz acho que vou seguir a sua dica.
Alcides Junior04/03/2008 07:28
Bela planta, com certeza no transplante um bom vaso vai ser um belo bonsai!
Parabéns
flavio bonsai04/03/2008 10:29
com certeza vc tem em mãos um belo exemplar .
vai ficar muito bom .
tuchë gama27/03/2008 22:49
PARABENS , BELA COMPRA MARCOS,
BOM MOVIMENTO DE TRONCO 😄
PRECISA DE MAIS CONICIDADE COMO DISSE O CLAUDIO
ESTA PLANTA MERECE O SACRIFICIO DE TER QUE ESPERAR UM POUCO MAIS PARA A POR EM UM VASO DEFINITIVO 😉 😉 😉
EU INDICARIA QUE A COLOCASE EM UM VASO PLASTICO GRANDE
E CULTIVASE OS RAMOS DE SACRIFICIO NA PARTE BAIXA DO TRONCO ATE CONSEGUIR UMA BOA CONICIDADE
AO FINAL DESTE PROCESSO(SACRIFICIO)APOS ALGUNS ANOS E COM UM MELHOR TRABALHO NOS GALHOS TERA UMA ARVORE INVEJAVEL 🙄 🙄 🙄
Charles27/03/2008 23:02
Oi Marcos, tudo bem?
Voce tem um belo material em mãos... e diversão (trabalho!!!... 😄) garantida por muito tempo!...
Sobre a falta de conicidade, eu pensaria em talvez outra alternativa prá ela!... 🙄 ..
O galho de sacrificio nesta planta, penso que só daria resultado se um pedaço dele próprio se tornasse o ápice, o que me parece que deixaria sua árvore muito alta...
Assim, acho que se voce fizesse uma completa aramação nela, tanto galhos principais como secudários, poderia redireciná-los de forma a ir escondendo gradativamente mais a parte superior do tronco!.... 🙄
Seria interessante deixar apenas alguns "vislumbres" da parte superiro do tronco, mas reduzindo e efeito da pouca conicidade... 🙄 🙄
Pelas fotos não consegui ver com clareza se há algum galho na parte supeiror que possa ser aramado e posicionado de forma a assumir a função de ápice, mas sem que, com isso, aumente a altura da árvore...
Dessa forma, o menor diâmetro de um eventual galho, poderia dar o efeito de melhor conicidade... Se existe essa chance... seria uma outra alternativa!.... 🙄 🙄
Sobre a espécie em si... também arrisco palpitar que o colega Newbe tenha razão!.... 🙄 ... As diferenças da folhas da zelkova serrata e ulmus são bem visíveis e, além disso, não sei explicar a razão de certos ulmus (parvifolia) terem folhas ligeiramente maiores que a média... o que pode aumentar o risco de serem confundidos com zelkova... 🙄 🙄
Boa sorte e bom trabalho com ela!
Charles
tuchë gama30/03/2008 04:12
DESCULPA QUALQUER ENGANO OK ❓ 😉 😉