Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Amoreira - Futuro Han Kengai (Semi-Cascata)

Rogério19/03/2008 14:19
Amoreira - Futuro Han Kengai (Semi-Cascata)
Amigos
Estou trabalhando essa amoreira que achei na casa de minha sogra.
Era bem pequena (ainda é) e já estou dando forma a ela e trabalhando a compactação dos ramos e diminuição das folhas.
Não se compara a amoreira que vi no citio de Sr. Hidaka (maravilhosa) + já está começando a ter forma...
Abraços e espero comentários.
Rogério

Depois de desfolhar

Aramado para forma Han Kengai

Para terem idéia do tamanho

Já com folhas

Outro lado

Vista de cima

Detalhe da aramação

Abraços.
Willian20/03/2008 10:26
Rogério,

plantinha legal a sua. Dá ainda pra diminuir mais as folhas, quando fizer a desfolha, diminua a quantidade de água nas regas e a esponha mais ao sol, elas respondem muito bem. Muita água = folhas grandes!

Qual o tamanho dela?

Um abraço.
Rogério20/03/2008 14:58
Willian
Ela mede 11 cm de altura e seu comprimento é de 33 cm. É nova + acho que vai dar um lindo Bonsai.
Obrigado pela dica das regas.
Abraço
Rogério
edson060521/03/2008 04:35
Rogério,
achei bem interessante o teu trabalho com essa amoreira. Não é comum vê-las neste estilo...
Parabéns e sucesso.
Edson.
Alberto Alves21/03/2008 11:04
Beleza de amorinha 😄

Agora é engordar um recipeinete maior seria bom, e trabahar os ramos e tamanho das folhas.

Pensa ela com amoras eita vai ficar show! 😎

abração
Rogério21/03/2008 21:31
Caros Amigos

Edson: Obrigado por ter gostado do pensamento de um futuro Han Kengai para amoreira. Realmente não é tão comum esse estilo para Amoreira.

Alberto: Sabia que minha filha falou a mesma coisa. "Pai quando ela vai dar amorinhas." . Muito legal....

obs: obrigado pelas dicas..

Grande abraço para vcs.
Rogério
Paulo César Morais22/03/2008 01:19
Rogerio, a amoreira não demora pra dar frutos, não.
tenho umas estacas que mal enraizaram e já deram flores. acho que fica mais rápido se o galho usado na estaca já tiver frutificado.
parabéns pelo trabalho.
Alberto Alves22/03/2008 18:10
Alberto: Sabia que minha filha falou a mesma coisa. "Pai quando ela vai dar amorinhas." . Muito legal....

Rogerio quando vejo frutiferas uma das primeiras coisas que imagino é ele com fruto 😄 😄 😄
fabianoscosta22/03/2008 18:14
Planta muito harmônica, meus parabéns Rogério!

abraço,
Fabiano
Rogério22/03/2008 18:41
Amigos
Paulo: Acho que a minha ainda vai demorar um pouco até dar frutas, pois não é estaca, mais até lá vou trabalhando ela para melhorar as ramificações.

Fabiano: Muito obrigado pelo elogio. É sempre bom ver quando todo um trabalho tem seu valor.

Abraço a todos
Rogério.

Obs: postarei novas fotos tão logo haja evoluções significativas... ❗ ❗ ❗
gil_fuka22/12/2012 01:22
Olá Rogério!

Vasculhando aqui as profundeza do fórum, encontrei o seu tópico, sobre esta linda amoreira han-kengai, e estou trabalhando uma aqui semelhante, e estou interessado em saber como está o seu exemplar atualmente, levando em consideração a data das ultimas postagens, já se passaram 4 anos, quase cinco.

Você ainda tem este exemplar?

Se sim, gostaria de ver como ele esta atualmente!

É isso aí!
Até mais!
Rogério25/12/2012 17:23
gil_fuka escreveu:
Olá Rogério!

Vasculhando aqui as profundeza do fórum, encontrei o seu tópico, sobre esta linda amoreira han-kengai, e estou trabalhando uma aqui semelhante, e estou interessado em saber como está o seu exemplar atualmente, levando em consideração a data das ultimas postagens, já se passaram 4 anos, quase cinco.

Você ainda tem este exemplar?

Se sim, gostaria de ver como ele esta atualmente!

É isso aí!
Até mais!

Olá gil_fuka
É... realmente já se passou muito tempo e agora ela está completamente diferente....
O tempo passa e as ideias mudam!!!!
Como a planta foi perdendo alguns galhos, tive que muda o projeto...
Veja uma evolução desde as fotos antigas...

Espero que goste.
Abraço e Feliz Natal!
Rogério.
gil_fuka25/12/2012 22:13
Olá!

Muito interessante o trabalho realizado com o exemplar, realmente mudou muito!

Muito interessante o tamanho das folhas, como você fez para ficar assim? Você faz a desfolha regularmente?

Até mais!
Rogério26/12/2012 00:21
gil_fuka escreveu:
Olá!

Muito interessante o trabalho realizado com o exemplar, realmente mudou muito!

Muito interessante o tamanho das folhas, como você fez para ficar assim? Você faz a desfolha regularmente?

Até mais!

É... as desfolhas são feitas 3 vezes por ano e quando aparece uma folha que quer se destacar eu destaco ela fora....
Abraço!
gil_fuka26/12/2012 00:34
Aproveitando a explicação, tem alguma época do ano correta para realizar este procedimento?
E a amoreira aceita a desfolha total ou tem que ser realizada somente a parcial?

Muito obrigado pela ajuda, até mais!
Claudio Soares II11/01/2013 15:55
Rogério, parabéns pelo exemplar, bela evolução vou seguir acompanhando, netei que nas últimas fotos, principalmente a desfolhada que todos os galhos já estão liguinificados...vc retira os brotos e galhos novos até o ponto de liguinificação para manter o tamanho e formato e para condensar a copa? Ou há outra razão para isso? Pergunto pq a amora tende a emitir galhos compridos e retos e ao podá-las sempre me surge essa dúvida.

Gil, pode pelar completamente ela em qualquer época, respeitando o período de dormência pq vc pode adiantar o despertar da planta cêdo demais, eu costumo desfolhar em agosto na época do replante para despertar a planta, depois em dezembro e uma terceira em março, mas na última retiro apenas as folhas excessivamente maiores ...tem respondido muito bem como vc viu no meu post.
Sergio Batalini11/01/2013 18:03
Boa tarde,

Acredito que o han-kengai não se concretizou devido ao forte crescimento apical da especie , resultando na condução da seiva para os galhos mais altos e detrimento do galho da cascata, ocasionando assim seu definhamento e posterior eliminação .

Com respeito as ultimas fotos notamos uma dispersão entre os estilos e deste modo o chegar a lugar nenhum .

Na penultima foto , com a planta desfolhada notamos alguns problemas na condução , dos quais destaco alguns :

- Não existe conicidade, vindo até a surgir uma invertida, no primeiro galho, que esta desproporcional ao restante do projeto .

- As cicatrizes sem cuidados especiais demonstram a má cicatrização e a certeza de apodrecimento nestas areas., posto que a madeira a amoreira é muito macia e fragil .

- Depois desta parte acontece a diminuição abrupta no diametro do tronco que segue com um movimento destoante dos 2 primeiros terços da planta. Sem galhos .

- Eis que surge uma explosão de galhos sugerindo um hokidashi ( vassoura), mas que neste ponto não é conveniente , posto que logo criará um calombo onde surgem e não mostra a que vieram ...

- Acredito que poderia fazer um alborque onde prendeu a ponta mais baixa do arame , para aí sim conduzir a parte de cima como uma nova planta no estilo hokidashi e com o tronco restante fazer uma poda drastica e zerar o projeto para aguardar novas brotações ... e recomeçar a condução .

- Seriam 2 plantas de melhor qualidade que a atual , e sem tantas cicatrizes e deformações .

Claro que é somente a minha opinião , espero ter ajudado ..
Boa sorte .
wellingtonfonsecan11/01/2013 19:26
Seria redundante qualquer explanaçao ja que a concordancia com o Irmao Bonsergio seria clara, entao apenas queria dizer que ha muito o que aprender com esses projetos, penso tambem que qualquer critica seja no intuito de nos fazer aprimorar e crescer na experiencia de uma melhor conduçao, é uma pena que nao tenha concluido um projeto que se mostrou muito bem encaminhado no começo mas que veio a calhar no sentido de um Han kengai, eu espero que este lhe traga muito aprendizado Rogerio e que venha ter mais sucesso em outra oportunidade, Abraços Irmao!
Rogério17/01/2013 17:56
Claudio Soares II
Fico feliz que tenha gostado do trabalho.
O que costumo fazer é a poda bem próxima da areá já liguinificada. Quando faço isso verifico antes se existem pelo menos umas 3 gemas preparadas para brotar e com isso as folhas acabam por diminuir seu tamanho e a ramificação é melhorada.
Abraço!
Rogério17/01/2013 18:35
Caro Bonsérgio
O problema com o estilo, tenho até vergonha em falar, foi por uma infestação de cochonilhas que me passou despercebido e ali se instalou por tempo suficiente para enfraquecer o galho que descia.
O resultado foi esta planta que pode ver.
Não retiro nada que constatou quanto a "estilo" cicatrizes e conicidade.
É assim ...
Umas vá muito bem e outras... nem tanto.
Abraço e obrigado pelas dicas.