pedulla14/03/2008 13:23
como estimular a saida de galho
tenho uma muda semelhante a esta...
gostaria da ajuda dos amigos para como estimular a saida de galhos
gostria q um galho saisse deste lokal markado ...
alguem tem alguma dica?
http://fotolog.terra.com.br/pedulla:4SEKI - Elio Luis Secchi14/03/2008 14:13
Pedulla
A primeira questão a ver é se aí neste local tem uma gema vegetativa onde o galho sairá. Se tiver, podes fazer uma incisão logo acima desta gema. Veja no fórum Matérias o título Incisões.... é uma matéria que fiz com fotos demonstrando esta técnica.
abraços
Elio14/03/2008 20:50
Olá pedulla!
O meu xará está certo no que diz respeito a existência de uma gema latente.
Por experiência própria, o Ipê só irá largar broto aí se você podar o tronco logo acima, ou seja, é uma planta que vc deve podar bem baixa e à medida que vai largando brotos, vai podando logo mais acima.
Será que me fiz entender?
Abraço
pedulla15/03/2008 15:01
po
entao elio minha duvia e a seguinde na verdade:
apos dexar a planta engrossar o caule , eu do a poda drastica.. apos isso como devo fazer para q a planta obtenha galhos em tds as direcoes e forme a copa... ai esta minha duvida pois vejo q brota um galho em uma direcai e outro numa totalmente diferente e isso tira a harmonia do bonsai...
estou agindo correto ou tem outra maneira de se chegar a um bonsa
Elio15/03/2008 18:54
Pedulla!
Quando vc podar o Ipê (não agora), ele irá largar um ou dois brotos, sendo que cada broto terá 2 folhas opostas. Crescendo mais o broto largará mais pares de folhas opostas. Quando tiver uns 3 ou 4 pares, pode logo acima do 1º par. Nesse local a planta fará brotar 2 novos brotos (2 galhos). E assim sucessivamente. Depois que os ramos lignificarem arame-os e direcione.
Vou te mandar por e-mail uma sequencia de fotos.
Abraço
brollybr07/04/2008 20:08
isso serve para outras especies?
manda p/ mim tb o email, allan2711@hotmail.com
agradeço desde agora
estou com uma azaleia linda, so que o tronco esta meio alto, estarei mostrando fotos em breve p/ opiniões do que fazer,
obrigado
Elio08/04/2008 12:34
Brollybr!
Quase com todas as espécies. Porém, na dúvida, sempre é bom perguntar.