Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa moyogi

fabianoscosta20/03/2008 11:23
Serissa moyogi
Esta é uma planta que fiz no encontro com o Gerpe em Ctba/PR no ano passado, tive muita sorte pois tive auxílio do Gerpe e do Tramujas, simultaneamente, foi muito engraçado e confuso pois um dizia para fazer assim e o outro assado, ela sofreu bastante, porém logo foi para o vaso do meu amigo Sami, escolhido por nós três, no momento do evento, pois o Sami estava com exposição no mesmo.

A floração depois q retirei os arames intensificaram bastante.

Me perdoem a qualidade das fotos, este é um dos motivos no qual me prendo a postar, minha câmera não ajuda muito...

Grande abraço,

Fabiano.
estevansilveira20/03/2008 14:15
Belíssima planta!
Tem um movimento muito bom!
A única coisa que percibi que deixa o conjunto um pouco desarmôrnico é a espessura do tronco em relação à espessura dos galhos. Seria interessante engrossar os galhos um pouco mais.

No mais a planta é muito bonita!!!

Abraços.
fabianoscosta20/03/2008 14:32
Esyevam, vc tem razão. É uma planta que foi zerada em sua reestruturação, por isso seus galhos são tão finos ainda.

Os primeiros galhos passarão a não ser podados por um tempo para tirar esta deficiência, tentando corrigir, obrigado pelo toque.

Abração,

Fabiano.
Alcides Junior20/03/2008 14:38
bonsai
Fabiano, muito bela sua serissa, com a dupla que deu o auxilio não poderia sair algo ruim mesmo...hehehe, os 2 são d+....
Parabéns
fabianoscosta20/03/2008 15:07
É verdade... 😉 😄 Aumentou o $!! hehe
joellagunasc20/03/2008 23:44
Fabiano , muito bonita , e bem harmoniosa , os galhos é questão de pouco tempo.

Parabens
pauloventura21/03/2008 00:36
Caro Fabiano.
Sua planta pelos dois craques que te orientaram no começo,podemos
dizer que ela nasceu em berço de ouro,movimento de tronco perfeito.
Com relação a engrossar os galhos pra ganhar tempo, eu os podaria
bem curtos, +ou- com 1/3 do tamanho atual, asim você ganharia ramificação proxima do tronco consequentemente mais seiva pra parte
principal do galho, digo isso porque ja trabalhei algunhas asim e resultado
foi satisfatório ok.Um abraço.
PV
edson060521/03/2008 10:34
Fabiano,
com uma assessoria dessas, não podia ter outro resultado. Bom movimento de tronco e a engrossa dos galhos é só questão de tempo...
Parabéns pela planta.
Abraço.
Edson.
Alexandre S. Coelho21/03/2008 11:30
Fabiano

Linda árvore ❗
Como já foi dito, agora é só questão de tempo para ganhar maturidade!

Qual é a altura dessa belezinha?
fabianoscosta21/03/2008 21:55
Joel, Edson, Paulo e Alexandre, obrigado pelos seus comentários.

Alexandre, ela tem 23 cm de altura, é shohin legítimo. 🙂

Paulo, obrigado pelo toque, eu estava planejando deixar os galhos de baixo crescerem livres agora pelo mesmo motivo, vou pensar na sua sugestão, obrigado amigo.

Amigos, grande abraço,

Fabiano
fabianoscosta19/06/2008 11:52
Atalizando foto:

Abraços,
Fabiano
nickyfury19/06/2008 13:56
bonsai
Fabiano, parabens por sua aquisição e pelo resultado do seu trabalho supervisionado. Essa serissa promete. 😄

No Youtube, o bonsaista Valdir Hobus dá uma aula excelente sobre a maneira correta de podar uma serissa, visando formar uma boa estruturação e densificação dos galhos. Aconselho vc dar uma conferida, apenas para ver como é que deverá fazer para aumentar a densificação foliar da sua. 😄
fabianoscosta19/06/2008 18:35
Obrigado Nicky, vou olhar sim!

Abraço,
Fabiano
Alexandre S. Coelho19/06/2008 18:58
Continua belo ❗ ❗ ❗
pauloventura19/06/2008 19:42
Fabiano caro amigo!
Sua serissa continua realmente bela,poren vejo que voçê ainda não imple
mentou as ações no sentido de densificar a copa estou certo?
De qualquer maneira o mais importante é que ela continua linda e saudavel ,e pode aguardar até a primavera p;o trabalho de densificação
da copa .
G. abraço.
Pv
Paulo César Morais20/06/2008 02:08
Fabiano, parabéns por sua planta. ótimo movimento.

ela tem grande potencial. valeu por postar.
abraço a todos.
fabianoscosta20/06/2008 10:24
Paulo V. meu amigo, eu até a deixei encher mais para densificar, mas está muito devagar, só tirei umas pontinhas para fotografar mas dei uma direcionada na maioria dos galhinhos para não perder nada... Tenho um problemão em aumentar calibre de galho de serissa é meio demorado, mas agora ela vai ter q dar uma crescida livre para cumprir esse objetivo! 😉 Vou procurar este artigo do Vhobus que o Nicky indicou, creio que ajudará.

Grande abraço,
Fabiano.
fabianoscosta20/06/2008 10:25
Alexandre e P.C., obrigado pela consideração.

Abração,
Fabiano
Antonio Castro21/06/2008 07:34
Olá Amigo Fabiano

Bom trabalho...muito bonita essa serissa.
Ela tem uma graciosiade que lhe confere algum carater, lembro-me de uma, que se não estou em erro penso que seria do "amigo" Olavo Pastor, e que de certa forma trasmitia essa bela graciosidade, talvez a roçar fluidez do "Tao", por isso na minha opinião tenta trabalhá-la sem querer dar "a ultima pincelada"...

Grande abraço e muitos parabéns 😄

[ ]s

Castro
fabianoscosta23/06/2008 21:20
Amigo Castro, estou sempre dando a penúltima pincelada... 😉

Obrigado pelo seu incentivo!

Abraço,
Fabiano.
fabianoscosta12/09/2008 19:07
Atualizando...

Abração,
Fabiano.