Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvida Estaquia/Alporquia - Amora e Resedá

FrK_leal18/03/2008 13:53
Dúvida Estaquia/Alporquia - Amora e Resedá
Boa tarde gente, eu dei uma procurada mas realmente não consegui encontrar uma resposta satisfatória...
O resedá e a amoreira, pegam bem por estacas? Posso fazer estacas mais grossas ou é melhor optar pelo alporque? Quando seria a época mais propicia para esses procedimentos?
Abraços!
Wilson Fracassi18/03/2008 14:56
FrK,

As duas espécies pegam bem por estaca, porém a alporquia é sempre mais segura. A época ideal é no inicio da primavera, mas.... estando o tempo quente dá pra fazer. Nós estamos quase no outono agora, ou seja esse seria o pior momento de se fazer.
Willian18/03/2008 21:52
Fkl_leal

Cara, como disse o amigo acima, as duas espécies pegam muito bem por estacas. A minha dica seria fazer as estacas de resedá colocando os galhos (estacas) em vaso separados e evitar de mexer nelas por um bom tempo, pois emitem folhas e suas raizes são bem fininhas e sensíveis a primeiro momento rompendo-se só de pensar 😛 . Pegam de galhos grossos facilmente. Pegam também por alporquia, mas a madeira é bastante dura, um galho da grossura de um dedo (não é muito grosso), foi uma dificuldade só pra cortar. Mês passado fiz um alporque em uma amoreira da minha mãe e com um mês já retirei o alporque, pois as raizes já estavam saindo pelos furos do pote. Quando retirei, observei que havia um nebari muito lindo e radial (muitas raizes mesmo!). Dia 4 desse mês, fiz mais dois alporques, espero que no próximo mês eu possa retirá-los. Quanto a substrato em alporque, utilize areia de construção mesmo, pegam facinho!

Um abraço.