Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Calliandra depauperata

123
Alexandre S. Coelho13/03/2008 08:27
Calliandra depauperata
Esta é uma Calliandra depauperata, proveniente do Ceará e adquirida na Aldeia Bonsai da amiga Rejane!

Infelizmente não tirei fotos do antes, que foi um pequeno massacre para aproveitar a base da planta... 😈 😂 😂

Em dois meses já tinha bons galhos para trabalhar:

Gosto muito da textura do tronco e do nebari:

vista de cima e para comparar as dimensões:

Espero que gostem 😄
Charles13/03/2008 10:28
Re: Depauperata
Oi Alexandre, tudo bem?

Bonita demais sua depauperata! 😉
É de babar ao se ver algumas características dela, tais como:
- a beleza do nebari,
- o movimento do tronco,
- a textura da casca,
- a delicadeza das folhas.....

Enfim.. me parece uma planta perfeita para bonsai! 🙄

Eu comecei a trabalhar algumas poucas depauperatas também, mas estão em estágio muito inicial!...

São plantas muito diferentes das que trabalhei até hoje... Com ceretza vai ser um belo aprendizado!

Coloque fotos da evolução da sua, ok?... e parabéns pelo trabalho que está fazendo com ela... 😉

Abraço,
Charles
edson060513/03/2008 17:16
Alexandre,
o Charles já disse tudo!!! belíssima planta...
Um abraço.
Edson.
fabianoscosta13/03/2008 17:39
Obra-de-arte, perfeição de planta, muito linda, meus parabéns!

Abração,
Fabiano
Elio14/03/2008 21:28
Olá Alexandre!

Ficou 10!
O Tronco, magnífico!
Deixe eu aproveitar o tópico e perguntar:
Eu comprei uma Calliandra depauperata da Rejane, mês passado. Chegou bem, já se adaptou e só perdi um galhinho bem pequeno.
Em se tratando de planta do nordeste ela requer bem menos água?
Adubação? Insolação?

Não economize dicas! Creio que o Charles, que também começou agora a trabalhar com essa espécie, queira saber.

Abração
Alcides Junior15/03/2008 07:24
Linda planta.....uma beleza única.

Quero aproveitar o tópico e pedir que me digam como comprar essas belezuras???
A Rejane tem site???
Desde já agradeço.
bivis15/03/2008 08:38
Parabéns pela planta, ótimo trabalho. O conjunto da textura do tronco e nebari tem uma harmonia incrível! me chamou muito a atenção.

Abraço!
Alexandre S. Coelho15/03/2008 09:39
Pessoal

Obrigado pelos elogios!!!

Esta espécie a princípio parece frágil, mas na verdade é bastante resistente. Não tem muito mistério no cultivo... água, adubação... tudo básico. Gosta de sol pleno! Quando mudamos de local ou começamos a mexer, ela fecha logo as pequenas folhas, porém depois é só colocá-la sob o sol que ela volta ao normal.
O importante é aramar os galhos ainda fininhos, pois logo lignificam e tornam-se quebradiços. O arame não pode ficar muito apertado senão este galho pode secar 😉

A Aldeia Bonsai (Rejane) ainda não tem site, ela prometeu que ainda este ano estará on line 😂
seu contato pode ser pelo email bonsai@hotlink.com.br ou telefone (81)3459.1869. O Pedro Torquato do Ceará também deve ter exemplares para venda e participa do fórum com o codinome "eu" 😉

Vamos atualizando o tópico com mais fotos assim que tiver mudanças 😲
Elio15/03/2008 19:09
Valeu, Alexandre!
Daqui um ano eu mostro a minha..................rs!

Junior, passa um e-mail para a Rejane e peça para ela te reencaminhar um e-mail que ela me passou com umas 10 fotos de Depauperata.
A melhor eu já escolhi, né!

Abraço
Rogério15/03/2008 21:36
Alexandre,
Parabéns pela aquisição do belíssimo exemplar.
Cara de sorte... Não é sempre que se acha uma planta com tanto potencial como essa.
Lindíssima mesmo...
Parabéns
Abraço
Rogério
Alexandre S. Coelho17/03/2008 14:47
Oi Rogério

Inicialmente ela esta com boa parte do tronco enterrada e na vertical... aí como sempre digo, devemos começar olhando aonde está o nebari 😲 😂 😉
Obrigado!
Alexandre S. Coelho21/11/2011 23:12
Oi pessoal

Um amigo forista citou esta planta recentemente, então procurei e resolvi "desenterrar" este tópico... 😄

Evoluindo nestes poucos anos:

Aqui, com o feio que vos comunica: 😂
Marcos V. Resende21/11/2011 23:41
Muito bom o trabalho seu

Parabéns e sucessos pra vc .

Continue nus dando esses presentes lindos cara repito muito bom mesmo.
SEKI - Elio Luis Secchi21/11/2011 23:46
Alexandre, meu amigo. Tá muito linda esta caliandra. Parabéns pelo belo trabalho. Aliás fiquei feliz em vê-lo dandos literalmente as caras. Satisfação enorme. Sabe Alexandre tenho convicção que sua participação mais ativa neste fórum tem feito falta nos últimos tempos. Gostaria de poder desfrutar mais de suas opiniões e colocações, bem como plantas mostradas com sua evolução.
Grande abraço amigão!!!
Alcides Junior22/11/2011 09:40
Tá linda mesmo, parabéns Alexandre.
Como o amigo Elio ressaltou, você faz muita falta aqui, é um prazer ve-lo a ativa.
Filipe Henrique22/11/2011 10:27
eSSA ARVORE É ESPETACULAR!

vi uns novos projetos dessa especie no seu orkut... promete muito tambem!

abração
Pethrus Barros22/11/2011 10:47
Caramba e eu pensando que ela era grande, parabéns Alexandre.
Mário Sérgio22/11/2011 11:01
Realmente é uma belíssima planta e tbm me enganou com relação ao tamanho. Pensei que fosse maior.

Parabéns!!!
Elio22/11/2011 12:57
Alexandre, como fã de Calliandra sou suspeito em falar mas,.............está maravilhosa!
Parabéns, véio!
Como disse meu xará, vc está fazendo falta no nosso fórum.

abração
João Crédito22/11/2011 14:31
Muito bela mesmo!!!!
Parabens!!!
Alexandre S. Coelho22/11/2011 14:48
Amigos
Obrigado pelas palavras de incentivo!

Estive ausente do fórum por alguns meses, mas agora já posso voltar ao convívio de aprendizado e troca de conhecimentos daqui 😄 Valeu a lembrança 😮ops:

Com relação ao tamanho da planta, este é um dos maiores desafios nesta arte... Dar a impressão de uma GRANDE árvore numa pequena peça 😉
Alexandre S. Coelho22/11/2011 14:52
Filipe meu velho

Aproveito e também registro aqui algumas imagens destas outras depauperatas...

No começo do ano, eu e o amigo Leonardo Fillipe nos aventuramos em busca da espécie no sertão pernambucamos...
Ralamos bastante mas foi muito divertido e satisfatório poder coletar algumas plantas:

Alexandre S. Coelho22/11/2011 14:53
Mês passado eu comecei a estilizar as plantas:

Projeto:

Planta 2:

Projeto:
Alexandre S. Coelho22/11/2011 14:54
Planta 3:

Projeto:

Planta 4:

Projeto:
Green_bsb22/11/2011 17:03
Caramba! Você tem o dom Alexandre, verdadeiro artista como já vi lhe chamarem em outro tópico. Parabéns!
123