Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ácer

Alcides Junior17/03/2008 07:24
Ácer
Pessoal, tenho 2 áceres que estão com um problema nas folhas, não sei o que é e recorro a vocês para me ajudarem a recuperá-los.

Essas manchas pretas estão aumentando 😢 Como faço para recuperar eles???? ❓

Obrigado a todos.
fabianoscosta17/03/2008 10:52
Geralmente o ácer apanha do sol demasiado ou pode tbm ser algum tipo de fungo, exatamente pelo fato de protegermos demais e ele ficar na umidade sem muito sol... 😕

Qual a situação q ele se encontra ou encontrava? Qtdade de sol, água...
Alcides Junior17/03/2008 10:57
situação
Bem lembrado Fabiano....
Eles pegam sol das 8:30 as 14:30, rego uma vez ao dia, junto com todos outros exemplares. Um deles foi replantado a 3 meses...o outro se encontra no substrato que veio da Belvedere.
Acredito que excesso de umidade não seja..mas...fico aguardando.
Valeu
SEKI - Elio Luis Secchi17/03/2008 11:06
Junior,
apesar de aparentar realmente algum tipo fungo, não me parece ser nada grave para este momento que etamos entrando no outono na região sul e os acer já começam a entrar em dormência e se preparando para soltar todas as folhas. Por este motivo nem seria o caso de agora tentar forçar uma nova brotação o que não vai acontecer. Agora as folhas vão "amadurecer" e cair. Acredito que a nova brotação que vem na próxima primavera virá sem problemas.
Observando plantas grande de acer palmatum que tenho no sítio, vejo que uma numa boa parte das folhas acontece isso ai, de ir secando as bordas e até caidno, ao começar a adquirir as cores outonais.
Para mim o que está aocntecendo é apoenas que algumas folhas estão se antecipando na dormência.

abraços