edson060502/03/2008 23:27
Esterco de aves
Amigos,
haveria algum problema fazer a composição do substrato do escorredor e eventualmente da mamadeira com esterco de aves?
Um abraço.
Edson.
Marcos Castilho03/03/2008 13:58
Você está querendo dizer sobre a Galinaça? É essa?
edson060503/03/2008 19:24
Marcos,
a Galinaça eu não conheço. Esse a que eu me referi é um produto vendido pela VITAPLAN. Apesar da recomendação do fabricante, ouvi dizer certa vez que o esterco de aves é mais forte que o de gado ou cavalo, devendo-se portanto moderar...
Abraço.
Edson.
Illex04/03/2008 12:22
Edson,
Certamente. O esterco proveniente de aves tem alto teor de Nitrogenio, bem acima dos teores encontrados em estercos provenientes de ruminantes como equinos e bovinos. É recomendado moderação (tem que estar bem fermentado (curtido)), porém já presenciei ótimos resultados destes produtos em mamadeiras feitos por amigos, um deles que utilizava bastante esse método é o nosso velho conhecido amigo Valdir Hobus.
Conseguiu um desenvolvimento espetácular de sua Pitangueira, que me lembro até hoje em pouco tempo de cultivo, pois o Nitrogênio favorece o crescimento foliar e geral da planta, dando uma acelerada no processo, porém após isso requer algumas manutenções na parte verde (copa) da planta, para posterior diminuição das folhas, que certamente irão crescer mais que o normal em tamanho.
Não conheço experiencias com produtos industrializados como este da VITAPLAN ao qual se refere, estas experiencias que citei foram feitas particularmente, ou seja, a coleta do esterco foi manual, após passar algum tempo em estado de fermentação (varia de 1 mês a 2 meses para esterco de aves), era feita sua utilização na mamadeira do Bonsai.
Minhas colocações foram muito objetivas e meio secas, talvez algum amigo no Fórum tenha mais informações concretas sobre o assunto, especialmente sobre esse produto industrializado, assim esperaremos. No mais espero ter ajudado. T+ amigo.
Abraços:
Illex
Ivanil Pimentel Vieira07/03/2008 21:41
Marcos,
vc citou a galinaça, que já houve falar.O adubo citado é encontrado com facilidade de mercado ou é o oferecido num kit de uma empresa que vende outros produtos para Bonsai?
Ivanil
Marcos Castilho08/03/2008 14:06
Ivanil o adubo galinaça é encontrado no site da bonsaikai num kit de adubação. O preço acho um pouquinho salgado, então uma idéia que tive foi pedir ao meu sogro que possui um sítio, para juntar o esterco das aves para mim. Achei que os resultados foram melhores que outros abubos, mais ele me disse para usar em pouca quantidade pois segundo ele o esterco de aves é um pouco forte demais.
Ivanil Pimentel Vieira08/03/2008 17:15
Caro Marcos,
eu já sabia do kit da Bonsaikai, mas como vc disse é um tanto salgado para ser usado em pequenas mudas , plantas ou pré-Bonsai
Mas tua experiência deve ser anotada e também divulgada aqui no Fórun, pois muitos bonsaístas tem como eu tenho e vc também a possibilidade de se conseguir o adubo sem custo algum e por ser recomendado em aplicações ao menos uma vez ao ano.
Um abraço,
Ivanil