Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira descascando

Muba17/03/2008 17:12
Jabuticabeira descascando
Olá a todos!
Gostaria de tirar uma dúvida, hoje reparei que o tronco de minha jabu esta descascando. Não tenho como colocar fotos, mas creio não ser necessário. Ela está muito saudável, uma linda copa, água na medida ideal e tudo mais.
Tenho que me preocupar com isso ou não?
Sei que muitas espécies isso é normal de acontecer, conforme vão crescendo vão trocando a casca do tronco, mas a jabu é uma dessas espécies?
Obrigado a todos!
marcos menino17/03/2008 17:50
Olá Muba, isso é normal em Jabu, tenho algumas e isso sempre acontece, inclusive já pude observar, também, essa fato em árvores grandes na natureza, se ela estiver saldável não há com o que se preocupar. Abçs
fabianoscosta17/03/2008 18:21
Muba, isso é lindo em jabuticabas, dá aquela textura no tronco sem igual... O q acontece é q a casca que fica seca, se rompe ao crescimento do tronco, é natural e uma das características mais interessantes dos troncos das mirtáceas.

Abraço,
Fabiano
Muba17/03/2008 19:06
Que bom! Então significa que ela está crescendo e ficando espessa!
Vlw Fabiano e Marcos!
Obrigado pela atenção e a ótima notícia!
Smoke17/03/2008 19:48
é normal a minha descasca quase sempre! como falaram ai em cima, ela está crescendo e engrossando!
EZEQUIEL JUNIOR17/03/2008 22:41
Como os amigos postaram, esse fenômeno é normal em mirtáceas, goiaba, eucalipto, jabuticaba, pitanga... a casca que sai se chama ritidoma...
é sinal que sua jabu tá crescendo...

abração