Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola

Alberto Alves17/03/2008 12:01
Acerola
Olá amigos,venho trabalhando esta aceroleira deste julho do ano passado.
Ainda no chão:

Já no vaso de treino

Poda drástica seguida de brotação:

Desfolha:

Aqui já na nova brotação,resolvi aramar:

Projeção:

Agora vou aguardar a primavera para fazer uma alporqia ou algumas incisões com canudos para dormar o nebari,que como perceberam tem um "quebra" e não possiu nebari.

Sugestões,opniões...

abraços

Abraços
Alexandre S. Coelho17/03/2008 13:23
Oi Alberto

muito bom! As mudanças já estão bem aparentes 😲

Seguindo seu projeto, eu não retirava aquele galho da direita, que já está bem forte e poderia ser o segundo galho da árvore. Também mudaria a continuação do tronco, fazendo um segundo galho da esquerda e invertendo para novo ápice o 1º galho da direita (que está desenhado).
Deu pra entender 😢 😮ops: 😂 😂 😂
Alberto Alves18/03/2008 11:03
Olá Alexandre primeiramente obrigado pelo seu comentario,seguindo suas dicas me deparei com um problema.

o Seguindo seu projeto, eu não retirava aquele galho da direita, que já está bem forte e poderia ser o segundo galho da árvore.

Esse galho da direita a que voçe se referiu não sai exatamente da lateral e sim do fundo do tronco(Seta azul),no caso para formar o segundo galho eu faria uso deste pequeno galho que sai exatamente da lateral do tronco(Seta vermelha),será que pode ser?

Seguindo suas dicas fiz uma nova projeção é mais ou menos isso?

Se for acho que ficou beeeeem melhor 😄

Mais comentários e sugestões serão muito bem vindas.

abraços
fabianoscosta18/03/2008 11:23
Acho que ficará bom Alberto.
Marcos Castilho18/03/2008 19:39
Alberto a sua segunda projeção ficou maravilhosa, belo bonsai ficará.
joellagunasc18/03/2008 21:44
Alberto , se eu fosse voce eu já cobriria com substrato essa "quebra" no nebari , para ja ir iniciando a formação de raiz , pois ainda temos uns 2 meses de tempo quente , que a planta ainda estara em atividade.
No mais o trabalho esta muito bem encaminhado.
Alexandre S. Coelho19/03/2008 10:10
Alberto

o galho indicado em vermelho ficaria quase na mesma altura do 1º da esquerda, então eu não usaria...
Usando a regra (que não precisa necessariamente) o galho de fundo pode ser o 2º ou o 3º galho, então este indicado em azul está muito bem situado 😉
No mais, seu último projeto ficou 10!!!
Alberto Alves19/03/2008 10:33
Fabiano e Marcos,valeu!

Joel,vou fazer isso mesmo,o clima aqui está quente ainda,e pelo que eu estou vendo esse ano vai congelarrrrr,mas coneglar pra gente aqui é em torno de 10cº,já pra voçes é em torno de -0ºc 😎

Alexandre,então o da seta azul vai ser o segundo galho,acabei de olhar e ele não sai do fundo como eu imaginava,deu uma viradinha de leve e deu certinho. 😄

abraços a todos e obrigado pelos comentarios!