Tanuki de sibipiruna!!
fabianoscosta13/03/2008 17:30
Tanuki de sibipiruna!!
Amigos, eu tinha uma raíz (madeira arrastada) e uma mudinha de uns 40cm de altura e uns 1cm de grossura de tronco, um vaso largado sem muita utilidade, pois pelo seu tamanho e profundidade n tinha muita coisa que cabesse nele, tentei juntar tudo fazendo um tanuki, sei q n ficou lindo, mas dá para se ter uma noção de como se faz...vale como exemplo.
Me perdoem n ter o passo-a-passo, porém colocarei as fotos de forma que fique fácil de entender sua montagem.
Meu maior problema foi escavar a madeira morta da raíz, duríssima, porém com esforço eu a venci! hehe
bem, lá vai:
Frontal:
Detalhe do suposto tronco:
Vista lateral direita:
Vista superior:
Traseira:
Detalhe do acoplamento da base:
Fixação mais superior e ápice:
Visão mais global, porém muito poluída, me desculpem... 😮ops:
A fixação foi feita com parafuso preto, a muda não ficou todo preso ao tanuki, mas com o tempo eu dou um aperto aqui e outro ali, quem sabe eu consigo ajustar melhor...por enquanto o q deu para fazer foi isso.
Espero q gostem, grande abraço,
Fabiano Costa.
Alberto Alves13/03/2008 19:43
Humnn
Gostei bastante Fabiano ficou bem legal,essa madeira arrastada é show,que base!
A copa ficou bem legal também,mas se fosse minha futuramente aramaria os dois galhos do meio da copa,parece que eles estão saindo do mesmo ponto.
abração
fabianoscosta13/03/2008 20:01
Beleza Alberto, vc tem razão, na verdade agora eu n dei muita atenção para a copa, primeiro quero ver se ela se recupera das espetadas que eu dei, caso positivo, eu vou ajeitando...tem um desenvolvimento fabuloso!
Valeu amigo,
Fabiano
fabianoscosta13/03/2008 20:24
Como n fiz um passo-a-passo, lhes pago com estas matérias da net:
http://www.bonsailearningcenter.com/Tips&Advice/tanuki_bonsai.htm
e este:
http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATLarchTanuki%20page2.htm
São manjadinhos, mas muita gente pode n conhecer, assim já podem dar uma olhada em técnicas avançadas em várias salas por aí...
Abraço,
Fabiano
Alberto Alves13/03/2008 20:26
fabianoscosta escreveu:
Beleza Alberto, vc tem razão, na verdade agora eu n dei muita atenção para a copa, primeiro quero ver se ela se recupera das espetadas que eu dei, caso positivo, eu vou ajeitando...tem um desenvolvimento fabuloso!
Valeu amigo,
Fabiano
Beleza Fabiano foi o que eu pensei,tem tudo pra tornar um trabalho execelente.
abração
Alexandre S. Coelho15/03/2008 10:08
Amigo Fabiano
O tanuki as vezes é um pouco discriminado 😂 mas também faz parte da arte ❗
Este teu está ficando muito bom!!!
Olha a semelhança que achei com este bonsai tirado da net:

Rogério15/03/2008 16:47
Amigo Fabiano
Parabéns pelo belo trabalho.
Grande futuro esse Tanuki.
Abraço
Rogério
fabianoscosta15/03/2008 19:56
Alexandre, fiquei de cara com a semelhança, realmente o meu de copa cheia deveria ficar assim...quem sabe é um projeto futuro, qdo vc não o faz, posta uma foto que a seja...hehe
Amigo Rogério, obrigado pelo seu incentivo, tudo que tem a ver com a arte e nos emociona, devemos praticar!
Grande abraço amigos,
Fabiano.
Ivanil Pimentel Vieira15/03/2008 21:38
Fabiano,
tenho duas curiosidades:
Os parafusos são colocados na planta e na madeira?
A madeira recebe um tratamento especial para não apodrecer?
Agradeço,
Ivanil
fabianoscosta16/03/2008 19:22
Olá amigo Ivanil, como vai vc?
Realmente, os parafusos transpassam o tronco da planta e atarracham no tronco seco.
A madeira deve ser tratada, embora esta minha raíz estava mergulhada em um rio por muitos anos, é duríssima e o rio e o tempo já a trataram para mim, mas a parte superior que no caso é a base que fica em contato com o substrato, tem uma mistura de apenas inorgânico, pedrisco e tijolo picado, evitando manter esta base úmida por tempo alongado.
Outra coisa, o sulco q faço no tanuki, eu preencho com pasta selante ou cola de madeira na hora da fixação da planta no mesmo, pelo menos os furos que ficariam abertos no escuro e na umidade estarão protegidos com esse cuidado a mais.
Caso tenha mais alguma dúvida, por favor faça a pergunta amigo, grande abraço,
Fabiano.
cristiano_fpolis16/03/2008 20:46
Bleza Fabiano.
Ficou Show de bola.
Vem cá, a sua planta se parece muito com sibipiruna!
Você tem certeza que é garapuvu?
Um abraço
Cristiano C. Garcia
fabianoscosta16/03/2008 22:45
Fala Cristiano, blz?
Cara, n tenho certeza não, até pq no título do tópico eu coloquei um "?", exatamente pela dúvida que tenho sobre estas folhas compostas... Em outro fórum me disseram q era ela mesmo, mas agora tu me jogou na dúvida de novo... 😕
Qquer coisa a gente marca de se encontrar para vc vê-la pessoalmente.
Abração,
Fabiano.
Ivanil Pimentel Vieira17/03/2008 10:30
Olá Fabiano, td. bem?
está tudo bem aqui em Vivida, mas lhe garanto que estou um tanto perdido com dezenas de sementes recem brotadas, de estacas e várias plantas um pouco encaminhadas, é que fiquei muito tempo ausente mas vamos colocar aos mãos nas danadinhas definitivamente.
Há, desculpe, vamos aos agradecimentos pela tua postagem, não restou dúvida alguma, ficou tudo bem definido.Claro que a gente precisa aproveitar para aprender as mais badaladas do momento e o Tanuki, está dispertando muita curiosidade e aquela vontade de também chegar lá.Bom, aceite o meu agradecimento e fique a vontade para solicitar o que estiver ao meu alcanse ou algo que precise da minha região.
Um abração amigo!
fabianoscosta17/03/2008 18:13
Ivanil, muito obrigado pelas suas honrosas palavras, deixo meus serviços tbm ao seu dispor, um grande abraço amigo,
Fabiano.
Antonio Castro17/03/2008 19:49
Olá Amigo Fabiano (pequeno Gafanhoto)
😮ops: Desculpa pela demora...
Pouco ou nada acrescentando ao que foi dito, na minha opinião, está 5 estrelas 😉
É um trabalho bem dificil de se executar 🙂 , se com uma simples árvore já o é...que dizer de uma técnica que quando bem feita, nos leva/induz a crer em algo que não é...(maior maturidade).
Esse vai no bom caminho, com o tempo, esse tronco vai engrossar e prencher esses espaços que agora tem...acerca da copa, podes começar a preocupar-te lá mais para a frente, agora é estabiliza-la e continuar com esse óptimo trabalho que já está em curso... por sinal já é bem promissor, pelo excelente movimento que a madeira morta lhe confere 😄 😄 😄, e um bom exemplo daquilo que procuramos atingir, na maioria das vezes numa árvore viva.
Aguardemos por mais evoluções, deste e do outro do Alexandre, que está um verdadeiro "Expert" nessa técnica 🙂 😄 .
Boa sorte e tudo de bom
[ ]s
Castro
fabianoscosta17/03/2008 19:55
Grande Castro, obrigado pelo seu comentário, que eu sabia que podia demorar mas não falharia... 😉 , hoje ela está ótima, saiu de um substrato muito pior, então está num spa, somente descansando e se recompondo.
Grande abraço amigo,
Fabiano.
Arzivenko17/10/2008 12:09
Achei em meio a tantos tópicos...
Como estaria agora?
fabianoscosta17/10/2008 13:51
Olá amigo, em 10/09/2008 ela estava assim:
Ao fazer novas fotos eu posto por aqui, ok? Agora ela está bem mais folhada...
Grande abraço,
Fabiano
Arzivenko17/10/2008 14:11
Obrigado por atualizar, se tirar novas fotos, mostre como vai a fusão do tronco com a madeira morta.
Marcelo Trindade17/10/2008 19:26
Amigo Fabiano,
Parabéns pelo lindo trabalho!
Quanto à espécie, pelas folhas e textura do tronco, me parece sibipiruna. Você pode tirar a dúvida pelo cheiro: ao balançar levemente os ramos sob o nariz, a sibipiruna solta um cheiro forte, bastante característico da espécie. É inconfundível...
Parabéns, mais uma vez,
Abraços,
Marcelo.
Rogério17/10/2008 20:04
Amigo fabianoscosta
Ela parece ter se recuperado muito bem das parafusadas 😂
Está muito bonita.
Só uma dúvida. O nome dela é Guarapuvu, não é?
Abraços
Rogério.
fabianoscosta05/01/2009 19:36
atualizando...
Amigos, pelo que o Marcelo menciona então tirou-me a dúvida, trata-se mesmo de uma sibipiruna, esta é uma foto atual:
abraço,
Fabiano
Arzivenko06/01/2009 08:48
Nossa, ta muito bonita, parabéns !
Alexandre S. Coelho06/01/2009 11:20
É bom demais poder ver a evolução de nossas pequenas árvores 😲 😲 😲 ❗ 😄
fabianoscosta03/02/2009 11:49
Dando continuidade:
Estava saindo do controle:
Acoplando:
Já está engolindo o parafuso:
Depois de uma ajeitadinha: