O que fazer....
gilbertofsa17/03/2008 20:53
O que fazer....
EZEQUIEL JUNIOR17/03/2008 22:36
Gilberto,
Gostei do nebari do segundo exemplar...
Vou ficar de olho nesse tópico, tô com umas 50 mudas de fícus precisando dar rumo..
Abração
Alberto Alves18/03/2008 11:54
Vou ficar de olho nesse tópico, tô com umas 50 mudas de fícus precisando dar rumo..
😄 😄 😄
Tá parecendo comigo também,mas não chega a 50 😲
Gilberto,o primeiro a acho que daria um informal,aproveitando essa primeira curva e eliminando esse galho da esquerda que segue reto.
O segundo está com uma base fantástica 😲
Aguarde que virão comentarios e sugestões para ele.
Se quiser coloque ele no espaço Minha árrvore e sua opnião 😉
abraços
Rapha18/03/2008 15:07
A segunda foi um achado e tanto, parabens
gilbertofsa18/03/2008 21:31
Alberto acho que tá bem cedo de se colocar este tópico em Minha árvore e sua opinião. Acredito que aqui será melhor aproveitado, pois todos podem derepente ter o acompanhamento até o dia de se transferir ele para o outro forum. E a respeito da primeira árvore aonde exatamente eu deveria cortar?
edson060519/03/2008 00:15
Gilberto,
retire o galho da esquerda na primeira foto. Quanto ao segundo, foi um belo achado, está mesmo com um belo nebari, característico do fícus. Neste segundo exemplar, olhando para a penúltima foto, dar um acabamento nesta cicatriz, determinando como novo ápice um dos dois galhinhos logo acima (provavelmente o da esquerda). Mas acho que você deve esperar engrossarem um pouco mais antes de intervir...
Espero ter ajudado...
Um abraço.
Edson.
gilbertofsa24/03/2008 18:58
Fala Edson belesa. Agora seria possível você me dar umas dicas de como fazer para melhorar aquela cicatriz?
edson060524/03/2008 23:31
Gilberto,
o fícus tem uma cicatrização boa e rápida. Dá pra você desbastar aquela parte seca do tronco com um alicate de corte e com o tempo ir disfarçando. Eu tenho várias plantas com cicatrizes horríveis. Uma coisa que eu descobri é que é imprescindível ter ferramentas funcionais e de boa qualidade para trabalhar as mudas. Estou num projeto de diminuir a cerveja para a aquisição de algumas boas ferramentas... 😂 😂 😂
Qualquer coisa que precisar, estamos aí...
Um abraço.
Edson.
Evaldo Salustiano25/03/2008 12:15
Ola Gilberto
Quero ainda ter essa sorte de encontrar uma planta com essa sua, creio que ela tem bastante futuro, bela planta.
Sobre a primeira planta eu queria saber o seguinte, eu tentei fazer algumas estaquias de ficus, e nenhuma vingou. Qual o metodo que utilizou para que essa planta vingasse?
Abraços
gilbertofsa25/03/2008 21:01
Belesa Edson valeu pela dica. Eu tenho uma dremel e vou tentar usar ela para realizar este trabalho. Mas eu vou dar uma pesquisada no forum e ver se tem alguma máteria a respeito.
gilbertofsa25/03/2008 21:07
Fala Evaldo. Por incrivel que pareça eu fiz várias estacas de ficus tendo todo o cuidado colocando as estacas no enraizador, e depois colocando algumas delas naquelas estufas de garrafa pet como indicado no forum. Outras mudas eu coloquei em vazos. Resultado: destas estacas todas se perderam. E esta que vingou foi a que eu desprezei. Simplesmente peguei ela e enterrei no quintal e lá deixei. E aí esta o resultado um enraização tremenda em pouco mais de 4 meses.
Evaldo Salustiano26/03/2008 09:11
Caro Gilberto
Só mais uma pergunta, a sua estaquia saiu uma brotação inicialmente e depois elas morreram?
Digo isso porque uma das estacas que fiz brotou, mas depois de um tempo cairam a brotacao e ontem fui determinado a arrancar a estaquia do chão por achar que nao ia vingar mais, porem ao esfregar ela com a unha percebi que estava verde ainda, me deu uma "gota" de esperança, Agora vou esperar mais para ver no que da.
gilbertofsa26/03/2008 19:12
Evaldo com duas delas aconteceram isso. Começaram a brotar, mas depois elas simplesmente morreram. Mas eu acredito que o motivo foi excesso de água. Ela apodreceram. Deve se ter o máximo de cuidado no item molhar e no tipo de substrato utilizado. O meu substrato estava uma porcaria. Reconheço isso. Acredito que a filha única tenha vingado pela mesma estar diretamente no solo e isso possibilitou o seu desenvolvimento. qualquer coisa estamos aí. Abraçao