Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Eugenia Inclinada

duprat10/03/2008 18:34
Eugenia Inclinada
Oi pessoal,
Vou atualizar aqui em cima mesmo para vpcês não terem de percorrer tudo para ver. Tomei coragem e retirei o galho da frente. A foto não está lá muito boa, os desenhos das copas atrás e na ponta estão mais separados.

Esta imagem abaixo é de agora primavera de 2009.

Segue a mensagem inicial.....

To bem sumido não é? Enrolado a pampa mas doido para postar o que tenho feito.
Vou dar uma atualizada neste trabalho com o novo vaso e que fiz. Já havia postado este trabalho, não sei se lembram.... mas catei, catei, e não achei o tópico anterior. É pena pois a seqüência e as sugestões sempre ajudam a entender a evolução.
Bem o vaso é de cimento e com fôrma muito fácil de fazer. Estava curtindo os bonsais do Walter Pall e vi alguns vasos que me deram a idéia deste. Vou postar as fotos da confecção do vaso no tópico como fazer e depois coloco o link aqui – para quem se interessar.
Acho que agora o trabalho se assentou - o que acham?
edson060510/03/2008 20:24
Duprat,
beleza de trabalho; o vaso ficou ótimo!! Depois vou dar uma espiada no passo-a-passo pra aprender...
Abraço.
Edson.
joellagunasc10/03/2008 20:51
Duprat , muito bonita tua eugenia parabens.
Com relação a perder topicos , eu nunca vi como é deficiente o sistema de busca do forum . É mais facil tu achar um topico do forum no google do que no propiio forum.Experimenta!!!

Joel
Mauro Kugler Filho10/03/2008 22:02
Parabéns pela planta! Gostaria de saber se é musgo ou uma gramínea plantada no vaso? Ficou muito bom o efeito.
duprat10/03/2008 23:39
link do processo do vaso

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?p=83783#83783

Mauro, é musgo da calçada de cimento do meu visinho.
Pego as placas e vou furando elas com palitinho sobre o substrato para plantar. Substrato de tijolo. Assim furado mantém a boa drenagem e aeração....
Muba11/03/2008 15:09
Maravilhoso teu trabalho! Ficou muito bom mesmo!
Gostei do vaso, vo da uma lida la no passo-a-passo!
Parabéns
Marcos Castilho11/03/2008 19:34
Duprat para manter esse musgo assim sempre verdinho e não morrer, você molha ele quantas vezes ao dia?
Ivanil Pimentel Vieira11/03/2008 19:53
Duprat,

acho que passei batido em alguma parte,não encontrei a quantidade de areia +cimento+cica!

Agradeço,

Ivanil
duprat11/03/2008 20:13
Pessoal obrigado pela força.

Marcos para ser sincero neste vaso ainda não sei - ele acolheu o dobro do substrato que imaginei necessario. Mas troquei a uns seis meses toda a cobertura de meus trabalhos por este musgo "tradicional". Ele pede agua sim e quando o substrato está no ponto de ser regado novamente é que ele fica com um verde intenso. Logo a seguir começa a secar. Mas tudo depende da velocidade de secagem do substrato e de sua quantidade. Tenho regado normalmente uma vez por dia com o cuidado de não deixar no sol de meio dia se regar previamente. mas isso ja fazia.....
pauloventura11/03/2008 22:05
resposta
Caro amigo Duprat.

Beleza de trabalho muito bom....
Só penso que você poderia ter feito o vaso um pouco mais alongado
pra esquerda.Me deu a imprençao de um certo vazio entre a ponta do
vaso e a copa da arvore. Não tome esta obs,como crítica pois sou um
fã das sus obras........

Un grande abraço.
PV
duprat11/03/2008 23:36
De fato amigo paulo,
achei que iria conseguir plantar o nebari mais para a direita do vaso mas meus furos de fixação não permitiram. Queria também deixar a planta um tempo com bastante sobra de substrato e diga-se de passagem a quantidade de substrato que coube no vaso foi surpreendente para mim. No proximo reenvase vou ver se faço outros furos com broca mesmo para posicionar mais para a direita estabilizando mais este problema citado. Não queria aumentar o vaso, talvez até pelo contrário ficasse melhor um menor. É tão facil de fazer este vaso que não custa fazer outro mais adequado ....
também tenho que resolver melhor os galhos mais baixos. O desenho deles ainda permanece fora do jogo ....

Agora nao achei mesmo o topico anterior ....
coloco as fotos de como estava antes para se ver como com o tempo a idéia e forma vão se assentando. Esse já sofreu variações ...

Cleriston12/03/2008 09:52
duprat, não tenho o q falar a não ser parabéns!
flavio bonsai12/03/2008 18:51
duprat ficou muito bom , realmente ta show de bola.
e o vaso tbem ficou otimo .
ja esperimentou colocar aquele pó XADRES pra colorir no cimento .
fica muito bom tbem tem um cor de tijolo fica muito bom.
duprat12/03/2008 19:05
Sim claro, o cimento é o cimento branco estrutural,
Para quebrar a dureza do branco coloquei um pouco de marrom xadrez (acho que vc tinha citado o chamado vermelho). Ficou um tom parecido com o do tronco da eugeniam, um terra de siena neutro. Poderia tb ter ficado mais escuro, mas o branco do cimento clareou mais do que tinha imaginado....
duprat12/03/2008 19:09
Uma dica boa é é ter a mao o vermelho o amarelo e o preto xadrez.
quando o cimento estiver no ponto já semi seco pinte so com pigmento e muita agua.... funciona com pintura afresco. O cimento absorve o pigmento e o agarra. O efeito fica bem pedra pois dá umas transparencias....
duprat11/10/2009 00:01
atualização no início da mensagem
Markus Von Kossel11/10/2009 13:26
Muito show sua eugenia!
Nunca dei muita bola pra essa planta!
Vou prestar mais atenção nelas!
Adoro esses vasos organicos!
Vou fazer alguns também!
abrsço
Parabens!