Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Terra de formigueiro.

Rodrigo de Matos04/06/2005 13:41
Terra de formigueiro.
Aew gente!

Eu estava indo ao médico dias atrás e me deparei no meio do caminho com um imenso formigueiro, rodeado por aquela terrinha maravilhosa que as formigas tiram da terra! Hehe. Mas eu tenho uma dúvida em relação àquela terra: Afinal de contas, ela é utilizada pra se obter uma maior drenagem - por conta da sua formação em torrões pequenos - ou pra retenção de água? Eu peguei um punhado na mão, esfarelei e percebi que ela fica muito fina. Oras, se eu a colocar no substrato com o intúito de facilitar a drenagem, quando eu molhar o substrato os torrões vão se dissolver e formar uma terra tão fina que não vai adiantar de nada na drenagem. E se eu colocá-la com o objetivo de reter a água... Bem... Uu não consigo visualizar aquela terra tão fina retendo água. Alguém pode esclarescer esta minha indagação?

Até mais e obrigado aew!

Rodrigo de Matos Silva
Willian04/06/2005 17:56
Fala ae Rodrigo, beleza? Eu também ja estive de olho nessa "terrinha", mas uma certa vez peguei um punhado na mão e apertei, ficou como se fosse uma argila, agora também estou na mesma dúvida que você, pois peguei um punhado dessa terra e hoje está que nem argila compacta. Então, creio que seja melhor ter um pouco de cuidado ao utiliza-la. Espero que o pessoal responda e nos tire essa dúvida.
Illex04/06/2005 19:05
Sinceramente pessoal nao gsoto de utilizar a terra de formigueiro acho a de cupinzeiro muito melhor, so utilizo ela. T+

Abraços:

Illex
Felipe Frango Zappala04/06/2005 20:21
A terra de formigueiro é muito boa, mas só no começo... depois compacta com facilidade... tenho alguns escorredores dela misturada com telha triturada. Funciona dessa maneira.

Abraços.
Rodrigo de Matos04/06/2005 21:21
Acho melhor não utilizá-la
Aew galera!

Pois é, eu acho melhor eu não inventar de colocá-la não. Pra não correr o risco do substrato não ficar legal, utilizarei materiais mais adequados. Valeu pelos esclarescimentos ai gente!!!

Até mais,
Rodrigo de Matos