Ivanil Pimentel Vieira escreveu:
Orlando,
eu gosto muito dos ipês, sendo que possuo mudas de 5 variedades.Só que são complicados para se formar Bonsai.Tua planta é ainda muito jóvem para florir sendo muito importante fornecer dados sôbre éla.Não teria se formado a partir de alporquia ou estaquia?
Muito interessante a matéria postada pelo Diego, e precisa ser testada.Mas me ocorreu que próximo do rio Paraguai, sentido Miranda a Corumbá, antes da ponte, o terreno chega a alagar na época das cheias e já vi todos os ipês amarelos sem fôlhas e floridos. Mas vamos aguardar as informações de foristas que possuem a espécie á muito tempo e que poderão falar a respeito.O amigo Elio de Curitiba trabalha um ipê algum tempo, e quem sabe nos fale a respeito da carência d´agua na espécie.
Um abraço,
Ivanil
Olá, Ivanil!
Na verdade não. Esse meu exemplar é de origem "misho" - semente mesmo, e vai fazer 7 anos comigo em 21/09/08.
A história foi a seguinte: no dia das árvores 21/09/2002, a Secretaria de Meio Ambiente de minha cidade distribuiu inúmeras mudas de árvores nativas aqui na praça e eu consegui 3 mudas de ipê amarelo, 1 muda de pau-brasil e 1 de pau-ferro (eram mudinhas mesmo de uns 15cm, mais ou menos).
Bem, essas mudas ficaram um bom tempo em vasilhinhas plásticas para plantas...
Uma muda de ipê amarelo plantei na casa de um amigo e hoje ela atinge uns 3 metros e meio de altura, ou mais;
A segunda muda estava até pouco tempo num vaso de barro aqui no quintal, mas o vaso quebrou e ela estava começando a enraizar... Como eu já estou sem muito espaço por aqui resolvi plantá-la no terreno da escola que fica ao lado de minha casa;
A muda de pau-brasil tornou-se um pré-bonsai e está num vaso apropriado no "estilo neagari";
A muda de pau-ferro está num vaso de barro grande e deve estar cum 1 metro e meio.
A foto que você vê é um pre-bonsai. É a imagem da "terceira muda" - um exemplar que pouco evoluiu devido as seguintes condições:
1 - está nesse tijolo há pelo menos 5 anos;
2 - com um espaço mínimo de substrato;
3 - exposto a Sol pleno (de 8:30h as 17:30h "direito"😉;
4 - é regado sempre no intervalo de 11:00h e 12:00h (Sol a pino) - é o horário que posso regar, e, dependendo do dia, quando a umidade do ar está baixa e o solo seca rapidamente, tento regar denovo às 18:00h (se der tempo), senão só por volta das 22:30h ou no dia seguinte no mesmo horário já dito - mas elas resistem, é incrível!
5 - adubação (farinha de osso, torta de mamona, esterco bovino - em quantidades iguais e deixo curtir; depois misturo com água e deixo fermentar em garrafas PET; depois despejo o "preparo fedorento" numa forma; faço cubinhos e ponho no substrato) - também já fiz essa mistura com osmocote esfarelado.
É tudo o que ela(s) recebe(m).
Eu creio que essa planta "maturou" (tornou-se madura) nessas condições semi-inóspitas; se adaptou ali; Ela se definhou, assim como suas raízes... Ela não pode crescer mais que isso porque não tem espaço suficiente para suas raízes crescerem...
OBS: Pode parecer relaxamento, mas verdade é que não estou conseguindo dar conta das minhas plantas da maneira ideal. Há muito venho prometendo para mim mesmo uma melhor organização, como podas de raízes e folhas, adubação periódica, colocá-las na mamadeira, depois em vasos apropriados e etc, mas está sendo muito difícil para mim conciliar o tempo com meus compromissos - não encontro tempo.
A adubação já é outro fator que deve ser controlado e eu já não as adubo há 3 meses...
Bem, é assim a maneira que eu tenho levado. Apartir do ano que vem esse quadro vai mudar.
Um abraço a todos!