Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Semi-cascata

Alexandre S. Coelho13/03/2008 08:34
Ficus Semi-cascata
Oi pessoal 😂

Desculpem a ausência nestas últimas semanas...é que estou meio ocupado e sem tempo 🙁 , mas logo estarei de volta a ativa no fórum 😉

Pelo menos estou conseguindo mexer em algumas plantas e gostaria de compartilhar com vocês...
Este fícus green island, também conhecido como fícus elástica, australiano, chinês... já tenho há alguns anos:

Estes dois galhos opostos saindo da mesma altura e quase da mesma grossura do tronco sempre me incomodavam...

Então o que fazer ❓

Resolvi mudar radicalmente, eliminando um galho e o tronco a partir deste local...

Nova frente escolhida:

Trabalho terminado:

Acho que ficou bom... se encaixa naquela frase “menos é mais”
Agora precisa também de um vaso mais baixo.
Críticas, sugestões... serão bem vindas!!!
Elio14/03/2008 21:23
Olá Alexandre!

Criticar o que??
Opção acertada, foi 10!
Mas, se é para dar um pitaco, eu levantaria um pouco os galhinhos, deixando-os um pouco mais na horizontal. Ação da naturteza!

Abração
Franz Lopes14/03/2008 21:24
Belo exemplar Alexandre...

As mudanças que você implementou realmente melhoraram bastante o que já era bem promissor...

Um dia eu chego lá... 😂

Parabéns.

Abraços.

Franz
edson060515/03/2008 03:04
Alexandre,
foi uma boa escolha, ficou bem mais "limpo" agora!!
Parabéns mais uma vez...
Edson.
bivis15/03/2008 07:11
Belo trabalho, a escolha da retirada dos galhos foi muito interessante.
Gostei da nova frente, evidenciando o belo nebari.

abraćos!
Alexandre S. Coelho15/03/2008 09:47
Oi pessoal

Obrigado ❗

As vezes é difícil mudar um trabalho "já formado" mas com o tempo e estudo da planta, ela mesmo nos diz que isto deve acontecer 😂 Lógico que devemos avaliar os prós e contras do que se pretende atingir.

Elio meu amigo, o crescimento da nova folhagem vai ser direcionado da forma que bem comentou 😉
Alexandre S. Coelho19/06/2008 19:06
Atualizando...

Depois do transplante e retirada de alguns arames:

Por cima:
Diego Santana19/06/2008 21:03
Alexandre S. Coelho
Ficou otimo, mas opitaria por um vaso da cor marron fosco, para valorizar ainda mais o verde da planta, pois este esta tirando um pouco o foco............
Meus parabens pelo trabalho até agora..............
pauloventura21/06/2008 10:59
Alexandre !
Belo trabalho nesta cascatinha é isso aí..
Não sei se vc tem outros exemplares deste fícus ele é exelente p/trabalhos de raizes s/pedra,as raizes se tornam tão interessantes
quanto a copa. Tenho uns bitelos so que plantados na terra p/futuros
trabalhos ,aqui ele é conhecido como(Fícus Ilha verde)mas é a mesma
variedade com serteza. Parabéns pelo refino.
G abraço.
Pv
Alexandre S. Coelho21/06/2008 22:42
Diego
Obrigado! Este era o vaso que tinha disponível... vou pensar na tua dica, valeu!!!

Paulo
Só tenho mais um exemplar deste, justamente "agarrado na pedra" 😄 A textura das folhas também são bem interessantes!
Olha ele aí:
guifercon26/02/2009 16:46
😲

Dá pra mim?
heehehhehee

😲

Coisa linda demais o seu trabalho!

Posta uma folha de uma arvore do lado do seu bonsai pra mostrar o quanto reduziu as folhas...

😲

Como pegou essa espécie? Nunca vi muda, nunca consegui fazer nascer sementes de ficus...

😲

Desculpem, mas hoje resolvi dar uma de coveiro de forum (postar respostas em topicos antigos)

Ainda chocado com suas plantas...
😲

100+,
Guilherme
Edu Miranda26/02/2009 20:15
cara seu ficus é uma beleza essa espécie de ficus é minha preferida tem algumas no meu quintal esbanjando raízes aéreas. Tenho uma caliandra com o mesmo problema muito parecido com seu ficus em etilo kengai praticamente formada mais com um tronco muito reto que também me encomoda, é preciso muita coragem pra começar de novo, e realmete vale apena começar do zero com uma sinuosidade do que ter uma planta pronta com tronco reto, vou esperar mais aguns anos pra ver qual galho vou deixar na minha mini árvore.
falou.
Alexandre S. Coelho27/02/2009 20:23
Guilherme
Posso lhe dar uma muda ok (manda uma MP com endereço). Acho que como a maioria dos ficus, é fácil encontrar em lojas e viveiros de plantas.

Vou providenciar as fotos... Esta aqui foi também do ano passado:

Edu
Obrigado pelo comentário!
Como escreví lá em cima, vai chegar um dia em que a sua calliandra vai lhe "dizer" o que fazer 💡