Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fungo/bolor em corte radical de ficus variegata.

hsp12/03/2008 11:41
Fungo/bolor em corte radical de ficus variegata.
Ola;
Na ultima desfolha total que fiz neste fds num ficus variegata, observei que as podas radicais no tronco que fiz ja faz uns 4 meses, estao pretejando e ficando com uma camada parecida como fungo/bolor de pao. Percebi tambem que estao surgindo manchas brancas ao longo do tronco principal e em alguns galhos.
O que que eu faço 🙁 ❓
Pensei em raspar esse fungo com escova de lavar roupa e sabao e todo o tronco tambem e depois aplicar alguma pasta em cima.
Estou preocupado pois esse ficus eu ja trabalho nele ha uns 4 anos e agora que comecou a querer ficar com algum estilo, sabe como é né....
Valeus
Helio.
Carlos Barrêto12/03/2008 16:24
Olá Hélio,

Coloque uma foto do seu Fícus para ajudar no nosso diagnóstico, ok?.

Se ele for Benjamina Variegata, não é bom desfolhar total...pode não rebrotar...

Dequalquer forma aplique a escova com detergente ou óleo mineral encontrado em floriculturas...mas não raspe pois pode criar uma área sujeita a fungos...o ideal é matar a praga...

Limpe com detergente dia sim, dia não, por 10 dias e aguarde o resultado.

De qualquer forma, coloque a foto para analisrmos melhor, ok?

Boa sorte com sua planta!!

Abraços,
Elio14/03/2008 20:56
Olá Xará!

Leva a planta amnhã, sábado, 15/3 lá no nosso workshop onde haverá muitos bonsaístas que podem ajudá-lo.
Av. Manoel Ribas, 3640-Santa Felicidade
3336.6215.
Tbém estarei lá.

Abraço
hsp14/03/2008 23:02
Elio escreveu:
Olá Xará!

Leva a planta amnhã, sábado, 15/3 lá no nosso workshop onde haverá muitos bonsaístas que podem ajudá-lo.
Av. Manoel Ribas, 3640-Santa Felicidade
3336.6215.
Tbém estarei lá.

Abraço

Valeu a dica, muito obrigado. Quem sabe eu consiga dar uma passada por la, ja aproveito e atualizo a minha adega, rs. No caso desse ficus vai ser complicado levar porque ele ta em um vaso grande, mas deve ter material e exemplos a beça por la amanha ne... Sera que la por umas tres da tarde ainda tem movimentacao por la?
Flow